Entre os carros, a etapa foi novamente comandado pelo trio de ferro do Dakar 2021, com Carlos Sainz/Lucas Cruz vencendo a etapa, seguidos por Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel e logo atrás, os campeões do ano, Peterhansel/Boulanger. O piloto conquistou seu 14º título, dando a Boulanger seu primeiro triunfo. A dupla mostrou que a consistência no Dakar é importantíssima. Tendo ganho apenas uma das onze etapas deste ano, Peterhansel/Boulanger só não lideraram o primeiro dia, quando Sainz/Cruz abriram o Dakar na liderança. Assim, o Monsieur Dakar escreve mais uma vez seu nome no hall dos campeões do Dakar, 30 anos após sua primeira vitória.
Os brasileiros completaram o Dakar’21 depois de enfrentarem todos os tipos de desafios. Acidentes, furos de pneus, erros de roteiro, poeira, etc.
Guiga Spinelli e Youssef Haddad retornaram ao Dakar com um 17º lugar na classificação geral, classificação importante depois de tantas dificuldades e desafios.
Ótimo Dakar também para Marcelo Gastaldo e Lourival Roldan, que diversas vezes apareceram também entre os principais carros na prova, porém um acidente na 8ª etapa derrubou os brasileiros na classificação geral. Gastaldi e Roldan não desistiram e concluíram o Dakar na 29ª posição.
Resultados acumulados após 12 etapas – Carros – Geral
Vídeo – Resumo Carros – 12ª etapa:
{source}
<div style=”position:relative;padding-bottom:56.25%;height:0;overflow:hidden;”> <iframe style=”width:100%;height:100%;position:absolute;left:0px;top:0px;overflow:hidden” frameborder=”0″ type=”text/html” src=”https://dailymotion.com/embed/video/x7ypgaa?autoplay=1″ width=”100%” height=”100%” allowfullscreen allow=”autoplay”> </iframe> </div>
{/source}
Entre os UTV’s, vitória sul-americana! Segundo título para Chaleco Lopez e Juan Vinagre. Os chilenos estiveram praticamente todo o Dakar entre os líderes, tiveram apenas uma etapa ruim e foram rápidos e constantes durante todo o Dakar. Na etapa de hoje, correram controlando os seus adversários Austin Jones e Gustavo Gugelmin para conquistarem o título, deixando a dupla formada pelo americano Jones e o navegador brasileiro Gugelmin com o segundo lugar do Rally.
A etapa de hoje foi vencida pelos brasileiros Reinaldo Varela e Maykel Justo, fechando mais um Dakar entre o top5 e com vitória em especial.
Resultados acumulados após 12 etapas – UTVs – Geral
Amanhã, voltamos com o resumo do Dakar’21 nas outras categorias, com os campeões entre Motos, Caminhões, Protótipos leves e nos clássicos!
Texto: Felipe Costa
Fotos: Charly Lopez/ASO, Florent Gooden/DPPI, Antonin Vincent/DPPI, Julien Delfosse / DPPI