logo-erb-brancoverm

Rally dos Sertões 2014 terá trabalho de Ação Ambiental pelo 13º ano consecutivo

Equipe Ambiental será a responsável por reduzir os impactos causados pela caravana do maior rally do Brasil ao longo dos sete dias de competição
sertoes-ambiental

 
Com um trabalho muito bem feito e premiado, a Dunas Race segue com o projeto ambiental ao longo do Rally dos Sertões pelo 13º ano consecutivo. Na edição de 2014, o trabalho será coordenado pelo biólogo Maurício Mennella, que terá a missão de reduzir os impactos provocados pelas mais de duas mil pessoas que devem acompanhar a competição que largará de Goiânia (GO) no dia 24 de agosto, passando por seis cidades em dois estados e chegando à Belo Horizonte (MG) no dia 31. Para a 22ª edição do Sertões, serão aproximadamente 200 competidores em 130 veículos em quase 2.700km rodados. Os trechos especiais somam 1.545km, o que corresponde a quase 60% do total da prova.

Nesses 13 anos de trabalho, a Ação Ambiental foi premiada duas vezes. A primeira em 2007, quando teve o trabalho reconhecido pela ULM (União Lationoamericana de Motociclismo) e outra em 2009 pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A equipe chefiada por Mennella terá a missão de continuar o trabalho que vem sendo feito desde 2001, entre eles está a função de limpa-trilha, retirando os detritos dos veículos que caem nas trilhas como fibra de vidro, ferro, alumínio e óleo. Para a coleta do óleo é usado o absorvente industrial ecológico (Oil Sorb).

“Para este ano, vamos focar na continuidade do trabalho que sempre foi feito, com a limpeza das trilhas, a conscientização da população local e a coleta dos resíduos na área do Parque de Apoio”, explica o biólogo e gestor ambiental Maurício Mennella, coordenador da equipe Ambiental do Rally dos Sertões.

A equipe ambiental também atua na área onde os carros e equipes pernoitam, com coleta de lixo e a conscientização tanto dos competidores e integrantes das equipes de apoio, quanto com a população local que visita o espaço. Para isso, são distribuídos ao longo do percurso mil cinzeiros, quatro mil sacos plásticos de 100 litros e, duas mil sacolas de TNT para carros. O grupo também é incumbido de indenizar – em dinheiro e assim que passa o último concorrente – os proprietários das áreas rurais que tenham sofrido algum tipo de dano, como a quebra de cercas ou de porteiras.

A bordo de uma caminhonete com tração 4×4, o grupo usa equipamentos de navegação por satélite e o rádio comunicador, já que as equipes têm a responsabilidade de avisar a equipe ambiental sobre peças que se soltam dos veículos.

A programação do Rally dos Sertões 2014:
23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)
24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)

Confira a lista de inscritos (extraoficial):
http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2014.html

Credenciamento de imprensa
Já está aberto o credenciamento de imprensa para a cobertura do Rally dos Sertões 2014. Confira os pré-requisitos: http://www.sertoes.com/SaladeImprensa2014.html

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube – Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Guilherme Silva
Foto: Ricardo Leizer/Webventure.com.br