Search
Close this search box.

DAKAR 2021 – Conheça os brasileiros que estão na disputa do Maior Rally do Mundo

Ano novo significa novos desafios, novas metas e tudo o mais... Também significa o início da temporada de rallys, com a disputa do maior deles: O Rally Dakar!

 

Hoje, dia 2 de janeiro, está começando mais uma edição do maior rally do mundo, novamente disputado na Arábia Saudita. Com largada e chegada em Jeddah, a rota em formato de laço soma 7.700 Km totais em 12 especiais (trechos cronometrados). Nos 13 dias de disputas, só o dia 9 está reservado para descanso.

Aqui no Blog Shakedown vamos acompanhar o desempenho dos brasileiros entre os Carros e UTV’s no Dakar’21. Antes de tudo, precisamos saber: quem são eles?

Entre os carros, no Mini All4 da X-Raid Rally Team de nº 335, o penta-campeão do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e seu navegador, tricampeão do Sertões, Youssef Haddad. Guiga vem para o seu 9º Dakar e Youssef para seu 8º. A dupla merece ser observada com atenção, pois apesar de não contar com a última geração de carros da equipe X-Raid, o carro é bastante conhecido e confiável em Dakar. Além disso, estão na mesma equipe de lendas, como o atual campeão Carlos Sainz, e do maior campeão, Stephane Peterhansel.

0201 spinelli

Também entre os carros, o estreante Marcelo Gastaldi, que terá ao seu lado Lourival Roldan, campeão do Rally Dakar entre os UTV’s em 2017. Juntos, estarão a bordo do Buggy nº 358 da Century Racing. Gastaldi e Roldan tiveram pouco contato com o Buggy, e só o conheceram de fato ao chegar no Dakar’21.

0201 gastaldi

Entre os UTV’s, temos 3 brasileiros na disputa, a dupla da Monster Energy Can-Am, Reinaldo Varela e Maykel Justo, com o X3 nº 404 e o navegador Gustavo Gugelmin, a bordo do X3 nº 408, na mesma equipe de Varela/Maykel. Reinaldo e Gugelmin, foram campeões entre os UTV’s em 2018 e voltam este ano em carros separados.

0201 varela

Varela terá ao seu lado o experiente navegador Maykel Justo, que chega para o seu 7º Dakar, formando uma das duplas favoritas ao título. Já Gustavo Gugelmin, vem com o piloto Austin Jones, que foi o segundo melhor novato em 2020 e agora chega como um postulante ao título.

Dito isso, olho nos brasileiros e fica a nossa torcida por todos eles! Logo mais traremos o resumo do Prólogo, o trecho de de 11 Km que definiu a ordem de largada para o Rally Dakar 2021.

Texto: Felipe Costa/RallyBR
Créditos fotos: Dakar.com, Marian Chytka, Fotop/RF1, Century Racing, MCH Photography/RF1