Search
Close this search box.

Rally do Espírito Santo: Luiz Facco e Humbeto Ribeiro fecham em quarto na Pró Brasil

Prova deste sábado (15), em Linhares, teve diversidade de pisos, exigiu habilidade de pilotos e navegadores e deu início ao Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2014

 
15 de março de 2014 – Duzentos e trinta quilômetros, dos quais 170 de trechos cronometrados (Especial), de puro Cross Country foi o desafio dos competidores, neste sábado, primeiro dia de disputa do Rally do Espírito Santo, que acontece neste fim de semana na cidade capixaba de Linhares. A prova de abertura da temporada 2014 do Campeonato Brasileiro da modalidade foi exigente com competidores e máquinas. Não faltaram velocidade, curvas, trechos travados, erosões, estradas de terra batida e também areia à beira-mar para dificultar e tornar prazeroso o percurso para os amantes de off-road. Luiz Facco e Humberto Ribeiro driblaram todos os obstáculos e terminaram a Especial na quarta posição da categoria Pró Brasil, em 2h18m41s. Tempo esse o sétimo da geral, em meio aos 20 carros que largaram.

A Mitsubishi L200 Triton SR da Equipe Acelera Siriema terminou apenas com pequenas avarias ao final da Especial, que deixou alguns competidores pelo caminho devido a complexidade do percurso. “Foi uma prova dura, complicada, que alternou piso duro e de areia a todo momento. Haviam trechos que pareciam tranquilos mais com risco de acidente, em meio a algumas árvores e no final um trecho de areia pesado”, descreve Facco, que completa: “mas deu tudo certo e foi uma Especial completa, deu trabalho, mas bem interessante e amanhã tem mais.”

O trecho cronometrado exigiu muita navegação também, mas Ribeiro fez seu trabalho com excelência e não cometeu erros. “Entrei na prova bem concentrado e havia estudado bem a planilha ontem (14) à noite. Estava ansioso para esta primeira etapa do ano, que apesar de bem complexa com trechos sinuosos, lisos e com areia fofa foi bem legal de se andar”, explicou o navegador.

Na sexta-feira (14), à tarde, Facco e Ribeiro disputaram o Prólogo – definiu o grid de largada para o primeiro dia de prova – na pista montada próxima ao parque de apoio e garantiram o segundo tempo da Pró Brasil, 2m13s. Com a somatória do Prólogo mais o resultado do primeiro dia de prova, estão com 2h20m54s no acumulado e também em quarto lugar na categoria.

Neste domingo, 16, a prova prossegue com largada, a partir das 8 horas, para as Motos e na sequência, Quadriciclos, UTV´s, Carros e Caminhões. O primeiro carro larga às 10 horas, do parque de apoio. Os competidores terão como desafio mais 175 quilômetros de trechos cronometrados, com novidades, mas alguns trechos serão percorridos no sentido inverso da prova deste sábado. A premiação está prevista para às 16 horas.

A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Resultado sábado (15) – Rally do Espírito Santo

Carros (10 primeiros)
1) Lucas Moraes/Alberto Andreotti, 02h57min25s (1o. Pró Brasil)
2) Maurício Bortolanza/Gustavo Bortalanza, 02h12min45s
3) Mauro Guedes/Neurivan Calado, 02h14min15s (2o. Pró Brasil)
4) Marcos Moraes/Eduardo Sachs, 02h14min38
5) Luis Carlos Nacif/Filipe Bianchini de Oliveira, 02h16min04s (3o. Pró Brasil)
6) Roberto Reijers/ Rogério Almeida, 02h17m24s
7) Luiz Facco/Humberto Ribeiro, 02h20m54s (4o. Pró Brasil)
8) Célio Di Pace neto/Luciano Wanderley, 02h27m21s
9) Regis Braga Maia/Ana Carolina Braga, 02h31m00s
10) Pietro Branchina Neto/Henry Kirst, 02h34m29s

Programação – Rally do Espírito Santo
16 de março – domingo
8h – Largada da primeira moto no parque de apoio
8h30 – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h – Largada do primeiro carro no parque de apoio
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
16h – Cerimonial de premiação

Mércia Suzuki
Foto: Magnus Torquato/Webventure