Foi o primeiro exame dessa “matéria”, mostrando quem estará melhor preparado para reafirmar a candidatura ao título e poder suceder a Armindo Araújo.
Assim, Kris Meeke e James Fulton venceram, de forma convincente, a edição de 2023 do Rali de Castelo Branco. A dupla do Hyundai i20 Rally 2 foi a única líder da competição e fechou esta participação com uma vantagem de 36,9s sobre Bernardo Sousa, que terminou no segundo lugar, e de 37,8s sobre José Pedro Fontes, que fechou no pódio.
Depois de ter ganho todos os troços no primeiro dia do Rali de Castelo Branco, Kris Meeke voltou a entrar com um excelente andamento na derradeira etapa da prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis. O piloto da Hyundai Portugal ganhou seis das oito classificativas do dia, entre as quais a Power Stage, e cimentou a posição que ocupou desde a especial inaugural do Rali de Castelo Branco.
Com a superioridade do norte-irlandês, as atenções viraram-se para a discussão do primeiro lugar. Aí, Ricardo Teodósio (Hyundai), Bernardo Sousa (Citroën) e José Pedro Fontes (Citroën) foram os protagonistas com especial destaque para o madeirense que segurou o lugar intermédio do pódio com uma vantagem de 0,9 segundos sobre Fontes. Teodósio, que tinha começado a derradeira etapa do rali da Escuderia Castelo Branco no segundo posto, teve um final para esquecer. Em dois troços, caiu para quarto lugar, posição em que fechou a sua participação.
Ainda sem conseguir tirar o melhor partido do Skoda Fabia Rally2, o campeão nacional em título, Armindo Araújo, não foi além do quinto lugar mas conseguiu, ainda assim, recuperar alguns pontos para o líder do campeonato, Miguel Correia. O jovem que corre com um Skoda Fabia Rally 2 evo teve um fim-de-semana difícil e não foi além do sexto posto. Com este resultado, Correia cedeu terreno para todos os adversários directos, mas deixa a Beira Baixa na frente da classificação do campeonato.
“O rali correu muito bem. Foram dias longos. Gostei do final à noite, mas faz com que as etapas sejam ainda mais longas. Talvez esteja a ficar velho (risos), mas correu tudo bem. Os travões nunca funcionaram na perfeição, mas hoje senti menos esse problema e o resultado é muito positivo”, afirmou o vencedor do Rali de Castelo Branco, Kris Meeke.
“O rali é bom. Foi difícil. Foi a primeira vez que aqui corri com o Citroën C3. Não fazia esta prova há dois anos e acabar no segundo lugar é bastante positivo”, explicou Bernardo Sousa.
José Pedro Fontes mostrou-se resignado com a terceira posição, depois do início menos positivo. “Entrámos mal e hoje fizemos um excelente segundo dia. Mas na última especial acabámos por perder tudo aquilo que tínhamos amealhada. É o que é”, disse.
No Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, Hugo Lopes garantiu o triunfo com o seu Peugeot 208 Rally4. A equipa entrou no segundo dia de prova apostada em lutar pela vitória e logo no troço que abriu a etapa, chegou à liderança da classificação. Lopes esteve num aceso despique com Ricardo Sousa, mas acabou por levar a melhor quando o seu adversário teve um acidente que o levou à desistência. Além do triunfo nas duas rodas motrizes, Hugo Lopes ainda garantiu o primeiro lugar no Campeonato de Portugal Júnior de Ralis.
Por fim, no arranque do FPAK Júnior Team, a dupla Rafael Rego/Inês Veiga (Teodósio Motorsport) dominou e venceu, depois da liderança de Alexandre Cordeiro/Ricardo Camarate (Domingos Sport) na primeira etapa, mas uma saída de estrada no início da segunda etapa atirou-a para o fundo da tabela classificativa. O segundo lugar foi conquistado pela dupla Pedro Pereira/João Aguiar (MNE), que bateu por pouco João Silva/José Azevedo (CRN). Vítor Hugo Matias/André Gaspar (Filipe Sport) e os referido Alexandre Cordeiro e Ricardo Camarate acabaram, respetivamente, em quarto e quintos, já que a dupla Pedro Dias da Silva/Helena Maia (Peres Competições) saiu de estrada no início da segunda etapa, quando era quinta classificada.
Entre os Clássicos, Nuno Mateus ditou a sua lei. No Campeonato Promo de Ralis, Adruzilo Lopes foi o mais forte em Castelo Branco, enquanto no Promo Centro, o triunfo foi para Fernando Teotónio e Fábio Santos impôs-se no Start Centro.
Fotos: Luís M Costa / NewsMotorSports.com
Classificação final (oficiosa):
1º, Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2), 53.35,2
2º, Bernardo Sousa/José Janela (Citroen C3 Rally2), a 36.9s
3º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 37.8
4º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 42.6
5º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 46.0
6º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2), a 1.49,7
7º, Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), a 5.19.8
8º, Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 6.48.8
9º, Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4), a 7.05.0
10º, Nuno Caetano/Sofia Mouta (Ford Fiesta Rally3), a 7.51.2
A próxima jornada (6ª) do Campeonato de Portugal de Ralis será o Rali Vinho da Madeira, no início (3/5) do próximo mês de agosto.
CAMPEONATOS
Absoluto (oficiosa)
1º, Miguel Correia (5 pontuações), 92 pontos
2º, Ricardo Teodósio (4), 76
3º, José Pedro Fontes (5), 70
4º, Armindo Araújo (3), 60
5º, Kris Meeke (2), 56
6º, Bernardo Sousa (3), 49
7º, Pedro Almeida (4), 46
8º, Lucas Simões (4), 34
9º, Craig Breen (1), 28
10º, Pedro Meireles (2), 23
2RM (oficiosa)
1º, Ernesto Cunha (5), 77,5 pontos
2º, Hugo Lopes (4), 63
3º, Hugo Mesquita (5), 58
4º, Ricardo Sousa (2), 54
5º, Gonçalo Henriques (3), 53,5