São Paulo, 7 de março de 2020 – Lama, poças d´água e piso escorregadio já eram esperados para este sábado, após a chuva que atingiu a região de Patos de Minas (MG) na noite passada, mas o nível técnico e os trechos desafiantes deram mais trabalho e exigiram atenção redobrada dos competidores, neste sábado, no 3º Rally Minas Brasil. Ainda assim, a dupla da FD Rally Team, Glauber Fontoura/Jhonatan Ardigo #311 manteve um bom ritmo de prova e fechou o dia em 2º na geral e na categoria T1, com 4h28m10s, a 4min12s dos líderes.
Neste primeiro dia de disputa, as duplas da categoria carros encaram duas Especiais (trechos cronometrados) de 135 km com muitas curvas, trial, subidas e descidas de serra e trechos sinuosos. A dupla da FD Rally Team driblou todos esses obstáculos e cravou o melhor tempo na geral dos carros (2h15m11s) na primeira Especial, já à tarde fez o 2º tempo da T1 e o 3º na geral (2h12m59s) na segunda Especial. Mas no acumulado finalizou o dia na 2º posição do grid.
“Foi praticamente uma reapresentação ao carro, porque fazia quase um ano que não pilotava o ASX. A pista estava muito lisa então não deu para exagerar com equipamento e não quis forçar para não levar sustos”, conta Fontoura, que na temporada 2019 pilotou uma Mitsubishi L200 Triton Sport R, com a qual foi Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, do Rally dos Sertões e do Sertões Series (Production T2). “Foi um dia de entrosamento com o carro e também de adaptação com Jhonatan mas foi tudo muito positivo, tanto que resultado veio e ficamos bem satisfeitos, amanhã tem mais”, completa o piloto.
Para o paranaense (Apucarana) que estreou como navegador de Fontoura no Rally Cross Country o desempenho foi melhor que o esperado. “Foi uma prova bem bacana com variações de terrenos, tinham também vários mata-burros e zonas de radar, mas a planilha estava boa e foi tranquilo porque o Glauber tem muita experiência o que facilita demais e apesar de ser minha primeira vez com ele no Cross Country, e no ASX Racing, já nos conhecemos há muitos anos e ajudou na nossa adaptação”, explica Ardigo.
A equipe participa da prova com mais três duplas neste fim de semana: Rodrigo Khezam/Pipo Mirone #329 venceram na Pró Brasil e fizeram o 5º tempo da geral. Na prova de estreia no Rally Cross Country, o casal Leonardo Lanziotti/Priscila Maciel #329 fez o melhor tempo da Super Production na 1ª Especial mas teve problemas na 2ª Especial e não completou. E Carlos de Castro Neto/Newton da Silva #337 (Protótipo) tiveram problemas e não completaram o dia também, mas amanhã (8) todos estarão de volta ao grid.
Neste domingo, os competidores encaram o mesmo percurso, a 3ª Especial terá 135 km. A largada será no Arraial dos Afonsos, passando por Santiago, Rio da Prata, Presidente Olegário e Trinta Paus, no interior de Minas Gerais. O Parque de Apoio estará localizado no Parque de Exposições de Patos de Minas, (Rua Major Gote, 1158, bairro Alto dos Caiçaras).
A equipe FD Rally Team, de Barueri/SP, conta com patrocínio da FD Displays e apoio da Miltfort, SFI Chips e Pro Tune. Para acompanhar as notícias da equipe acesse da página no Facebook: @equipefdrallyteam e Instagram: @equipefdrallyteam.
Resultado Rally Minas Brasil (sábado 7/3)
Categoria Carros Geral (Cinco primeiros)
1º Lucas Moraes/ Kaique Bentivoglio, 4h23m57s – 1º T1
2º Glauber Fontoura/ Jhonatan Ardigo, 4h28m10s – 2º T1 (FD Rally Team)
3º Julio Capua/ Bina Cavassin, 4h39min13s – 1º Open
4º Rodrigo Ache/Luis Felipe Eckel, 4h44m03s – 1º Protótipos
5º Rodrigo Khezam/ Pipo Mirone, 04h44m39s – 1º Pró Brasil (FD Rally Team)
Programação 3º Rally Minas Brasil (Patos de Minas/MG)
Domingo, 8/03
8h00 – Largada da Especial (Arraial dos Afonsos)
9h30 – Previsão de passagem do primeiro competidor em P.O.
10h30 – Previsão de chegada do primeiro competidor no Parque de Apoio (box)
14h30 – Previsão de Cerimonial de Premiação
16h00 – Encerramento Desportivo
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki
Foto: Virgílio Cruz/PhotoAction