Search
Close this search box.

WRC: Rally da Espanha 2019: A Era Sebastiana chega ao fim e o mundo é tricolor ??

Depois de tanta chuva na Espanha, o sol aparece trazendo consigo a disputa pelo título em terras catalãs

Uma prova para ficar na história. Você lembra de como era o mundo lá em 2003? Pois é, faz tempo, mas nesse ano é que tivemos o último piloto que não era francês e nem se chamava Sébastien sendo campeão mundial. De lá para cá, entre Loeb e Ogier, tivemos 15 títulos, determinando a Era Sebastiana do WRC.

Mas vamos deixar isso para logo mais…

Na sexta-feira (25), logo na SS2 Horta-Bot 1 (19 km), uma reviravolta no campeonato: Ogier com problemas hidráulicos no carro perde 43 segundos, ficando sem direção hidráulica. Com isso, Ogier fica fora da disputa pelo seu sétimo título consecutivo e frustra tanto a torcida francesa como a sua esposa no Twitter. Neuville assume a liderança e anda num forte ritmo, talvez para mostrar quem manda em casa, visto que, conforme circulou semana passada, Ott Tänak teria acertado com a Hyundai para ser o primeiro piloto da equipe em 2020. 

image1Neuville segue forte já no primeiro dia para manter a suas esperanças de título

Assim, Sordo passa a liderar na SS3 La Fatarella – Villalba 1, Tänak segue perto dos ponteiros e no final da sexta-feira Loeb fica com o primeiro posto. Lappi quebra de motor, evidenciando a fragilidade dos carros franceses nessa temporada.

No sábado, tudo muda para o asfalto. Na primeira especial,SS7 Savalla 1 (14.08 km), Neuville sobe pra primeiro, seguido por Loeb e Sordo, depois começa a perder um pouco de vantagem na segunda SS do dia após ter problemas nos freios. No final do dia, para mostrar que não está para brincadeira, Tänak ganha 4 especiais no sábado e sobe para o terceiro posto geral.

Para dizer que não falei da Ford M-Sport, no final do sábado, Elfyn Evans e Teemu Suninen ocupam o sétimo e oitavo lugar, respectivamente. Resultado modesto para a equipe de Sir Malcolm Wilson.

No domingo, dia decisivo para o Rally e principalmente para o campeonato. O dia começou com uma vitória de Thierry Neuville que ainda tinha esperanças de ser o campeão, mas a tarefa não seria fácil, visto que Ott Tänak permanecia sempre entre os 3 primeiros tempos, feito que lhe bastava para ser campeão.

image2Consistente, Tänak segue escoltando os i20

Dito e feito! O mundo é tricolor! Com direito a vitória no Power Stage, Ott Tänak e Martin Jarveoja conquistam o título mundial a bordo de um Toyota, feito última vez realizado por Didier Auriol em 1994, e após 15 infindáveis anos de domínio francês no WRC.

Para se ter uma ideia da conquista de Ott Tänak, o estoniano conta com 6 vitórias na temporada e 73 melhores tempos em especiais. Se não fossem algumas quebras do seu Yaris, ouso dizer que o piloto da Estônia teria sido campeão ainda na etapa de Wales.

image3Um feito histórico: O estoniano Ott Tänak conquista o seu primeiro título mundial

Enquanto Tänak comemora por ser o melhor do mundo, Neuville sagra-se vencedor da etapa da Catalunya, marcando o seu terceiro primeiro lugar em 2019. 

image4Após uma bela prova, Neuville fica com a vitória na Espanha

Se o mundial de pilotos está decidido, o de construtores segue aberto. Tudo será decidido na Austrália, mas até lá a Hyundai mostra sua consistência e segue na liderança 18 pontos a frente da Toyota.

image5

Fique ligado no blog Shakedown para a cobertura da última prova de 2019. Qual equipe levará o caneco? Nos vemos na Austrália!

Texto: Fernando Brondani
Fotos: Facebook Thierry Neuville e Facebook Ott Tänak