Rally Erechim

Rally Cuesta: Equipes prometem usar experiência em provas anteriores para brigar pela vitória

Em sua 8ª edição, tradicional prova do centro-oeste paulista apresenta novidades
cuesta-experiencia
13 de maio de 2014 – O Rally Cuesta Off-Road já se firmou no calendário do off-road nacional. Falando poucos dias para a largada da 8ª edição, pilotos e navegadores inscritos no rally fazem contagem regressiva para a competição. A prova reúne em Botucatu (SP) entre os dias 16 e 18 de maio as modalidades motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões em uma disputa que promete levantar muita poeira no centro-oeste paulista.

Contando pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade, muitas equipes estão preparadas para brigar por preciosos pontos na disputa que terá um percurso total 244 quilômetros (para carros e caminhões), em duas etapas – sábado e domingo, passando pela Serra da Cuesta e propriedades de reflorestamento de eucalipto.

Ao lado do experiente navegador Maykel Justo, o piloto Jorley Jr (Equipe MEM Motorsports), tentará a vitória na categoria Pro Brasil. Em sua segunda participação na prova, e agora na pilotagem de um Sherpa, ele parte otimista para o certame. “A expectativa é muito boa, pois já corri o Cuesta em 2011 como navegador. Agora tenho a oportunidade de disputar pilotando. Sei que é uma prova muito bem planejada, e isso nos permite maior confiança para acelerar e dar o nosso máximo”, diz.

Para a dupla de Valinhos, Pietro Branchina Neto e Henry Ritter (Equipe Multi Paper) a participação no Rally Custa tem um objetivo maior: manter a liderança da categoria Production T2 no Campeonato Brasileiro. A bordo de um Pajero TR4, a equipe espera manter a ponta da tabela com mais um bom resultado na temporada. “Estamos confiantes, pretendemos não cometer os erros das provas anteriores. Por se tratar de um trajeto que exigira muito do carro, vamos fazer uma prova com mais cautela para terminar todas as etapas, mas nunca deixando de acelerar”, afirma o piloto Pietro de 49 anos que participa pela terceira vez da competição.

Após o segundo lugar obtido em 2013 na categoria Production T2, Marcos Kffuri (Equipe Off Tech) quer mais. Ao lado do navegador Rodrigo Czech, espera brigar pela vitória. “Nosso projeto com o FJ Cruiser está cada dia mais confiável. Nesta prova sempre obtivemos bons resultados. É uma etapa com uma variedade de pisos, muitos saltos, trechos travados e estreitos, e também trechos rápidos, sendo bem organizada, desafiadora e completa”, relata o piloto que marcará presença no Cuesta pela terceira vez.

Ainda nos carros, a categoria Protótipos T1 terá o retorno de Davison Rabechi (Equipe TRT/Tep Rally Team) às trilhas. O piloto que já participou de três edições do rally, retorna às competições após a disputa do Rally dos Sertões em 2013. “Ano passado tivemos sérios problemas de suspensão e equilíbrio do carro, e acredito que resolvemos todos os problemas e vamos testar em Botucatu.Vou com muita garra e determinação, tendo como parceiro e colega o navegador Elson Menezes, que tem uma vasta experiência no mundo off-road”, conclui.

Com 12 equipes inscritas na categoria Carros, o Rally Cuesta terá também representantes entre os pesos pesados. O trio Guido Salvini Neto, Flávio Bisi e Fernando Chwaigert já confirmou a participação na etapa.

PRÓLOGO E SUPER PRIME

A Arena Promoções e Eventos, organizadora do rally, finaliza os últimos ajustes antes da largada inicial. E promete novidades para a temporada 2014. “Desta vez teremos uma super pista para o Prólogo e Super Prime, ao lado do parque de apoio, acompanhando o relevo da Cuesta a pista será um show a parte. No sábado, terá prólogo cedo e Super Prime à tarde e, no domingo, Super Prime depois da especial”, contou o diretor de prova, Henrique Arena.

Para confirmar uma vaga no Rally Cuesta Off-Road pode se inscrever no www.rallycuestaoffroad.com.br. As inscrições serão até o dia 15 de maio, após esta data não será aceita inscrição.

O 8º Rally Cuesta Off-Road é uma realização de Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio Cam-AM, co-patrocínio de Rodoserv e apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu. Supervisão da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

PROGRAMAÇÃO:
Data: 16,17 e 18 de maio de 2014
Local: Botucatu-SP

Parque de Apoio: Ginásio de Esportes Mário Covas
Rua Maria Joana Félix Diniz, nº 1585- Vila Leopoldina, Botucatu, SP
(Próximo ao hotel Primar Plaza Hotel)
WP- 22°53’22.79″S 48°25’48.92″O
Waypoint em graus, minutos e segundos

16/05 – Sexta feira
13h30 às 19h00 – Secretaria de Prova
Local: Primar Plaza Hotel

19h30 – Briefing e lançamento do Evento (Moto, Quadri e UTV)
Local: Primar Plaza Hotel (Jantar Opcional)
20h00 – Briefing e lançamento do Evento (Carros e Caminhões)
Local: Primar Plaza Hotel (Jantar Opcional)

14h00 às 18h00 – Ginásio de Esportes Mário Covas
Vistoria Motos , Quadris e UTV
Vistoria CBA: Carros e Caminhões
Local: Ginásio de Esportes Mário Covas
14h00 às 15h30 – Apresentação Protótipo-T1
– Apresentação Production-T2
– Apresentação Super Production e Pró Brasil
– Apresentação Caminhões
17h00 – Apresentação 2ª vistoria (com multa – 1 UP)

17/05 – Sábado – 1ª Prova
07h00 às 08h30 – Secretaria de Prova (Primar Plaza Hotel)
07h00 às 08h00 – vistoria motos , quadris, utv (Ginásio de Esportes Mário Covas)
10h00 – Largada especial moto e quadris. (Ginásio de Esportes Mário Covas)
13h00 – Largada especial carros e caminhões (Ginásio de Esportes Mário Covas)
17h00 – Previsão de chegada (Ginásio de Esportes Mário Covas)
19h30 – Briefing motos e quadris.- (Primar Plaza Hotel – Jantar opcional)
20h00 – Briefing – carros e caminhões – (Primar Plaza Hotel – Jantar opcional)

18/05 – Domingo – 2ª Prova
08h00- Largada motos e quadris (Ginásio de Esportes Mário Covas)
10h30 – Largada – carros e caminhões (Ginásio de Esportes Mário Covas)
13h30 – Previsão de chegada (Ginásio de Esportes Mário Covas)
15h00 -Premiação (Primar Plaza Hotel – Almoço opcional) (Informações sujeitas a alterações)

SIG Comunicação – Silvana Grezzana Santos
Foto: Doni Castilho/DFotos