Equipes e pilotos
Algumas mudanças nas equipes acabaram por movimentar esse final de temporada. Na Citroën Total WRT, equipe com as maiores mudanças, saíram pilotos e o patrocinador principal, chegando o peso da atual dupla campeã Sébastien Ogier e Julien Ingrassia e os jovens finlandeses Esapekka Lappi e Janne Ferm. Justamente no centenário da marca, os franceses da Citroën, sob o comando de Pierre Budar, querem voltar ao topo e para isso farão de tudo para dar a Ogier e Lappi um carro rápido e confiável.
Já a Toyota Gazoo Racing WRT atual campeã de construtores e capitaneada pela lenda Tommi Mäkinen busca a defesa do seu título e a manutenção de seus bons resultados do segundo semestre de 2018. Para isso, a marca nipônica contará com um trio consistente de duplas para conduzir o rápido Yaris WRC. Seus integrantes serão: a dupla estoniana e maior favorita para 2019, Ott Tänak / Martin Järveoja, os veteranos da Finlândia Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila e os mais novo piloto da casa e aposta de Makinen, o britânico Kris Meeke e o seu novo navegador Seb Marshall.
Na Hyundai Shell Mobis WRT, as coisas mudaram após o ano de 2018 e a pressão da marca sul-coreana por resultados. Em função disso, a equipe de Alzenau, Alemanha admitiu como diretor de equipe o italiano Andrea Adamo, ex-diretor do programa de clientes da equipe. Para alcançar resultados maiores, além de contar com os seus atuais pilotos e navegadores, Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul, Andreas Mikkelsen / Anders Jaeger, Dani Sordo / Carlos Del Barrio. O esquadrão dos i20 WRC contará, ainda que parcialmente no campeonato, com ninguém mais e ninguém menos do que o multicampeão e maior piloto de todos os tempos, Sébastien Loeb e o seu icônico navegador Daniel Elena.
E por último, a M-Sport Ford WRT, após especulações de uma possível saída do campeonato, confirmou a sua presença para o mundial de 2019. Nesse ano, a equipe de Dovenby Hall, no Reino Unido terá um orçamento mais enxuto e mudanças no seu comando. Para a atual temporada, Sir Malcolm Wilson deixará o comando de sua equipe para cuidar da direção geral do grupo M-Sport, no seu lugar Richard Millener que terá a missão de liderar a equipe de pilotos composta pelo jovem finlandês Teemu Suninen e o seu navegador Marko Salminen e os britânicos Elfyn Evans e Scott Martin. O terceiro carro da equipe será alugado em Monte-Carlo e na Suécia pela dupla sueco-norueguesa Pontus Tidemand e Ola Floene.
Calendário
O calendário de 2019 contará com 14 provas espalhadas pelo mundo. Sua abertura será agora em Monte-Carlo e o seu encerramento na Austrália em novembro. A edição de 2019 também contará com uma nova data, nos dias 9/5 a 12/5 será disputada uma etapa no Chile e o Rallybr logo trará mais novidades sobre isso.
A Abertura
O histórico Rally de Monte-Carlo é figura tradicional na abertura do mundial de ralis. Correndo pelos alpes franceses e sediado na cidade de Gap, o rally monegasco é característico por sua imprevisibilidade climática e de condições de piso, sendo ele uma das mais complexas e mais emocionantes etapas de todo o certame ao alternar entre o asfalto, o gelo e a neve.
Composto por 16 especiais (trechos cronometrados) ao longo de 323.83 km, o Rally de Monte-Carlo promete aquecer a disputa e começará já na quinta-feira dia 24/01 com duas especiais noturnas, provavelmente com a presença da neve, sendo elas a SS1 Breole e SS2 Batie Neuve.
A sexta-feira (25) será caracterizada pela surpresa de piso logo cedo, fazendo imprescindível a inteligência na escolha dos pneus. No sábado (26), possivelmente com mais neve ao passar pelo resort de Ski, o destaque fica para a SS12 St Leger Les Melezes – La Batie Neuve 2.
No domingo (27), o destaque fica para o mitológico trecho do Col de Turini durante as duas passagens pela SS La Bolene Vesubie – Peira Cava.
E aí, quem será o vencedor e começará o ano de 2019 no lugar mais alto do pódio? Fique ligado na cobertura do Blog Shakedown no Rallybr para saber mais!
Texto: Fernando Brondani
Fotos: WRC