No último final de semana (6 e 7 de julho) foi disputada a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na serra Catarinense. No sábado a prova largou em Urubici, chegando em São Joaquim para a passagem no Super Prime no Parque Nacional da Maçã. No domingo a prova largou e chegou na cidade sede. Os trechos cronometrados também passaram por Urupema, Painel e Bom Jardim da Serra.
Foi um teste completo, trechos travados, de alta, trial e muita pedra, exigindo pilotagem, navegação e resistência dos carros. Soma-se a isso, o fato da região da prova registrar as menores temperaturas do país, chegando a -7°C. Na pele, o frio castigava ainda mais devido ao vento.
A dupla Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger X Rally Team – Categoria Protótipos T1 Fia Brasil) venceu no 1º dia, com mais de 4 minutos de vantagem na classificação geral. O domingo foi da dupla Zé Helio/Breno Rezende, garantindo uma vitória na estreia do seu Buggy 4×2 V8 (Giaffone Racing – Categoria Open). No resultado acumulado dos dois dias, a vantagem foi de Baumgart/Cincea, com o tempo total de 4h39m20s e quase 5 minutos de margem.
Depois de cinco eventos entre calor de 40°C e frio de -7°C, nordeste, centro-oeste e sul do país, está chegando a hora do maior evento do calendário, o Sertões, com roteiro de 4.744 km e 2.832 cronometrados, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, largando em Campo Grande (MS) e chegando em Aquiraz (CE).
Foto: Gustavo Epifânio/DFOTOS
Resultado do Rally Caminhos da Neve – 5º evento do Brasileiro de Rally Cross Country (Top 5 acumulado)
1º Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ranger X Rally – PT T1 Fia BR) 4h39m20s
2º José Helio/Breno Rezende (Buggy Giaffone – Open) 4h44m3s
3º Marcos Moraes/Fabio Pedroso (T-Rex MEM – Protótipos) 4h47m18s
4º Gunter Hinkelmann/Deco Muniz (ASX Racing – PT T1 Fia BR) 4h54m10s
5º Luiz Facco/Humberto Ribeiro (Buggy – Open) 4h59m29s