Terça, 16 Maio 2017 21:07

Hora de acelerar no maior desafio do ano para a PN Rally

Equipe erechinense corre em casa a próxima rodada dupla do Campeonato Gaúcho de Rali

Está chegando a hora. Começa nesta quinta-feira, 18, a programação do Rally de Erechim, a maior e mais importante corrida de rali de velocidade do Brasil, que em um mesmo final de semana terá disputa simultânea valendo para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade, com mais de 75 carros na pista. Ingredientes que fazem qualquer competidor brasileiro encarar seu maior desafio na temporada.

E é neste clima que a equipe da casa, PN Rally Team, que tem o apoio de Arsenal Criativo, Navarini Soluções em Eletricidade e Grudi Adesivos, Estratégia Planejamento e Negócios além da Sponchiado Consórcios, vai estar envolvida. A dupla Elton Palkewich e Cassio Navarini já estão contando dos segundos para a largada.

A prova começa com reconhecimento das especiais na quinta, treino livre na sexta e largada da primeira especial, na noite da sexta, dia 19. “Competir em casa é muito bom, foi em Erechim que quando criança assistimos os primeiros ralis e a paixão pelo automobilismo nos levou às estradas de terra. Pensando no campeonato, queremos continuar no ritmo demonstrado nas duas primeiras etapas, consistente e pontuando sempre visando o título da temporada, pois temos equipes de alto nível na categoria”, aponta o piloto Elton.

“Nossa Expectativa sempre é muito boa, ainda mais andando em casa, onde se conhece bem o tipo de piso e sabemos que se tratam de trechos sempre muito bons. E claro, tem ainda a melhor parte de tudo isso, que é ver os amigos, família no barranco nos incentivando”, acrescenta Cassio Navarini.

Erechim terá rodada dupla pelo Gaúcho, assim como foi a primeira etapa, em Estação. Elton e Cassio venceram os dois dias na primeira etapa e com isso lideram o campeonato estadual na categoria RC4 (carros de tração 4x2). A prova em Erechim

Elton explica que este será novamente um rali longo, com trechos bem travados que são típicos de Erechim. “É preciso um acerto bom no carro para absorver todas as nuances da prova. O principal desafio é conseguir manter um desgaste uniforme do equipamento, não adianta começar em um ritmo que não conseguirá manter até o final. Estar atento as mudanças que ocorrem no piso, pois isso vai de encontro ao acerto que será feito no carro e é provável que se tenha que mudar algo no decorrer da prova”, explica Elton.

O carro, GM Vectra, está pronto, totalmente revisado, após a etapa de Estação, disputada há um mês. “Entramos no carro sempre pensando no Campeonato. Precisamos andar forte, mas não exceder os limites do carro, porque todo equipamento tem seu limite e um rali longo como este é preciso saber respeitar isso para completar”, amplia Cassio Navarini.

Esta também uma corrida que exige muito da navegação. Cássio explica que durante o reconhecimento das especiais, que em Erechim será feito entre a quinta e sexta, é preciso estar muito concentrado e focado nos detalhes. “Isso servirá para passar tranqulidade ao piloto e ao navegador também, durante a corrida”, completa o navegador. Ação social

Neste início de semana, a equipe PN Rally Team também esteve envolvida na ação, Rally na Escola, um projeto do Rally de Erechim que leva competidores para escolas públicas, com o objetivo de divulgar a prova, falar sobre segurança do público e claro, também ajuda a difundir o esporte.

O navegador Cassio Navarini diz que ter participado do Rally na Escola torna o sentimento, de dever cumprido. "Na época em que eu ia para a escola, não havia este tipo de projeto, esta demonstração do que é o rali de velocidade. Esta conversa com eles (alunos) nos incentiva ainda mais e tomara que daqui há algum tempo tenhamos futuros competidores que surjam destas ações", explica o navegador. Novos patrocinadores

Para esta prova em Erechim, a PN Rally Team terá dois novos patrocinadores. Trata-se da Estratégia Planejamento e Negócios além da Sponchiado Consórcios, que se somam aos demais apoiadores, que já estava com o time desde o início da temporada: Arsenal Criativo, Navarini Soluções em Eletricidade e Grudi Adesivos.

O Rally de Erechim

O número de inscritos

► 76 equipes no total
► 30 equipes estrangeiras
► 46 equipes brasileiras

Equipes por países

► Paraguai: 18 equipes
► Uruguai: 6 equipes
► Argentina: 3 equipes
► Bolívia: 3 equipes SERVIÇO DO RALLY ERECHIM

O que: Erechim Rally Brasil
Onde: Erechim - RS (Brasil)
Quando: dias 18 a 21 de maio de 2017
Competições em disputa: Campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade PROGRAMA DO RALLY ERECHIM

Quinta-feira - dia 18 de maio

7h30 - Abertura da Secretaria de Prova (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)
8h30 - Início do reconhecimento das especiais, pelos competidores
20h – Carreata promocional do Rally Erechim, com concentração na Praça da Bandeira, centro da cidade

Sexta-feira, dia 19 de maio

7h20 - Início do shakedown (treino final) - carros 4x4
9h13 - largada do Qualifying Stage - carros 4x4
11h - Início do shakedown (treino final) - carros 4x2
14h30 - Conferência de Imprensa (Pólo de Cultura, junto ao Parque da Accie)
19h - Largada do Super-Prime noturno (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)

Sábado, dia 20 de maio

8h13 – Largada da Especial Linha Aurora 1 – 13,4 KM
8h46 – Largada da especial Vale Dourado 1 – 16,1 KM
9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 1 – 15,48 KM
11h35 – Largada da Especial Linha Aurora 2 – 13,4 KM
12h08 – Largada da especial Vale Dourado 2 – 16,1 KM
12h46 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 2 – 15,48 KM
14hh34 – Largada do Super-prime (Parque da Accie) – 3,6 KM

Domingo, dia 21 de maio

8h18 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1 – 14,38 KM
8h41 – Largada da Especial Paulo Bento 1 – 13,41KM
10h32 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2 – 14,38 KM
10h55 – Largada da Especial Paulo Bento 2 – 13,41KM
11h28 – Largada da Especial Accie (Parque da Accie) – 3,6 KM Texto e foto: Edson Castro
Sala de Imprensa Internacional
Pólo de Cultura – Parque da Accie – Erechim - RS