O Rally Rota Sul, última etapa do Sertões Series 2019, de volta ao mapa off-road após 15 anos, foi tudo o que se esperava dele. Uma prova ultra rápida, com paisagens incríveis e desafios de navegação. Os vencedores, Gregório Casaleni nas Motos, Gabriel Varela/Eduardo Shiga nos UTVs e Denisio Casarini Filho/Luis Eckel nos Carros podem se orgulhar muito do troféu que receberam.
Pelotas foi a cidade anfitriã. A prova passou ainda por Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Capivari do Sul, Palmares do Sul e a chegada em Porto Alegre.
Nos carros a festa foi dos “Buggões”, produzidos no Brasil pela Giaffone Racing, que ocuparam as cinco primeiras posições na classificação. As máquinas com tração 4X2 aproveitaram os longos trechos de praia e o relevo mutante da areia para mostrar sua versatilidade. Mostraram também, pela primeira vez, enorme resistência mecânica e com isso dominaram o pódio numa disputa muito apertada. A dupla Denisio Casarini Filho/Luis Eckel venceu com o tempo de 8h57m19. José Helio e Marcelo Haseyama (Java Buggy) fizeram a escolta, em segundo lugar, a 29 segundos, seguido em terceiro por Fabrício Bianchini/Marcos Finato (Buggy Caveira), a 46s. O percurso total foi de 1.100km, dos quais 725km cronometrados.
Por conta das dificuldades de navegação da última etapa, o resultado final foi objeto de longas discussões e muitas penalidades. A confirmação final só aconteceu às 19h o que é absolutamente normal nas provas de longo percurso.
Nas Motos, a Honda enfrentou uma concorrência duríssima da Yamaha em todo o Rota Sul. Mesmo após 725 km de trechos cronometrados a diferença entre os dois primeiros colocados na geral ficou em 14 segundos e no primeiro dia de prova essa diferença ficou em 19s entre os três primeiros, para especiais com cerca de 5h de duração. Prevaleceu a equipe mais poderosa, já que a Honda trouxe quatro pilotos para o Rota Sul e a Yamaha tinha dois. Ficou claro porém que o equipamento das duas marcas se equivalem em trechos de altíssima velocidade. O torcedores mais fanáticos do motociclismo foram presenteados com uma exibição de gala de pilotos Top Gun da Honda, Jean Azevedo, Tunico Maciel, Julio Zavatti e Gregório Caselani, além de Ricardo Martins da Yamaha.
Nos UTVs a vitória de Gabriel Varela/Eduardo Shiga veio por conta do repeteco. Ele conduziu no segundo dia exatamente como tinha feito no primeiro: sem nenhum erro, num ritmo que misturou equilibro e alta velocidade. Reinaldo Varela, pai de Gabriel e campeão mundial, famoso pelas brincadeiras que faz com os filhos a cada disputa, foi o primeiro a reconhecer o show do filho. Gabriel guiou muito. Vitória sem contestações.
As dificuldades de navegação e relevo oferecidas pela prova acabaram resultando em pelo menos dois acidentes, além de quedas nas motos. Os sistemas de segurança dos carros e de resgate da prova funcionaram como deveriam e mesmo os competidores removidos para um hospital de Porto Alegre, de acordo com o protocolo de segurança da prova, passam bem, em pleno processo de recuperação.
O Sertões Series 2019 termina com uma prova de altíssimo nível técnico. A última etapa do Rota Sul ofereceu dificuldades de logística, navegação e velocidade. Pilotos, navegadores e equipamentos foram testados ao limite extremo como normalmente acontece nas provas internacionais. O dia dos competidores começou às 4h30 da manhã no sábado. A imagem do ano pode ter sido a foto aérea que mostra toda família Sertões, carros, motos, UTVs, pilotos numa travessia de balsa rumo à última especial. A imagem representa a alma das provas do universo Sertões no Brasil. São todos rivais e adversários mas ao mesmo tempo todos se sentem parte de uma mesma família. O roteiro desenhado pelo diretor de prova Du Sachs para a última especial foi primoroso. Além do piso de areia, o relevo da praia e o vento que jogava água do mar na cara de todo mundo desafiaram o espírito de aventura dos competidores. Os desafios de navegação foram intensos e muita gente boa e rápida acabou se perdendo nos detalhes. Nunca é demais lembrar que pilotos e navegadores precisam encontrar seus caminhos navegando e correndo ao mesmo tempo.
“O Rota Sul foi um sucesso. Parabéns à todos. Terminamos o ano com a energia e a poeira lá em cima e temos um programa incrível para 2020”, diz Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, a empresa que organiza o Sertões.
“Corro rali desde 2013, mas sempre de UTV. Esse foi o meu primeiro ano nos Carros e nosso bugão, um carro fabricado esse ano, é tudo novidade. Estamos em plena evolução e ainda temos muito a melhorar. O Rota Sul, por ser de alta velocidade se encaixou bem às características do buggy, que tem muita estabilidade em alta. Para ser franco, essa é a segunda corrida completa que fazemos e conseguir a primeira vitória na geral nos enche de satisfação. Nossa equipe é bem família, todos se dedicam muito. Essa vitória é de pelo menos 50 pessoas e veio para recarregar as energias para o próximo ano”, disse Denisio Casarini.
Resultados completos: https://www.rallybr.com.br/cross-country/2019/8-evento-rally-rota-sul/resultados-acumulados-rally-rota-sul-2019
Resultados – Carros
1.Denisio Casarini Filho/Luis Eckel, Buggy Giaffone Open, (Casarini Racing), 8h57m19
2.José Helio/Marcelo Haseyama, Java Buggy Open, (Zé e os Caras), a 29s
3.Fabricio Bianchini/Marcos Finato, Buggão Caveira Open, (XRally Team), a 46s
4.Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan, Buggy Open, (Nova Era), a 3m51
5.Julio Capua/Emerson Cavassin, Buggy V8 Open, (Papa Léguas), a 7m23
Classificação Final Sertões Series 2019
CARROS Pilotos
1.José Helio Rodrigues (Zé e os Caras), 80
2.Denisio Casarini Filho (Casarini Racing), 46
3.Julio Capua (Papa Léguas), 45
CARROS Navegadores
1.Breno Rezende (Bull Sertões), 60
2.Luis Felipe Eckel (Casarini Racing), 46
3.Emerson Cavassin (Papa Léguas), 37
Mario Andrada
Meg Cotrim
Foto: Ney Evangelista/DFotos