Segunda, 11 Dezembro 2017 10:32

Rally dos Amigos: Glauber Fontoura/Minae Miyauti vencem na Pró Brasil e são Campeões Brasileiros

Família sobe ao pódio na última etapa da temporada. Sandra Dias/Weidner Moreira garantiram a 5ª colocação na Pró Brasil, enquanto Giovanni Dias/Helena Deyama fecharam em 3º nos UTVs

9 de dezembro de 2017 – Terminou, neste sábado, com o Rally dos Amigos, a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Campeonato Brasileiro de Rally Baja (CBM) e a equipe FD Rally Team fechou com chave de ouro. Em Avaré (SP), Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311 foram os mais rápidos da Pró Brasil e, com o resultado, sagram-se Campeões Brasileiros 2017 na categoria. A dupla completou o trecho cronometrado de 120 quilômetros em 1h52m51s e, terminou o rali em terceiro na geral.

O título veio com muita emoção e adrenalina, pois a dupla se manteve focada do início ao fim, mas teve de driblar algumas adversidades no percurso repleto de curvas, trechos travados, estreitos, com lombas e reta, em meio a eucaliptos e cana-de-açúcar. “Largamos para o tudo ou nada e com o carro praticamente novo, trocamos até o motor. No km 40 já ultrapassamos nosso concorrente direto e vínhamos administrando a vantagem até que o carro apagou. Mas a equipe desenvolveu três opções de partida, uma deu certo. Voltamos e terminamos em primeiro na categoria e garantimos o título”, explicou Fontoura, piloto de uma Mitsubishi L200 Triton RS, que conquistou seu quatro título Brasileiro, o primeiro na Pró Brasil.

A navegação foi exigente mas Minae deu conta do recado e, no final teve muito a comemorar após uma temporada premiada, que incluiu o título do Rally dos Sertões na categoria. “A prova estava travada, com trechos bem sinuosos, outros estreitos, com mudanças de piso e deu trabalho, além de bem disputada. No geral foi tenso até a metade do percurso, mas no final somente alegria. Cumprimos nosso objetivo e fomos campeões”, pontuou a navegadora que faz dupla com Fontoura desde 2013.

“Além do título, hoje foi uma prova especial, porque minha esposa completou todo o percurso, meu filho também e todos subimos ao pódio”, comemora Fontoura. A esposa, piloto Sandra Dias, retornou ao grid do Rally Cross Country após quase duas temporadas dedicadas e vitoriosas no Rally de Regularidade. No Rally dos Amigos contou com o experiente navegador mineiro Weidner Moreira. A dupla da Mitsubishi L200 Triton RS #354 ficou com a 5ª colocação na Pró Brasil e, ainda, fechou em 9º na geral com 2h06m50s.

“Que prova maravilhosa com o estilo bem Cross Country, trechos travados, variações de piso e estava com saudades de tudo isso aqui. Tivemos um problema no meio da Especial mas retornamos e só tenho a agradecer ao Weidner pela ótima navegação", ressalta Sandra que completa: “Estava focada na prova, mas com a cabeça voltada também para o Giovanni que está no seu segundo rali. Preocupação de mãe, mas orgulhosa demais com o desempenho do filho.”

Nova geração de pilotos - E o jovem de 15 anos garantiu o segundo pódio em sua segunda prova, desta vez, ao lado da piloto Helena Deyama que tem que 22 anos de off-road e foi como navegadora. A dupla #123 terminou em 3º na UTV Marathon Infantil (2h09m59s) e fez, ainda, o 12º tempo da geral, em meio a 26 UTVs. “Achei essa prova mais rápida que a de Lençóis Paulista (Rally Rota Sudeste) e estávamos bem até que no km105, com o problema na homocinética, tive de tirar o pé. Mas aprendi bastante com a Helena e estou cada vez mais gostando disso tudo”, afirma Giovanni Dias, a bordo de um UTV Can-Am Maverick X3, que tudo indica vai seguir os caminho dos pais.

Já Helena foi além: “Fomos prejudicados logo no início, pois ficamos sem o intercomunicador e ele parou de me ouvir, andamos mais de 100km assim, somente na mímica. Mas percebi que o Giovanni tem talento, seguiu minhas orientações e fico muito contente porque essa é a nova geração do rali brasileiro.”

Participaram do 20º Rally dos Amigos motos, quadriciclos, UTVs e carros e foram definidos os campeões da temporada. Os competidores voltarão a se reunir em 10 e 11 de março, na abertura da temporada 2018, em Minas Gerais.

Para acompanhar as notícias da equipe acesse a página no Facebook: @equipefdrallyteam e Instagram:@fdrallyteam. A FD Rally Team, de Barueri/SP, conta com patrocínio da FD Stands & Displays e apoio da SFI Chips.

Resultado – 20º Rally dos Amigos – 9/12 (Avaré/SP)

Categoria Carros – Geral (10 primeiros)
1º Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, 1h51min10s - 1º Protótipos T1
2º Michel Terpins/Beco Andreotti, 1h52min07s - 2º Protótipos T1
3º Glauber Fontoura/ Minae Miyauti, 1h52min51s – 1º Pró Brasil
4º Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 1h54min05s – 3º Protótipos T1
5º Rodrigo Meinberg/Luis Felipe Eckel, 1h55min56s – 2º Pró Brasil
6º André Miranda/Alison Pedroso, 2h45min58s – 3º Pró Brasil
7º Ivan Terni/João Stal, 2h03min57s – 4º Pró Brasil
8º Pietro Neto/Christina Xavier, 2h06min35s – 1º Super Production
9º Sandra Dias/Weidner Moreira, 2h06min50s – 5º Pró Brasil
10º Paulo de Goes/Jhonatan Ardigo, 2h09min43s – 1º Production T2

Categoria UTV – Marathon Infantil
1º Guilherme Di Massi/ Elton Amorim, 2h03min09s
2º Thiago Torres, 2h03min26s
3º Giovanni Dias/Helena Deyama, 2h09min59s

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki
Foto: Sanderson Pereira/PhotoEsporte