Campina Grande (PB), 10/09/20 – O piloto mineiro Tunico Maciel largou na frente na briga pelo título da categoria Motos do 22º Rally RN 1500, um dos principais eventos de rali off-road do país. Na primeira etapa, disputada nesta quinta-feira (9), no trecho Campinas Grande/Riachão do Bacamarte/Campinas Grande, na Paraíba, com especial de 140 km, ele marcou o tempo de 2h34min10seg, mais de quatro segundos para o segundo colocado, o francês Adrien Metge, da Yamaha, com 2h38min38seg. O terceiro lugar foi do também mineiro Tulio Malta, Yamaha, com 2h38min41seg.
Nas outras duas categorias em disputa, Carlos Ambrosio/Cadu Sachs (Buggy Giaffone), com o tempo de 2h39min04seg, venceu na Carros, enquanto a dupla Denisio do Nascimento/Idali Bosse (UT1/Can-Am Maverick X30), com 2h33min49seh, foi o melhor entre os UTVs.
Para esta sexta-feira, segundo dia, os participantes deixarão a Paraíba. O trecho será entre Campinas Grande e a cidade de Parelhas, já no Rio Grande do Norte. O percurso total é de 263 km, o segundo mais longo do evento, com 206,4 km de especial, que testarão pilotos e máquinas. Tem de tudo e a navegação e bom planejamento serão indispensáveis.
O desafio proposto pela organização para a primeira etapa, com trechos travados, subidas e descidas de serras e trial, acabou se confirmando e exigindo bastante dos participantes. Especialmente na parte de navegação e física, não decepcionando os fãs do Rally RN 1500. Mas o dia acabou agradando a todos e destacaram mais uma vez o trabalho realizado pela KTC Produções.
O vencedor do dia estava, como era de se esperar, feliz com o desempenho. “Foi uma etapa bem legal. Bem diferente dos que estamos acostumados no rali. Bem travado, subida de serra, longas ou curtas, com bastante trial e muita navegação. Isso acaba exigindo bastante do preparado físico, sem falar da navegação”, declarou Tunico.
“Mas foi um dia bastante produtivo e consegui colocar um ritmo bom do começo ao fim. Agora é continuar focado para conseguir um bom resultado, Será um bom rali até domingo e a organização está de parabéns por mais um evento incrível”, finalizou o piloto, natural da cidade de Lavras (MG).
Ao todos, até domingo, serão cinco etapas, com cerca de 986 quilômetro percorridos na Paraíba e Rio Grande do Norte, sendo 764,4 quilômetros de trechos cronometrados. O evento, organizado pela KTC Produções e com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), é válido pela segunda etapa do Brasileiro de Rally Cross Country, reunindo participantes nas categorias Carros, Motos e UTVs.
Além de Campina Grande e Riachão do Bacamarte, na Paraíba, o 22º Rally RN 1500 ainda passará por cidades do Rio Grande do Norte como Parelhas, Jucurutu, Triunfo, Assu, Porto do Mangue, Areia Branca e Mossoró, onde terminará a edição deste ano.
Resultados *
1ª etapa – Campina Grande/Riachão do Bacamarte/Campina Grande – 140 km
Carros
1) Carlos Ambrosio/Cadu Sachs (PRT/Mitsubishi L200 RS), 02:39:04
2) Dan Rocha Nacif/Leonardo Magalhaes (PRB/Sherpa), 02:43:41
3) Pietro Branchina Neto/Henry Ritter (SPD/Mitsubishi Triton ER), 02:51:00
4) Cristiano Rocha/Anderson Geraldi (SPD/MITSUBISHI L200 RS), 02:54:58
5) Marco Tulio Lana/Erick Rocha (PRB/Mitsubishi Triton Evo), 02:56:30
6) Luiz Nacif/Neurivan Calado(OP/Giaffone Buggy V8), 03:04:14
7) Daltro Maronezi/Luciani Maronezi (SPD/Mitsubishi Triton ER), 03:04:23
8) Gerson Wessler/Joa Bicudo(PRB/Mitsubishi Triton RS), 03:07:58
9) Bartolomeu Nunes/Joel Kravtencho (SPD/Mitsubishi Triton SR), 03:09:48
* Extra Oficiais – para resultados completos, acessar www.chronosat.com.br.
COVID – 19
Em relação ao Covid-19 a organização da prova adotou o protocolo sanitário complementar de reforço setorial das duas confederações, de automobilismo e motociclismo, com o objetivo de preservar a saúde de todos, ficando estabelecido que: não será permitida a participação de pessoas que tem ou teve temperatura corporal superior a 37,5° nos últimos 05 dias; Tem ou teve algum dos outros sintomas nos últimos cinco dias, a saber: perda de paladar, perda de olfato, tosse seca, dificuldade respiratória, fadiga, congestão nasal, dor de cabeça, diarreia; Esteve em contato direto com pessoas positivas para Covid-19 nos últimos 14 dias, ou com seus próprios familiares, mesmo que assintomático. O uso de máscaras é obrigatório em todo o período do evento e de responsabilidade da equipe, assim como o álcool em gel.
Programação
11/09
Segunda Etapa
Campina Grande x Parelhas (RN)
263 km / 206,4 km especial
12/09
Terceira Etapa
Jucurutu x Triunfo x Mossoró (RN)
288 km / 199 km especial
13/09
Quarta Etapa
Mossoró x Assú x Porto do Mangue x Areia Branca x Mossoró
245 km / 219 km especial
O 22º Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA); Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e Federação de Motociclismo do RN (Femorn). Apoio Café São Braz, Sebrae PB, Cachaça Matuta, Armil Mineração Nordeste, Fosco & CIA e parceria da Gestus Soluções em Gestão, Armação Propaganda, Motofaz, Construtora e Incorporadora Andrade Marinho, Bom Demais e Escola Escritório.
Mais informações no site www.rn1500.com.br
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Luciana Tito – JP 100
Foto: Doni Castilho/DFOTOS