Cerapió apresenta um Brasil que poucos brasileiros conhecem

Em um roteiro que cruza o Ceará e o Piauí, o evento tem como responsabilidade revelar um Brasil que poucas pessoas conhecem

De 25 a 30 de janeiro, o 39º Cerapió inicia uma aventura off-road pelo interior do Ceará e do Piauí. Mais do que uma competição, o evento ainda trabalha fortemente na divulgação do turismo regional desta parte do Nordeste. Atrás do rally de regularidade e enduro, a caravana formada por cerca de 1.200 pessoas (das cinco regiões do país) terá acesso a diversos pontos turísticos que ainda são pouco explorados pelos brasileiros.

A largada é em Aracati (CE), de onde o roteiro de aproximadamente 1 mil km segue sentido a Teresina (PI) – palco da grande chegada da competição e onde os vencedores serão conhecidos. As demais cidades anfitriãs são Canindé (CE), Sobral (CE), Piracuruca (PI) e Piripiri (PI). Em cada trecho, além dos desafios off-road que pilotos e navegadores vão encarar, também há muitas belezas naturais, culturas, histórias e realidades geopolíticas que retratam o berço e atualidade do Brasil.

O percurso revela atrativos que ajudam a contar a história do Nordeste brasileiro. Em Aracati, o Centro Histórico – com seu conjunto arquitetônico preservado –, remete ao período colonial e ao desenvolvimento da cidade às margens do Rio Jaguaribe. Em Canindé, o destaque é o Santuário e Basílica de São Francisco das Chagas, considerado o terceiro maior santuário do mundo dedicado a São Francisco, referência de fé, turismo religioso e identidade cultural.

Já Sobral – parada da segunda etapa – acrescenta ciência e conhecimento ao roteiro, com o Museu do Eclipse e o Observatório de Sobral, onde aconteceram observações em 1919 que confirmaram a Teoria da Relatividade de Einstein. Quando o rally entra no Piauí, a natureza se impõe na Floresta Nacional dos Palmares, no município de Piripiri; e nas formações monumentais do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, o que reforça a diversidade ambiental e histórica presente ao longo de todo o caminho.

Estreante no Cerapió, o piloto Erton Manzke Muller, de Candiota (RS), conta que conhece destinos turísticos do litoral cearense, mas nunca passou pelo interior do estado. “Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara eu já visitei. Sobral, Canindé e Teresina, ainda não. É um Nordeste pouco divulgado pelas agências de turismo, que teremos a oportunidade de desbravar durante a prova”, fala.

Muller integra a equipe Sul Off Road, formada por 14 pilotos do Rio Grande do Sul. E para chegar até o local da largada, esses gaúchos vão percorrer cerca de 4 mil km. “As motos serão transportadas por cegonha, e nós vamos por estrada ou aéreo. A expectativa é muito grande para conhecer os municípios e os terrenos do sertão, e acelerar por lugares que poucas pessoas têm a chance de estar”, completa.

A Radical Produções – realizadora do Cerapió – transforma o rally em uma travessia surpreendente, passando por lugares tão inóspitos que, além os nativos, poucos brasileiros conhecem, e que marcam profundamente essa experiência.

Parceiro de equipe de Muller, o piloto Eduardo Veneroso, de Canoas (RS), está animado para conhecer o nordeste brasileiro por meio do rally. Segundo ele, a experiência vai muito além da competição. “O rally traz amizades, fortalece equipes e une pessoas para realizar um sonho comum de acelerar pelo sertão”, diz o piloto.

O 39º Cerapió abre a temporada 2026 do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade e do Brasileiro de Enduro, com chancela da CBA e da CBM. É formado pelas categorias motos (inclusive big-trails), carros 4×4 e expedição, UTV’s e quadriciclos.

Programação – 39º Cerapió

ARACATI – 25 a 27/01- complexo turístico em torno da Igreja Matriz

25 e 26/01 – CREDENCIAMENTO
26/01 – CREDENCIAMENTO, BRIEFING E LARGADA PROMOCIONAL
27/01 – LARGADA OFICIAL PARA A PRIMEIRA ETAPA: Posto Petrobras CE-040

CANIDÉ – 27/01

  • CHEGADA E LARGADA: Estátua de São Francisco da Palmácia (Av. Salustiano Ribeiro Guimarães, 12 – Bica, Palmácia – CE).
  • BRIEFING: 19h – Auditório da Pousada Franciscana (Praça Frei Aurélio, 914 – Centro, Canindé – CE)

SOBRAL- 28/01

  • CHEGADA E LARGADA: Arena Aeroporto (Endereço: Tv. do Canal, 53 – Coração de Jesus, Sobral – CE)
  • BRIEFING: 19h – Centro de Convenções de Sobral (Av. Dr. José Arimathéa Monte e Silva, 300 – Junco, Sobral – CE)

PIRACURUCA- (MOTO E EXPEDIÇÃO) 29/01

  • CHEGADA: Praça do Patronato Irmãos Dantas (Av. Nossa Senhora de Fátima, 1105, Centro, Piracuruca, PI)
  • LARGADA: Igreja Matriz (R. João Martinho)
  • BRIEFING: 19h – Auditório Profª. Lurdinha Brandão (Av. São Vicente de Paula, Br 343)

PIRIPIRI – (CARROS 4X4, MOTO RALLY, QUADRICICLO E UTV) 29/01

  • LARGADA: POSTO PETECAS-BR-343 Km 168 s/n (R. João Ximenes, 119 – Petecas, Piripiri – PI)

TERESINA-30/01/2026

  • CHEGADA: ARENA TERESINA SHOPPING (Av. Raul Lopes, 1000 – Noivos).
  • FESTA DE PREMIAÇÃO: às 20:30h – Espaço de Eventos do Teresina Shopping, entrada pelo estacionamento coberto.

O 39º Rally Cerapió tem patrocínio máster de Consórcio Honda, Ministério do Turismo – Governo do Brasil, do Lado do Povo Brasileiro.

Patrocínio de GWM, Governo do Piauí, SECOM – Secretaria de Comunicação, Governo do Ceará – Setur e Sebrae.

Apoio de Reron e Teresina Shopping.

Apoio Institucional de Prefeitura de Aracati, Prefeitura de Canindé, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Piracuruca e Prefeitura de Teresina.

Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo

Organização: ABR

Realização: Radical Produções

Liberdade de Ideias
Foto: Doni Castilho/DFOTOS