Search
Close this search box.

Rally Caminhos da Neve: chuva e lama, técnica e coragem no primeiro dia de prova

O ritmo é acelerado e o menu de obstáculos é completo! Os competidores se divertiram muito na etapa inicial da 1ª edição do evento. Terreno escorregadio demandou muito técnica de pilotagem para controlar o veículo e manter uma boa média de velocidade

Lages (SC) – O som deste sábado, no parque de apoio, predominou o ronco dos motores e a única diferença estava na potência de cada um. Começou hoje, o 1º Rally Caminhos da Neve que soma pontos pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros, motos, quadriciclos e UTVs. No total, 57 veículos alinharam para a competição que teve início às 8 horas. A prova prossegue amanhã, a partir das 6h e terá cerimônia de premiação às 15 horas.

É contagiante ver a empolgação dos competidores ao terminar um dia de disputa. Eles contam como foi o dia, dão detalhes do roteiro, trocam informações e aguardam ansiosamente pelo resultado oficial. E seja qual for a posição conquistada, eles comemoram de qualquer jeito. “Impossível transcrever o sentimento que temos ao estar no Rally Caminhos da Neve”, diz o piloto Otávio Enz (carro #372/Production), estreante em provas de cross country de velocidade.

Durante à noite aconteceram pancadas de chuva e o dia amanheceu nublado com bastante neblina, sobretudo, na área por onde a prova passou. Além das erosões, pedras, lombas (que proporcionaram incríveis saltos), os participantes enfrentaram poças d’água, travessia de rios e riachos, um terreno escorregadio e com bastante barro.

E desta forma se seguiu o primeiro dia de prova, partindo de Lages em direção a Capão Alto. Foram aproximadamente 261 quilômetros, com 140 quilômetros de trechos cronometrados, com percurso que adentrou a espetacular paisagem da Coxilha rica, áreas descampadas e pastagens, e retornou para Lages.

Nas motos, Gregório Caselani #02 (Honda) foi o mais rápido, na marca de 01h54min41seg. Em segundo lugar ficou Ricardo Martins #03 (Yamaha), com uma diferença de 01h57min46seg. E Júlio Zavatti #16 (Honda) ficou em terceiro lugar com 02h01min09seg.

“Uma prova totalmente das outras do calendário, frio, chuva a noite inteira que deixou toda a especial muito lisa com bastante barro. Mas é um terreno que estou bastante acostumado a andar, chão duro m com muita pedra, consegui imprimir um ritmo bom no início, sem saber como estão os outros pilotos, pois quase não andamos juntos, por fim deu tudo certo”, declarou ele.

Entre os quadriciclos, o piloto Geison Belmont #30 (Can-Am Renegade 1000 cc) fez o tempo de 02h09min0seg. “A região tem trechos bem desafiadores, com setores de alta velocidade e, hoje, passamos por trechos com visual sensacional da Coxilha Rica. O quadriciclo apresentou imprevistos mecânicos, mas conseguimos completar com um bom resultado”, falou.

Nos UTVs, a dupla Gabriel Varela / Eduardo Tadashi Shiga #107 (Can-Am Maverick X3) venceu o dia com 01h47min04seg, abrindo uma vantagem de 2min08s para Denisio Nascimento / Idali Bosse #101 (Can-Am Maverick X3). “Foi um dia bom, tinha que ler bem o terreno para se sair bem, mas conseguimos fazer uma prova e saímos com a vitória no dia”, comentou Gabriel. Na terceira posição veio Enrico Amarante Almeida /Breno de Almeida Rezende.

Na categoria carros, Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin #309 (Buggy) marcaram o melhor tempo com 1h48min57seg, seguidos de Lucas Lemgruber de Moraes / Kaique Ventivoglio #323 (Sherpa) e Glauber Martins Da Fontoura / Minae Miyauti #311 (Mitsubishi /Triton SR).

