Projeto idealizado pela Produtora Barro de Chão, com o apoio do Sindirepa SP e Sindirepa Brasil, vai levar exposições itinerantes no Senai e em estações do metrô de São Paulo
Dentro das ações realizadas pela marca de lubrificantes Mobil™ ao longo de toda sua história de sucesso, está a valorização dos mecânicos. Profissionais que a empresa reconhece a importância e se dedica incansavelmente para oferecer os melhores produtos e serviços. Um dos projetos mais importantes da companhia para 2022, o livro “Mecânicos do Brasil”, acaba de ser lançado. A primeira obra do Brasil de valorização dos mecânicos, é patrocinada 100% pela marca Mobil™, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, e conta com a realização da Barro de Chão Produtora e apoio do Sindirepa SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e Sindirepa Brasil. A obra traz histórias reais de profissionais de todo o Brasil. Foram mais de 70 mecânicos entrevistados nas cinco regiões do país. Além dos personagens, o livro apresenta documentos históricos e inéditos sobre a evolução da profissão, desde as primeiras oficinas até a tecnologia atual.
Mais do que contar histórias, o lançamento do livro “Mecânicos do Brasil” é um movimento de valorização. Junto com esse movimento, a marca Mobil™ busca reconhecer cada vez mais essa profissão tão fundamental. Para isso, segue trazendo não somente produtos, mas conteúdos de capacitação, ensino a distância e um portfólio completo de soluções que ofereçam a mais alta tecnologia, garantindo movimento ruma a novas conquistas, reforçando seu território de comunicação “Se tem movimento, tem Mobil™”.
O evento de lançamento foi realizado na FIESP, nessa terça-feira (15). Foi uma noite de comemorações e homenagens aos profissionais que fizeram e fazem a história do Brasil. O evento, apresentado pelo jornalista Pedro Trucão, reuniu alguns personagens do livro que contam sobre suas trajetórias inspiradoras, como Agda Oliver, mecânica, empresária e ex-bancária, que buscava um atendimento acessível ao público feminino. A busca resultou em uma próspera ideia de negócio que lhe rendeu prêmios e grande prestígio, a oficina “Meu Mecânico” é a primeira no Brasil voltada para mulheres. Lucas Silva, também esteve no evento. Deficiente visual e um determinado aprendiz de mecânica, que entre desafios, aprimorou habilidades que vão muito além da visão para memorizar desenhos e formatos de peças. Também estiveram presentes Mara Pezzotti, Diretora de marketing da Moove, Mauro Rossi, CEO da Produtora Barro de Chão e Antônio Fiola, Presidente do Sindirepa SP. Além deles, alguns parceiros da marca prestigiaram o lançamento, como Fábio Rolim – conhecido como Dentinho – piloto e líder da equipe Força & Ação, Ferrugem, mecânico da equipe Mobil™ Full Time Sports e responsável pelo carro de Rubens Barrichello na Stock Car, Enzo Morrone Lima, Engenheiro mecânico da Porsche Cup e José Augusto Santos mecânico da equipe Porsche Cup.
Presente no Brasil desde 1913, a marca Mobil™ participou não só do desenvolvimento do automóvel, mas também no apoio e patrocínio das estradas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento logístico e econômico do país. Desde então, caminha lado a lado com os mecânicos Brasileiros. “Nós somos bons em construir relações. O nosso produto ajuda as pessoas a se movimentarem. O mecânico tem uma história muito abrangente e profunda. Primeiro, ele é o decisor de compra do segmento automobilístico. E depois, ele se confunde com a história, tanto do Brasil, como do brasileiro. É extremamente gratificante fazer parte da evolução desse profissional e estar junto com eles nessa história. Eles merecem nosso reconhecimento, agradecimento e respeito, por isso, seguiremos promovendo movimentos que os valorizem”, afirmou Mara Pezzotti, Diretora de marketing da Moove.
Mauro Rossi, CEO da Produtora Barro de Chão e Idealizador do projeto Mecânicos do Brasil contou que por doze meses a equipe percorreu o Brasil inteiro gravando dezenas de histórias. “É um projeto para valorizar os mecânicos brasileiros. Uma iniciativa que é motivo de orgulho por realizar o primeiro livro que conta a história dos mecânicos no país. São homens e mulheres que desenvolvem um trabalho preponderante para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou Mauro.
Para o setor de reparação de veículos, o lançamento do livro representa o reconhecimento da importância da profissão de mecânico no Brasil, com registros e histórias de empreendedores que se dedicaram à atividade. “Hoje existem no país mais de 121 mil oficinas para atender a frota circulante estimada em mais de 46 milhões de veículos, representando um mercado forte e em constante evolução para acompanhar as inovações da indústria automobilística. Em sua maioria, são empresas que estão há décadas prestando serviço e carregam muitas histórias de famílias, do fundador à segunda e terceira gerações, que agora são retratadas no livro”, revela Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.
É possível baixar a versão digital do livro, gratuitamente, no link https://mecanicosdobrasil.com.br/. A página também apresenta vídeos e outras informações.
Exposições itinerantes em São Paulo
Além do lançamento do livro “Mecânicos do Brasil”, a partir de hoje (16) o público em geral terá a oportunidade de ver de perto os materiais coletados para o projeto nas exposições itinerantes, que vão percorrer vários locais da cidade de São Paulo. São fotografias, registros históricos, material audiovisual e textos reflexivos e conceituais, que estarão disponíveis para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os mecânicos e o desenvolvimento da profissão no Brasil.
O Senai do Ipiranga é o primeiro local a receber a exposição que vai de 16 de março até 16 de junho.
Em paralelo, sexta-feira, dia 18, a exposição estará na Estação São Paulo Morumbi do metrô. De lá, em abril, os materiais estarão expostos na estação Oscar Freire. Em seguida, no mês de maio, na estação Campo Belo. Depois, no mês de junho, é a vez da Estação AACD-Servidor receber a exposição.
Sobre a marca de lubrificantes Mobil™
Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.
Sobre a Moove
Com origem brasileira e atuação internacional, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil. Com presença na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Parte do Grupo Cosan, a companhia, por meio de seus produtos e serviços, movimenta diversos segmentos como o automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.
Mosaike
Jamila Araujo