Aqui estamos para mais uma cobertura do Blog Shakedown sobre o Mundial de Rally Velocidade de 2019. Primeiramente, caro leitor, gostaria de pedir-lhe desculpas pelo atraso deste post. Como havia lhe dito, eu, Fernando, estaria na Argentina acompanhando ao vivo a etapa e por questões técnicas como o Wi-Fi do hotel que não funcionava e de tempo de viagem (mais de 21 horas de ônibus e 1600 km de distância) fiquei impossibilitado de escrever antes. Para compensar, logo teremos algumas imagens exclusivas que fizemos por lá.
Mas vamos lá, ao contrário do que é normal na Argentina, a semana do Rally começou com chuva e lama, tornando diferente essa etapa. Em algumas especiais como Las Bajadas – Villa del Dique ou Mina Clavero era possível encontrar até mesmo atoleiros com muito barro, dificultando inclusive o trânsito de carros com tração integral.
Apesar da chuva e do clima frio, a disputa na Argentina começou quente. Na primeira especial, SS1 Villa Carlos Paz 1 (1.90 km), a vitória no centro de Carlos Paz e com o asfalto molhado para delírio do público ficou com o estoniano Ott Tänak da Toyota, seguido por Sébastien Ogier da Citroen e Kris Meeke da Toyota.
Na Sexta-feira, já com um pouco mais de sol, especialmente na primeira passada, tivemos três especiais, além do super prime SS5 Parque Temático. Em função da grande quantidade de chuva, a SS3 Amboy – Yacanto 1 (29.85 km) foi cancelada, visto que o nível da água em seus vados (passagem de água sobre o trecho) estava muito alto. Destaque para a “salvada” de Sébastien Ogier ainda da SS2 que por pouco escapou de capotar o seu Citroën C3 WRC. No final da manhã, a liderança geral seria de Kris Meeke da Toyota, seguido por Thierry Neuville e Ott Tänak.
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Na passagem pela tarde de sexta, Kris Meeke acabaria por ter problemas no seu Yaris WRC, fazendo com que perdesse a liderança para Thierry Neuville da Hyundai. Além disso, vale destacar a incrível pancada do finlandês Esapekka Lappi e do seu navegador Janne Ferm que acabaram por destruir o C3 WRC da equipe francesa.
No sábado, a primeira vítima do dia seria Marquito Bulacia da Bolívia que, assim como em 2018, acabaria por destruir o seu Skoda Fabia R5 logo no inicio da SS9 Tanti – Mataderos 1 que por questões de segurança seria cancelada. Na SS10 Mataderos – Cuchilla Nevada 1, a vez de ficar fora da prova foi do galês Elfyn Evans da M-Sport que acabou batendo o seu Fiesta WRC em uma grande rocha. Ainda na manhã de sábado, Ogier também teria problemas na direção hidráulica do seu Citroen C3 WRC. Desse modo, Tänak assumiria o segundo posto geral e começaria a brigar diretamente com Thierry Neuville pela liderança da prova.
Infelizmente, a briga entre Tänak e Neuville não duraria muito. No km 10.8 da SS14, o Yaris WRC de Tänak para subitamente com um problema no alternador. Fim de prova no sábado para o estoniano que viria a largar novamente somente no domingo. Agora um fato curioso, após o final da SS13 Tanti – Mataderos 2, tive que esperar por quase 3 horas para sair da especial, visto que o congestionamento de carros passava dos 7 quilômetros até a cidade de Tanti! Nesse meio tempo, enquanto aguardava no carro, vi Ott Tänak passar na garupa de uma moto, no sentido contrário da especial e sem capacete, sendo escoltado por outros motociclistas e ser levado até o apoio. É uma daquelas coisas que você só consegue ver em um rally. Incrível.
Com isso, Neuville lidera confortavelmente a prova com 45.7 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, seu colega de equipe, Andreas Mikkelsen. O terceiro posto fica com Kris Meeke da Toyota 1 minuto e 3 segundos atrás do belga da Hyundai.
No domingo, Kris Meeke começa no ataque na SS16 Copina -El Condor 1 (16.43 km) após sofrer uma penalização de 10 segundos. Enquanto isso, Ogier brigava com o seu Citroen C3 WRC que estava com menos tração para subir o mitológico trecho até El Condor. Na especial seguinte, SS17 Mina Clavero – Giulio Cesare (20.30 km) a vitória ficou com Thierry Neuville da Hyundai, seguido de Jari-Matti Latvala da Toyota e Andreas Mikkelsen da Hyundai
Já valendo pela WRC 2, uma espécie de “Divisão de Acesso” do WRC e que conta com carros do tipo R5, podemos destacar o grande resultado da dupla brasileira Paulo Nobre e Gabriel Morales que a bordo de um Skoda Fabia da Motorsport Italia e que contava com o gerenciamento de equipe de ninguém menos do que o grande Ulysses Bertholdo, ficaram na terceira colocação da categoria.
Na última especial do dia, a segunda passada por Copina -El Condor, agora como Power Stage e valendo pontos extras, a vitória ficou com Sébastien Ogier que ficou somente 0.1 segundos a frente de Jari-Matti Latvala, seguido de Neuville, Sordo e Tänak. Assim o francês leva para casa os 5 pontos bônus do PWS e se mantém firme na luta pelo campeonato que ainda é liderado por Neuville.
E por último, já gostaria de agradecer o amigo Francisco Rohenkohl, colega de viagem da excursão de Erechim que gentilmente gravou a imagens que logo estarão sendo postadas aqui. Valeu pela parceria, Chico!
Fique ligado para mais uma cobertura ao vivo, a cores e em carne e osso do Blog Shakedown, agora nas florestas do Chile. Até lá!
Texto: Fernando Brondani