Search
Close this search box.

Rally Jalapão abre a 9ª edição com diversas atrações em Palmas

A competição brasileira passa nesta semana por três cidades entre os estados do Tocantins e Maranhão. Além da definição da ordem de largada, o dia terá exposição dos veículos e largada promocional

Palmas (TO) – A segunda-feira marca o início da 9ª edição do Rally Jalapão. E a prova de 2023 chegou cheia de novidades, a começar pela volta às suas origens com largada e chegada em Palmas após quatro edições. No total, a prova terá percurso 1.280 quilômetros, sendo 850 quilômetros de especiais cronometradas – aquelas que efetivamente acumulam tempo para definir os campeões.

O Rally Jalapão chegou a Capital do Tocantins e pode-se sentir o clima de alegria, descontração e a emoção de todo o elenco inscrito no certame que conta pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country que passará em cinco dias de disputas, desta vez, por dois estados brasileiros – Tocantins e Maranhão – entre os dias 19 e 24 de junho.

O rali será em alto nível e em alta temperatura literalmente. Ao todo, a edição conta com 103 veículos, computando 178 participantes (pilotos e navegadores), espalhados nas três categorias, além das equipes de apoio. Serão 28 motos e quadriciclos, 61 UTVs, 14 carros.

“O bom filho a casa torna. O Rally Jalapão nasceu em Palmas e estamos muito felizes de estar aqui de novo, nessa cidade acolhedora e pujante que nos recebe sempre de braços abertos. Depois de quatro dias no interior do estado voltaremos para a capital do Tocantins para confraternizarmos esse encontro memorável e coroar os vencedores da 9ª edição no próximo sábado”, declara Henrique Arena, organizador do evento.

Esta é a quinta vez que o evento sairá de Palmas, no Tocantins, e será o ponto de chegada, após fazer um laço que inclui as cidades de Mateiros e São Félix no Tocantins. O parque de apoio com a área de box das equipes está montado no Centro de Convenções de Palmas, localizado Parque do Povo – Área Verde 406 Sul, Av. NS 10, s/n – Plano Diretor Sul, em Palmas (TO), onde acontece a programação oficial da largada propriamente dita.

Nesta segunda-feira, 19, será a abertura da secretaria de prova e entrega de equipamentos (Stella) para as equipes que participam do shakedown, será um último teste dos veículos em um trecho levantado pela organização e destinado especificamente para esse fim aos arredores da capital tocantinense. Já as vistorias acontecem das 17 às 21 horas na área interna do Centro de Convenções.

Nesta terça-feira, 20, iniciam os atrativos paralelos para o público como o prólogo (tomada de tempos para definir a ordem de largada) às 13 horas, exposição dos carros a partir das 17 horas e a largada promocional para as categorias Motos, UTVs e Carros, às 20 horas, no Capim Dourado Shopping.

Na quarta-feira, 21, os competidores irão acelerar para valer na primeira disputa com pernoite em Mateiros (TO). Na quinta-feira, 22, seguem para a realização da segunda prova e a caravana chegará a São Félix do Tocantins (TO). Na sexta-feira, 23, a competição realiza a terceira etapa com pernoite novamente em São Félix. Já no sábado, 24, acontece a prova final com retorno a Capital do Tocantins. A cerimônia de premiação será no Capim Dourado Shopping a partir das 20 horas, no Terraço do Capim, com música ao vivo.

O Rally Jalapão é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio do C6 Bank, apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de Mateiros, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Capim Dourado Shopping, Divino Fogão e Anube Sport. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Para mais informações e inscrições acesse o site www.arenarally.com.br. Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally, @rallyjalapao e facebook Rally Jalapão. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat (https://chronosat.com.br/novo/jalapao23.html).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RALLY JALAPÃO 2023:

20/06 – Terça-feira

09h00 às 10h00 – Vistorias com multa
13h00 – Prólogo (5,830m)
17h00 às 18h00 – Parque Fechado – Local – Capim Dourado Shopping
18h00 – Briefing equipes de apoio
19h00 – Briefing geral – Local – Capim Dourado Shopping
20h00 – Largada promocional – Local – Capim Dourado Shopping

21/06 – Quarta-feira – ETAPA 1 – Palmas (TO) / Mateiros (TO)
Distância inicial – 10,50 km
Trecho cronometrado (Especial) – 268,16 km
Distância final – 120,60 km
Total – 399,26 km

20h00 – Briefing

22/06 – Quinta-feira – ETAPA 2 – Mateiros (TO) / São Felix do Tocantins (TO)
Distância inicial – 2,55 km
Trecho cronometrado (Especial) – 233,80 km
Distância final – 7,91 km
Total -244,26 km

20h00 – Briefing

23/06 – Sexta-feira – ETAPA 3 – São Felix do Tocantins (TO) / São Felix do Tocantins (TO)
Distância inicial -15,69 km
Trecho cronometrado (Especial) – 200,41 km
Distância final – 20,66 km
Total – 236,76 km

20h00 – Briefing

24/06 – Sábado – ETAPA 4 – São Felix do Tocantins (TO) / Palmas (TO)
Distância inicial -57,33 km
Trecho cronometrado (Especial) – 141,37 km
Distância final – 200,08 km
Total 398,78 km

Parque fechado – Centro de Convenções de Palmas
A partir das 17h00 – Premiação
Local – Capim Dourado Shopping – Terraço do Capim.

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Foto: Pedro Santos/PhotoAction