? The winner takes it all
The loser standing small
Beside the victory
That’s a destiny ?
Juro que gostaria de evitar esse clichê, mas a música cabe bem para ilustrar o que foi o final de semana pintado com as cores da Estônia na Suécia. Com esse refrão do ABBA podemos começar a contar a história de domingo, uma vitória magistral de Ott Tänak pela Toyota.
Agora saímos dos anos 70 e começamos a ação do domingo. Hoje, o Rally da Suécia teve apenas três especiais, mas que garantiram a disputa ponto a ponto e segundo a segundo até o Power Stage. No primeiro trecho cronometrado do dia, SS17 Likenäs 1 (21.19 km), especial clássica e também dos anos 1970, a vitória ficou com Jari-Matti Latvala da Toyota, sucedido por Sébastien Ogier com o seu C3 WRC e 0.2 segundos atrás, já o terceiro posto ficou com Esapekka Lappi, também de Citroen 8.6 segundos depois do líder. Também vale destacar o quarto tempo no estágio de Thierry Neuville, feito que o deixaria com a terceira colocação geral, garantindo-lhe preciosos pontos na disputa pelo campeonato.
Na SS18 Likenäs 2, a segunda passada pelo estágio anterior foi marcada pela presença de mais neve solta e dos trilhos deixados no piso conforme os carros passavam. A vitória ficou com Elfyn Evans e o seu Ford Fiesta WRC da M-Sport, seguido de Lappi 0.6 segundos atrás e Kris Meeke da Toyota 1.6 segundos distante. Enquanto isso, os grandes nomes poupavam pneus equipamento para o estágio seguinte.
Nesse meio tempo, na WRC 2 Pro, o promissor Kalle Rovanpera seguia ganhando as SS17 e 18 com o seu Skoda Fabia R5, mas nem isso lhe garantia nada além do segundo posto na classificação geral da categoria, visto que o experiente Mads Ostberg liderava com o seu C3 R5 com mais de 3 minutos de vantagem sobre todos. Já na WRC 2, categoria com os mesmos carros, mas sem o aporte de equipes oficiais de fábrica, a vitória ficaria com Ole-Christian Veiby de Volkswagen Polo R5.
Também vale a menção para a estreia em competições a nível mundial do paraguaio Fabrizio Zaldívar juntamente com o experiente navegador argentino Fernando Mussano. A dupla sulamericana competiu com um Fiesta R2T pela categoria de aspirantes, a Junior WRC. No final da etapa, Fau Zaldivar ficaria no 9º lugar geral da categoria entre os 13 pilotos que completaram a etapa. Mais experiência para a jovem promessa paraguaia.
Agora vamos para o Power Stage (PWS), trecho cronometrado que vale pontos adicionais para os 5 primeiros colcoados. Tudo aconteceu novamente na SS19 Torsby 2 (8.93 km). A expectativa dessa especial era grande, uma vez que nomes como Ogier ou Latvala, que já estavam fora da disputa por colocações relevantes na classificação geral poderiam galgar pontos valiosos na disputa pelo mundial. Tudo indicava que Sébastien Ogier marcaria o melhor tempo no trecho, mas, ao longo das passagens dos carros, o terreno ficava marcado quase como que um “mapa da mina” para quem viesse atrás. Dito e feito. Ott Tänak pulverizou o melhor tempo que aquela altura já era de Thierry Neuville da Hyundai, abrindo 3.5 segundos sobre o piloto do i20. Assim o estoniano além de ganhar os pontos da vitótria na geral, também levaria consigo da Suécia mais 5 pontos do PWS.
Desse modo, Ott Tänak, além de vencer na imensidão branca da Suécia com a impressionante vantagem de 53 segundos sobre o segundo colocado, Esapekka Lappi de Citroen C3 WRC, também se credencia como um dos maiores favoritos pela briga do campeonato de 2019, juntamente com Sébastien Ogier e Thierry Neuville da Hyundai que ficaria na terceira posição geral na Suécia.
Assim ficou a classificação na Suécia e a colocação geral do campeonato:
Depois da neve, do frio e do ABBA, nos despedimos da Suécia e aqui termina a cobertura do Rallybr no Blog Shakedown. A disputa segue agora para terras mais quentes e na altitude. Onde? Nos vemos no México!
Texto: Fernando Brondani
Fotos: WRC/Divulgação/Reprodução