A Dacia Sandriders conquistou a vitória no 48º Rally Dakar, a prova mais dura do automobilismo mundial, com Nasser Al-Attiyah e Fabian Lurquin, que garantiram um triunfo memorável e dominante, com vantagem de 9min42s na classificação geral.
Em apenas sua segunda participação no evento válido pelo FIA World Rally-Raid Championship (W2RC), a equipe celebrou um resultado histórico. Além da vitória, os quatro carros da Dacia Sandriders chegaram ao final da prova, neste sábado (17), na Arábia Saudita.
Sébastien Loeb / Édouard Boulanger finalizaram em 4º lugar, enquanto Lucas Moraes / Dennis Zenz, em sua estreia no Dakar com a equipe, terminaram em 7º. Já Cristina Gutiérrez / Pablo Moreno fecharam a competição na 11ª posição, após avançarem uma colocação na última especial.

Ao longo de 13 dias de disputa, em um percurso total de 7.976 km (sendo 4.809 km cronometrados), a Dacia Sandriders venceu duas especiais e só ficou fora do top-3 da geral em uma única ocasião. O desafio incluiu trilhas pedregosas, dunas, trechos rápidos e setores extremamente técnicos no deserto saudita.
O sucesso foi resultado não apenas do desempenho dos pilotos, navegadores e do carro Dacia Sandrider, mas também do trabalho intenso e da dedicação de toda a equipe, parceiros e fornecedores.
Vitória histórica para a marca
A CEO da Dacia, Katrin Adt, celebrou o feito:
“Nós conseguimos! Que conquista, que aventura, que performance! Este é um momento histórico e de muito orgulho para toda a marca Dacia, nossos parceiros e clientes. É o resultado de um trabalho enorme realizado por pessoas extremamente talentosas e prova que o Dacia Sandrider é confiável e robusto.”
“Todos da equipe merecem esse resultado. Vencer tão cedo na trajetória da Dacia no Dakar é algo extraordinário.”
Como foi o último dia do Dakar
Após vencer a penúltima especial, Al-Attiyah/Lurquin largaram para a 13ª e última etapa com 16min02s de vantagem. A especial final teve 105 km cronometrados, em um circuito ao redor de Yanbu, com pisos de cascalho e setores montanhosos.
Com uma pilotagem cautelosa, a dupla controlou o ritmo e confirmou a vitória, mesmo terminando a especial na 36ª posição.
Já Loeb/Boulanger, que começaram o dia apenas 29s atrás do pódio, atacaram forte, mas ficaram a 37s do terceiro lugar na geral, encerrando o Dakar em 4º após uma campanha marcada por contratempos e furos de pneu.
O brasileiro Lucas Moraes, atual campeão mundial, terminou a prova em 7º, enquanto Cristina Gutiérrez conquistou o 11º lugar geral após marcar o 10º melhor tempo na especial final.
Al-Attiyah faz história; Lurquin vence pela primeira vez
Com este resultado, Nasser Al-Attiyah chega à sua sexta vitória no Rally Dakar (2011, 2015, 2019, 2022, 2023 e 2026), sendo três delas na Arábia Saudita.
Para Fabian Lurquin, a conquista marca sua primeira vitória no Dakar e também o primeiro triunfo de um navegador belga na categoria carros. Antes disso, ele já havia sido vice-campeão em 2022 e 2023 e terceiro em 2024.
Declarações
Tiphanie Isnard (Team Principal – Dacia Sandriders)
“Vencer o Dakar logo na primeira temporada completa é algo extraordinário. Foi um trabalho coletivo incrível. Ter os quatro carros entre os 11 primeiros é impressionante e mostra a força da equipe. O foco agora segue sendo o título do W2RC.”
Nasser Al-Attiyah
“Vencer o Dakar com a Dacia Sandriders é algo especial. Estou muito feliz por conquistar meu sexto título e ajudar Fabian a vencer pela primeira vez. Foi uma prova dura, mas fizemos um excelente trabalho como equipe.”
Lucas Moraes
“Finalizar o Dakar em minha estreia com a Dacia Sandriders é motivo de muito orgulho. O resultado coletivo foi fortíssimo. Trabalhamos para evoluir ainda mais e seguir na briga pelo campeonato mundial.”
Resultados – Etapa 13 (extra-oficial)
Yanbu – Yanbu
Distância cronometrada: 105 km | Total: 138 km
2º Sébastien Loeb / Édouard Boulanger – 46m22s
10º Cristina Gutiérrez / Pablo Moreno – 48m27s
16º Lucas Moraes / Dennis Zenz – 49m17s
36º Nasser Al-Attiyah / Fabian Lurquin – 55m02s
Classificação geral – Ultimate (extra-oficial)
1º Al-Attiyah / Lurquin – 48h56m53s
4º Loeb / Boulanger – +15m10s
7º Lucas Moraes / Dennis Zenz – +47m50s
11º Cristina Gutiérrez / Pablo Moreno – +1h29m49s
Dakar 2026 – Números
6 vitórias de Nasser Al-Attiyah no Dakar
1ª vitória de Fabian Lurquin no evento
4 carros da Dacia no top-11
50 vitórias de especiais de Al-Attiyah (recorde histórico)
7.976 km percorridos na prova
13 etapas disputadas
Próxima etapa
O Rally-Raid de Portugal recebe a segunda etapa do W2RC 2026, entre 17 e 22 de março.
Linda Hirvonen
Aurélie André
Comunicação Dacia
Fotos: Dacia Media Library


