Search
Close this search box.

Rally do Ártico: Rovanpera vence na geral. Ruotsalainen é 5º na geral e 4º na categoria em sua estréia na RC2

Ao volante de um potente Toyota Yaris WRC, Kalle Rovanpera venceu na classificação geral

A edição 2020 do tradicional Arctic Lapland Rally foi disputada entre os dias 17 e 18 de janeiro nas imediações de Rovaniemi, capital da Lapônia, no norte da Finlândia.

A iniciativa de inscrevê-lo com um carro da principal categoria do rally mundial fez parte de uma programação da Toyota Gazoo Racing, visando a adaptação do jovem piloto ao veículo que passará conduzir no Campeonato Mundial de Rally.

Outro piloto que competiu novamente ao volante de um world rally car foi a estrela finlandesa da Fórmula 1, Valtteri Bottas, que obteve a 9ª colocação geral a bordo de um Citroen DS3 WRC bancado pela AKK, Federação Finlandesa de Automobilismo.

Na disputa pelo Campeonato Finlandês de Rally, a vitória ficou com o atual campeão Teemu Asunmaa, seguido pelo campeão de 2018 Eerik Pietarinen e pelo vencedor da edição 2019 do rally, Emil Lindholm, todos ao volante de Skoda Fabia R5 versão Evo.

O grande destaque da prova foi a excelente 4ª posição obtida por Esa Ruotsalainen em sua estréia na categoria na categoria RC2, com um Skoda Fabia R5 (versão anterior) e navegado desta vez por seu irmão Jukka. Ambos deram um show de eficiência, mostrando que darão bastante trabalho aos concorrentes no decorrer da temporada.

Outra novidade de Ruotsalainen, que manteve a maioria dos patrocinadores do ano anterior, foi o novo lay-out do carro, com uma pintura bicolor que, disposta em forma meio transversal, faz com que ele seja preto do lado esquerdo e branco do lado direito, tendo recebido o apelido de “carro-camaleão”.

Os 10 primeiros colocados na Classificação geral:

1. Kalle Rovanperä Kalle/Jonne Halttunen – Toyota Yaris WRC
2. Teemu Asunmaa/Jani Salo – Skoda Fabia R5 Evo
3. Eerik Pietarinen/Miikka Anttila – Skoda Fabia R5 Evo
4. Emil Lindholm/Mika Korhonen – Skoda Fabia R5 Evo
5. Esa Ruotsalainen/Jukka Ruotsalainen – Skoda Fabia R5
6. Niclas Grönholm/Antti Linnaketo – Skoda Fabia R5
7. Jukka Kasi/Henri Ania – Skoda Fabia R5
8. Juuso Metsala/Matti Kangas – Skoda Fabia R5
9. Valtteri Bottas/Timo Rautiainen – Citroën DS3 WRC
10. Marko Uutela/Janne Eronen – Skoda Fabia R5

Texto e foto: Divulgação