Search
Close this search box.

Rally dos Sertões: MS Rally tem problemas com o amortecedor dianteiro da picape

O piloto Mauro Guedes e o navegador Neurivan Calado não conseguem completar a quarta etapa do Rally dos Sertões, que aconteceu entre Paracatu e São Francisco, MG

 
27 de agosto de 2014 – Mais um dia do Rally dos Sertões foi concluído… Na tarde desta quarta-feira, os competidores que não temem aos desafios do segundo maior rally do mundo, chegaram à cidade de São Francisco, ao Norte do Estado de Minas Gerais. E o nome do município não é à toa, uma vez que ele está situado às margens do Rio São Francisco.

A quarta etapa teve 585,30 quilômetros, com trecho cronometrado de 363,85 quilômetros e um “menu” bem variado de obstáculos. A Mitsubishi Próton da MS Rally, representada pelo piloto Mauro Guedes e pelo navegador Neurivan Calado, apresentou problemas logo no km 32 de prova. “Quebrou o amortecedor dianteiro, e como estávamos bem no início da especial, tivemos de abandonar. O caminho era muito longo para seguirmos nestas condições. É como ir do céu ao inferno”, contou Guedes.

E, de fato, essa decisão foi a mais acertada, pois seria impossível encarar as depressões e lombas, cascalhos, pedras, erosões, travessias de rios, chão duro e de areia, sem esse importante componente mecânico. A dupla vinha de duas vitórias consecutivas na categoria Pró Brasil e liderava o grupo, porém, um pneu furado ontem interrompeu essa sequência de bons resultados. “E agora, com mais esta situação, contabilizamos um prejuízo grande na classificação do Rally dos Sertões, nos tirando qualquer chance de um bom resultado. Mas temos ainda a etapa maratona, o rally está na metade. Então, não lamentaremos, pois tudo pode acontecer”, declarou Neurivan.

Amanhã, o Rally dos Sertões segue para a cidade histórica de Diamantina, MG, com 645,44 quilômetros (o maior percurso desta edição do Rally dos Sertões). O evento dará início a fase maratona, na qual as equipes de apoio (que prestam o serviço mecânico) não poderão revisar ou consertar os veículos ao final do trecho cronometrado. “Ou seja, é aquele dia em que temos que preservar ao máximo nosso equipamento, para que ele esteja em condições de disputas no dia seguinte. Apenas nós, competidores, que poderemos fazer uma manutenção rápida momentos antes da largada de sexta-feira, para a sexta etapa”, explicou o piloto.

Programação – 22º Rally dos Sertões

28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
Deslocamento inicial: 223,57 km
Trecho especial: 335,98 km
Deslocamento final: 85,89 km
Total do dia: 645,44 km

29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Trecho especial: 54,38 km
Deslocamento inicial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km

Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471
Foto: Sanderson Pereira