“Largamos com esse Buggy da Giaffone Racing, muito prazeroso de dirigir. Só que no começo haviam trechos muito estreitos e estava liso. Então tínhamos que tomar com muito cuidado, pois pedra e pneu não se conversam muito bem. Depois começou um piso mais rápido e fomos nos familiarizamos mais com a nova máquina e conseguimos conquistar a primeira vitória para o carro”, contou feliz o piloto Reinaldo Varela, Protótipos T1 FIA Brasil, que conta com o navegador de Lages, Gustavo Gugelmin.

De São Joaquim, Urubici, Urupema e Painel

O segundo dia do Rally Caminhos da Neve passará pelas cidades mais frias da Serra Catarinense e terá aproximadamente 230 quilômetros, com 155 de especial (trecho cronometrado). A previsão de tempo para o domingo é de tempo bom (sem chuva). Os participantes saem do parque de apoio a partir das 6 horas e terão largada oficial às 7h30 no centro de São Joaquim, próximo ao termômetro/relógio.

As características do terreno mudarão bastante em relação ao primeiro dia. “O chão estará mais limpo, com menos lama, mas haverá piso misto e cascalho. Passaremos pela região da Serra Catarinense com as belas paisagens e pontos turísticos das cidades de Urupema, Urubici e Painel”, destacou o organizador, André Alcântara.

O 1º Rally Caminhos da Neve é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da MH Tinturaria, Montreal Powersports, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio e Zanoello. O apoio institucional é das Prefeituras Municipais de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Capão Alto, Painel. Além do apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Amures – Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina.

A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, da FAUESC – Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e FCM – Federação Catarinense de Motociclismo.

Confira o resultado do Dia 1 ( cinco primeiros) / Extra Oficial:

CARROS

1) #309 Reinaldo Marques Varela (São Paulo) / Gustavo Gulgemin (Lages/SP), Protótipos T1 FIA Brasil, Buggy, 01h48min57seg
2) #323 Lucas Lemgruber de Moraes / Kaique Bentivoglio (Barueri/SP), Protótipos T1, Sherpa, 01h54min17seg
3) #311 Glauber Fontoura / Minae Myauti (Santana De Parnaíba/SP), Protótipos T1, Triton SR, 01h54min31seg
4) #333 Nadimir Kayser de Oliveira / Ricardo Amorim (Brasília/DF), SProduction, TR4ER, 01h57min22seg
5) #388 Fabio Rudiger/ Eduardo Bampi (Luiz Eduardo Magalhães/SP), Protótipos T1, T-Rex, 01h57min39seg

Resultados completos no site da cronometragem – www.times.raceweb.com.br

Programação do 1º Rally Caminhos da Neve deste domingo, 1º de julho:

CBA

08h00 – Largada Parque de Apoio – Retira de GPS da Organização – DI 78 km
09h30 – Largada 1º carro na Prova Especial – SS1 155 Km
13h30 – Previsão de Chegada 1º carro – DF 27 km
Abastecimento oficial km 81 em Pericó (cronômetro aberto)
15h00 – Cerimônia de Premiação
Local: Lages Garden Shopping

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA)

1ª e 2ª Etapas – 9, 10 e 11 de Março – Rally Minas Brasil – Conceição do Mato Dentro/MG
3ª a 6ª etapas – 11 a 15 de abril – RN 1500 – Rio Grande do Norte
7ª e 8ª Etapas – 4, 5 e 6 de Maio – Rally Cuesta Off Road – Botucatu/SP
9ª e 10ª etapas – 29, 30 de junho e 1º de julho – Rally Caminhos da Neve – SC
11ª e 15ª etapas – 18 a 25 de agosto – Rally dos Sertões
16ª e 17ª Etapas – 9, 10 e 11 de Novembro – Rally Rota Sudeste – Barra Bonita/SP
18ª Etapa – 7 e 8 de Dezembro – Rally dos Amigos – Avaré/SP

Mais informações:

Facebook e Instagram – Rally Caminhos da Neve
Site – www.rallycaminhosdaneve.com.br.
Vídeo da prova – https://www.youtube.com/watch?v=9gLxJ56n5iU
Flickr fotos – https://www.flickr.com/photos/158370920@N04/albums

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos / Josi Castro / Luciano Santos
Foto: Lisandro Garcia