Mais um dia completado no Dakar’21 e mais uma vitória para Nasser Al-Attyiah e Mathieu Baumel! A dupla da Toyota Overdrive travou intensa batalha com os companheiros de equipe sul-africanos Henk Lategar e Brett Cummings, e venceram com 2m27s de vantagem. Em terceiros, completou a dupla Peterhansel/Boulanger, que mantem a liderança geral entre os carros, mas agora, a vantagem é de 5m09s. Na especial, muita variação no Top10, com Yasir Seidan e Alexey Kuzmich e seu Buggy Century na 4ª colocação, seguidos por Khalid Al Qassimi e Xavier Panseri de Peugeot. Dia ruim para os atuais campeões Carlos Sainz e Lucas Cruz, que sofreram muito nas areias e pedras do deserto saudita e se perderam dentro da especial, perdendo 31 minutos para o vencedor da etapa, fazendo-os cair para o 4º lugar na geral, a 7 minutos do 3º colocado Mathieu Serradori e seu navegador Fabian Lurquin.
Para os brasileiros, um ótimo 13º lugar para Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que tiveram “apenas” um furo de pneu na etapa de hoje, e subiram para a 22ª colocação geral da prova.
Já a dupla Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, tiveram um pouco mais de dificuldades no dia, completando a especial em 31º lugar, caindo para 27º na geral do Dakar’21.
Classificação no Acumulado – Carros – Geral:
Entre os UTV’s, os brasileiros começaram o dia bem, com Austin Jones e Gustavo Gugelmin liderando no inicio da especial, seguidos por Reinaldo Varela e Maykel Justo. Porém, chegando ao primeiro terço de especial, os brasileiros Varela/Justo começaram a perder terreno, e viram o ataque de Chaleco Lopes e Juan Vinagre iniciar, e ser bem sucedido na última parte do dia de hoje. Com isso, Chaleco/Vinagre venceram o dia, seguidos por Jones/Gugelmin e Michal Goczal/Szymon Gospodarzcyk. Varela e Justo completaram a especial apenas em 16º a quase 23 minutos do vencedor, com isso, caíram para 7º lugar na geral, que é liderada por Chaleco Lopes e Juan Vinagre.
“Hoje tivemos um dia muuuuito difícil! Primeiro, demos uma errada na trilha – o que é fácil de acontecer aqui no Dakar. Logo depois, furou um pneu. E, para completar, quebrou uma homocinética. Mas seguimos com foco no objetivo! Tivemos que consertar tudo bem rápido. E conseguimos: 15 minutos para trocar a peça e 6 minutos para o pneu”, relatou o piloto Reinaldo Varela.
Assista um pequeno trecho onboard da dupla Reinaldo Varela/Maykel Justo:
{source}
<div style=”position:relative;padding-bottom:56.25%;height:0;overflow:hidden;”><iframe style=”width:100%;height:100%;position:absolute;left:0px;top:0px;overflow:hidden” frameborder=”0″ type=”text/html” src=”https://www.dailymotion.com/embed/video/x7yhxxu?autoplay=1″ width=”100%” height=”100%” allow=”autoplay” allowfullscreen></iframe></div>
{/source}
Classificação no Acumulado – UTVs – Geral:
Amanhã tem mais, saindo de Wadi Ad-Dawasir rumo a Riyadh, com 337km de especial e 813km de deslocamento, tornando este dia o mais longo de prova. Porém, a organização classifica a especial como uma das mais tranquilas do dia, esperando que os competidores se divirtam durante a mesma.
Boa sorte aos brasileiros, e até amanhã!
Texto: Felipe Costa
Fotos: José Mário Dias/Fotop/RF1 e Frédéric Le Floc’h/DPPI