Search
Close this search box.

Accert Competições finaliza SARR 2022 em sétimo entre os carros T1.2

Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, da Mitsubishi L200RS, #134, recuperou posições nas últimas etapas da competição e acumulou no geral 68h23min43seg. Estreia da equipe goiana em eventos internacionais.

Viedma (Argentina) — Doze dias, nove etapas e quase quatro mil quilômetros em percursos de alto grau técnico de dificuldade e muitas novas experiências na bagagem. Assim foi a estreia em competições internacionais da equipe Accert Competições, que ficou com a sétima posição na somatória geral dos carros T1.2, na terceira edição da South American Rally Race (SARR2022). Realizada entre 15 e 26 de fevereiro, a competição atravessou a Argentina, desde La Rioja, ao Norte, até Viedma, na foz do Rio Negro, ao Sudeste do país. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, a bordo da Mitsubishi L200RS, #134, da equipe cumpriu o desafio, acumulando 68h23min43seg.

A SARR surgiu de uma lacuna deixada pelo Dakar, a mais importante competição off road do planeta, que deixou de ser realizada nas regiões desérticas da América do Sul, em 2019, quando foi para a Arábia Saudita. A Associação Argentina de Rally Raid, atendendo a apelos de amantes do rali que se sentiram saudosos, aproveitou muitas daquelas rotas e criou seu campeonato sul-americano. Nesta terceira edição, as provas passaram pelas províncias de La Rioja, San Juan, Mendoza, La Pampa até chegar à Rio Negro.

O roteiro dos competidores incluiu paisagens deslumbrantes dos principais biomas argentinos, como as dunas de Aimogasta, as dunas de La Difunta Correa, dunas de Lavalle, dunas d’El Nihuil, as chapadas da Meseta de Somuncura, Deserto dos Andes (em Cuyo), Pampas Secos, entre outros pontos extremamente radicais do país. Nos percursos, um cenário completamente diferente daqueles que a dupla da Accert Competições estava acostumada a competir.

Terrenos completamente áridos, com muita vegetação seca, típica de deserto, dunas, fesh-fesh, leitos de rios secos, trechos em cânions, travessia de pampas e, na segunda parte da competição, aguaceiros e muita lama, antes de chegar às praias de Viedma. A variação de clima foi outro ponto forte da competição. Muito calor na primeira fase e fortes chuvas na segunda, a ponto de cancelar a realização de algumas especiais, por falta de condição de travessia.

“Foram dias muitos especiais. Um rali muito duro, mas muito prazeroso de competir. Passamos por algumas dificuldades, fizemos grandes amizades e daqui a gente leva uma baita experiência. Sem falar na receptividade dos nossos ‘hermanos’. Pena que nossos melhores resultados só vieram nas últimas etapas e isso nos motiva a querer mais novos desafios”, afirma Cristiano Rocha, piloto e líder da Accert Competições.

Para o navegador, cada prova foi uma novidade. “As etapas tinham sempre mais de uma especial por dia em todas elas com um desafio diferente. Teve prova com navegação exclusivamente por GPS, procurando pelos Waypoints, muita trilha, obstáculos duríssimos e paisagens maravilhosas. Valeu cada dia”, revela Anderson Gerardi.

Além da Mitsubishi L200RS da dupla, caminhonetes de apoio rápido, a carreta de peças e o motorhome compuseram a frota da equipe que partiu de Goiânia para a Argentina.

Na temporada 2021, a Accert Competições compôs o grid das principais provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country inscrita na categoria PRO Brasil. Com muita garra e determinação, a equipe conquistou o prêmio de Melhor Equipe do rali do Sertões em 2021, além do título da 1ª edição do Rally São Paulo na PRO Brasil. A equipe já acumula o título de campeã do Sertões 2020 (PRO Brasil) e , de vice-campeã em 2019 (Super Production), além do título do Mitsubishi Cup 2020 (categoria ASX RS).

A equipe Accert Competições recebe o patrocínio da Accert Transportes e Logística, Yokohama, Flach, Lavanderia Suprema, ALE Combustíveis, Ferragens Negrão, Sementes Oilema, Hotel LG, Cervejaria Oktos, Titaniun Energy Drink, Audiovolks, Worker e Poynting Antennas.

CLASSIFICAÇÃO GERAL SOUTH AMERICAN RALLY RACE (SARR 2022)

APÓS NOVE ETAPAS– T1.2

1º) #132 – Maximiliano Iglesias/ Conrado Azategui (ARG)
2º) #141 – Antonio Pennesi/ Martin Winterstetter (ARG)
3º) #135 – José Luis Gonzalez/ Daniel Lopez (ARG)
4º) #144 – Leandro de Gea/ German Gogol (ARG)
5º) #137 – Daniel Estigarribia/ Sérgio García (ARG)
6º) #139 – Miguel Bergondi/ Javier Bergondi (ARG)
7º) #134 – Cristiano Rocha/ Anderson Geraldi (BRA)
8º) #138 – Edgardo Vega/ Horacio Pagliaricci (ARG)

Mais informações sobre a competição: https://www.sarr2022.com
Mais informações da equipe no Instagram e Facebook: @accertcompeticoes

SiG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Luciano Santos | Josi Castro
Foto: Sanderson Pereira