Search
Close this search box.

Prólogo definiu a ordem de largada para o Rally do Espírito Santo

Desafio inicial foi uma pequena amostra do que os competidores terão de enfrentar nos 460 quilômetros de rally

 
14 de março de 2014 – Em Linhares, ES, foram percorridos os primeiros quilômetros do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O Rally do Espírito é válido pelas primeiras e segundas etapas do certame, e acontece neste final de semana. A rivalidade entre as equipes e o desejo de vitória já puderam ser percebidos na tarde deste sábado, com a realização do prólogo – tomada de tempo que definiu a ordem de largada para a primeira etapa da competição.

O Rally do Espírito Santo reúne um grid de 52 veículos, entre motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. São pilotos e navegadores vindos de diversas partes do Brasil, a exemplo do Pará, Piauí, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e demais estados.

O prólogo teve início às 15h30, e uma arquibancada acomodou a população linharense, que prestigiou o evento e vibrou com a exibiçao dos off-roaders. O percurso de terra teve aproximadamente 2 quilômetros com muitas curvas, sendo duas delas com elevação invertida (formando um paredão igual ao Daytona 500 Milhas), o que aumentou a adrenalina dos participantes. “O prólogo é legal porque apresenta o rally para a população local. Mas, sobretudo, pelo seu objetivo desportivo, que é formar a posição de largada. Como vencedor da tomada de tempo, posso escolher a posição que largarei. Mas, independente da colocação, nós só definimos a estratégia após a realização no briefing”, contou o piloto Jean Azevedo, vencedor da categoria motos.

Entre os quadriciclos, melhor para o piloto Gabriel Varela. “Largar na frente é bom porque não enfrentamos a poeira dos outros participantes. Daqui em diante, é preocupar-se com a vitória. Foi um dos melhores prólogos que já fizemos e com certeza será um rally sensacional”, comentou.

Nos UTVs, o melhor tempo foi de Rafael Braga Pinho e Pierre Thevenet. “Sair na frente é sempre especial. É o meu primeiro ano no rally cross country e tudo é novidade para mim. Essa vitória é sinal de que estamos no caminho certo”, disse Pinho.

A categoria carros foi a quarta a entrar no circuito de terra, e o piloto Marcos Baumgart e o navegador Kleber Cinca cravaram o menor tempo. “Nós superamos todos os concorrentes, mas a competição só começa a amanhã. Hoje foi só um aquecimento e uma mostra do que somos capazes de fazer”, falou Cincea.

Para encerrar o dia, o caminhão do trio formado por Guido Salvini, Flávio Bisi e Fernando Chwaigert mostrou toda a potência do motor. “E seguiremos na busca de mais um título nacional. Fomos os mais rápidos do prólogo e seguiremos animados na etapa de amanhã”, afirmou Salvini.

Sábado

Amanhã, 15, a partir das 8h30, os pilotos serão autorizados a buscar o menor tempo do Rally do Espírito Santo, ou seja, quanto mais velocidade, melhor. Porém, vários serão os obstáculos deste trajeto que terá aproximadamente 170 quilômetros de cronometro aberto. A largada será no Shopping PátioMix e a chegada no Pontal do Ipiranga

Classificação – Prólogo Rally do Espírito Santo

Motos
1º Jean Azevedo, 01min55s
2º Marcos Pereira Betencorte, 01min56, 8
3º Felipe Rogério Carlette, 01min56,8
4º Júlio Cesar Zavatti, 01min56,9
5º Nielsen Bueno, 01min57,7

Quadriciclos
1º Gabriel Varela, 02min01,1
2º Enersto Jun Watashi, 02min04,9
3º Diogo Zonato, 02min08,6
4º Bruno Beraldi, 02min08,7

UTVs
1º Rafael Braga Pinho/Pierre Thevenet, 02min07,9
2º Gunter Hinkelmann/Giuseppe Jansem Mirone, 02min08,0
3º Luiz André Rodrigues/Fernando Monta Filho, 02min09,5
4º Wander Manoel Garcez Ribeiro/Juliano Gleisson Filho, 02min09,7
5º Gilberto Augusto Mayorga/Elton Pontes, 02min10,0

Carros
1º Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 02min05,0
2º Roberto Correa/Breno Rezende, 02min09,4
3º Marcos Moraes/Eduardo Sachs, 02min09,9
4º José Jorley Júnior/Maykel Justos, 02min10,5
5º Luis Facco/Humberto Ribeiro, 02min13,2

Caminhões
1º Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, 02min38,8

Programação – Rally do Espírito Santo

15 de março – sábado
8h30 – Largada primeira moto do parque de apoio
9h – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 – Largada do primeiro carro no parque de apoio
11h – Largada do primeiro carro na Prova Especial
19h – Briefing (motos, quadriciclos, UTVs)
19h30 – Briefing (carros e caminhões)

16 de março – domingo
8h – Largada da primeira moto no parque de apoio
8h30 – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h – Largada do primeiro carro no parque de apoio
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
16h – Cerimonial de premiação

O Rally do Espírito Santo é realizado por Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Linhares, Prefeitura Municipal de São Mateus, BRP Can Am, DNA Comunicação Digital, Bike Box e Calibri

Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471
Foto: Doni Castilho/DFOTOS