Composto por 7 Especiais e um total de quase 150 km percorridos, o primeiro dia de disputas foi aberto pela dupla belga Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul a bordo de um Hyundai i20 WRC, estes que não conseguiram marcar bons tempos nas especiais por serem os primeiros a abrir pista e consequentemente perder tempo em relação aos demais competidores, terminando o primeiro dia de Rally em um modesto 9º lugar na classificação geral.
Logo em seguida dos belgas, os franceses e atuais campeões, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia após também sofrer com a ordem de largada e brigar para encontrar aderência para o seu Ford Fiesta WRC, terminaram o dia no 7º lugar geral e 39.4s atrás da liderança.
E por falar em liderança, mais um dia majoritariamente dominado pelos carros da Toyota Gazoo Racing. Logo na primeira especial de terra do dia, a dupla estoniana Ott Tanak e Martin Jarveoja fizeram o melhor tempo entre os competidores e assim ressurgiram de forma consistente para a busca do título mundial. Após disputar sete trechos cronometrados, os estonianos seguem fortes na ponta e lideram o Rally da Catalunha com 26.8s de vantagem sobre o ídolo local e experiente piloto espanhol da Hyundai, Dani Sordo e seu navegador Carlos Del Barrio.
Também vale destacar o azar da dupla da Toyota Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila que após vencerem a SS3, tiveram o pneu traseiro esquerdo furado e delaminado na SS4, destruindo parte da traseira do seu Yaris. Já o americano Ken Block, para não perder o costume (e nem a corneta de quem vos escreve) capotou o seu Ford Fiesta na SS7, mas sem maiores danos e podendo voltar amanhã. Sebastén Loeb e Daniel Elena seguem andando no pelotão de cima da tabela e ocupam o 4º lugar, mostrando que quem é rei jamais perde a sua majestade.
Na WRC 2, o francês Eric Camilli lidera, mostrando a força do seu novíssimo Volkswagen Polo R5, com 11.8s sobre Kalle Rovanpera de Skoda Fabia R5 e 20.4s sobre o veterano Petter Solberg também de Polo R5.
Imagem: @otttanakfanpage – Facebook