Search
Close this search box.

Com vitória hoje, Lucas Moraes garante pódio em Portugal

Brasileiro fechou participação na terceira etapa do Mundial de Rally Raid em primeiro na etapa de hoje e terceiro lugar na classificação geral

Lucas Moraes finalizou a terceira etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid neste domingo (07/04) com vitória na sexta e última especial. Com o resultado, o brasileiro, que é piloto da equipe oficial da Toyota Gazoo Racing, garantiu o terceiro lugar no acumulado geral da prova, subindo ao pódio da prova que passou por Portugal e Espanha.

O trajeto que marcou o último dia de rally foi feito em Grândola, vila portuguesa que sediou o acampamento-base. Ao longo dos 105 km cronometrados do dia de hoje, Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón mantiveram um ritmo constante e rápido, liderando boa parte da prova. Foram 46min18s no relógio, superando em 16 segundos a dupla Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger, vencedores da etapa luso-espanhola.

“Um rally incrível. Foi muito legal poder participar de uma prova como essa, muito emocionante e com tanta gente acompanhando as especiais, milhares de pessoas torcendo para a gente… Ganhar o dia de hoje foi incrível e somamos pontos importantes para o campeonato”, declarou Moraes, que é bicampeão do Rally dos Sertões, e disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã da competição.

Rally montanha-russa – Desde o início da corrida, na última quarta-feira, os terrenos do trajeto escolhido pela organização em Portugal e na Espanha se mostraram um desafio até para os pilotos mais experientes. Lucas Moraes começou sua jornada na quarta-feira com um satisfatório terceiro lugar.
O segundo dia foi mais duro com o brasileiro. Porém, na sexta-feira, que contou com o trajeto mais longo do rally, Lucas se recolocou na disputa com mais um terceiro lugar. No quinto dia, os pilotos enfrentaram muita lama no caminho, e Moraes foi apenas o sexto. Mas o brasileiro não se deixou abalar, conquistando a vitória da especial no último dia e deixando Portugal com o terceiro lugar no resultado geral da prova.

A próxima etapa do Mundial de Rally Raid é o Desafio Ruta 40, que acontece na Argentina entre os dias 1 e 7 de junho. Lucas Moraes é o quarto colocado na tabela do Campeonato, com 76 pontos. A liderança está nas mãos do catari Nasser Al-Attiyah, que soma 112.

Resultados deste domingo:

Top-5 da 6ª especial de um total de 6 – Grândola até Grândola – 105 km

1º – Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, 46m18s
2º – Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +12s
3º – João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – X-Raid Mini JCW Team, +20s
4º – Lionel Baud (FRA) / Lucie Baud (FRA) – Overdrive Racing, +1min08s
5º – Francisco Barreto (POR) / Carlos Silva (POR) – Francisco Barreto, +1min23s

Top-5 geral da etapa

1º – Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, 10h02min57s
2º – João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – X-Raid Mini JCW Team, +2min49s
3º – Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +3min36s
4º – Carlos Sainz (ESP) / Alex Haro (ESP) – X-Raid Mini JCW Team, +6min12s
5º – Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk – Overdrive Racing, +17min11s

Top-5 do Campeonato Mundial de Rally Raid

1º – Nasser Al-Attiyah (CAT), 112 pontos
2º – Carlos Sainz (ESP), 100 pontos
3º – Yazeed Al Rajhi (SAU), 79 pontos
4º – Lucas Moraes (BRA), 76 pontos
5º – Guerlain Chicherit (FRA), 69 pontos

Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
Foto: TGR