João Franciosi e Rafael Capoani vencem o Rally dos Amigos

Prova disputada em Avaré (SP) encerrou a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
amigos-final-cba

 
João Franciosi e Rafael Capoani venceram no último sábado (13) o Rally dos Amigos, evento realizado na cidade de Avaré (SP) e que encerrou a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Correndo com um Mitsubishi Triton SR da categoria T1, a dupla completou os 129 quilômetros da prova – disputada debaixo de muita chuva e com a pista cheia de lama – em 2h18min59s. A segunda colocação ficou com Marcos Moraes e Fábio Pedroso, distantes 2min44s dos vencedores. A lista dos três primeiros contou ainda com Romeu Franciosi e Rogerinho Almeida.
 
“Foi uma prova muito difícil”, disse João Franciosi. “A pista esteve o tempo inteiro muito lisa, e isso requer muita habilidade e cautela. Eu acho que a gente conseguiu fazer isso, tentando andar na pista o tempo inteiro e andando rápido. O que eu pude tirar do carro, eu tirei”, completou o piloto.
 
Marcos Moraes falou de todas as dificuldades enfrentadas durante o Rally dos Amigos. “A pista estava tão difícil, tão escorregadia e tão traiçoeira que tinham pontos em que você ficava vendido e não tinha muito o que fazer com o carro. A prova foi muito técnica”, comentou o piloto, segundo colocado em Avaré.
 
“Com toda essa chuva e barro, a dificuldade foi grande. O rally exigiu muita técnica, habilidade e navegação. O para-brisa ficou muito sujo e eu não conseguia enxergar. De vez em quando a gente vinha num cascalho muito fino e, quando chegava na freada, virava um barro muito fino e o carro escapava. Foi um rally muito bom”, completou Romeu Franciosi, terceiro colocado da prova.
 
João Pedro Franciosi e Breno Rezende conquistaram a vitória entre as equipes que competiram na classe Super Production, ao completar a prova na quinta colocação geral com o tempo de 2h29min35s. Pela divisão Pró Brasil, Jorley Júnior e Alisson Pedroso foram os melhores, terminando no sexto posto geral. Já na Production T2, Rodrigo Meinberg e João Luís Stal foram os vencedores.
 
Por conta das condições do terreno e a chuva, o Rally dos Amigos foi marcado pelo grande número de abandonos. Antes mesmo da largada, Guiga Spinelli e Youssef Haddad optaram por não participar da prova no interior paulista. “Nossa intenção ao correr o Amigos, como convidados, era nos preparar para o Dakar. Mas o piso estava muito escorregadio e seria muito diferente do que encontraremos. Não nos acrescentaria como treino”, explica Spinelli.
 
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, campeões do mundo em 2012 pela classe T2, conseguiram largar, mas acabaram abandonado a disputa. O mesmo ocorreu com as equipes que competiram entre os caminhões.
 
Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme
Foto: Ney Evangelista/DFOTOS