logo-erb-brancoverm

Luiz Facco e Humberto Ribeiro são Campeões Brasileiros de Rally Cross Country, em Barra Bonita

Bastou apenas o 4º lugar na categoria, no Rally Rota Sudeste, para a dupla da Equipe Acelera Siriema confirmar o título da temporada 2013 na Pró Brasil
rota-final-facco

 
Missão é dada é missão cumprida. E, foi assim, que Luiz Facco e Humberto Ribeiro finalizaram o Rally Rota Sudeste, neste sábado (16), com o título de Campeões Brasileiros de Rally Cross Country, na categoria Pró Brasil. Bastou apenas o 4ª lugar, no acumulado dos dois dias de disputa, em Barra Bonita (SP), para a Equipe Acelera Siriema faturou o campeonato, com uma prova de antecedência, pois a temporada termina em 14 de dezembro, com a etapa Amigos.

Com a conquista, Facco é tetracampeão brasileiro na modalidade (2007, 2011, 2012, 2013) sendo que na Pró Brasil é bicampeão pelo segundo ano consecutivo. A bordo de uma Mitsubishi L200 SR, o piloto paulista iniciou a temporada 2013, com equipe própria e infraestrutura diferenciada e o projeto decolou.

“Foi muito bom conquistar este título neste fim de semana, que corou o trabalho excelente da equipe. Começamos a desenvolver o carro no ano passado e ficou super confiável e seguro, por isto, este título tem um sabor especial”, comemora Facco. “Compartilho esta vitória com a toda a equipe, minha família e agradeço ao meu navegador pelo trabalho e também aos patrocinadores que acreditaram mais uma vez no nosso time”, completa.

Apesar de o navegador de Teresina, no Piauí, ter entrado na equipe em junho, o seu trabalho foi fundamental para a conquista. “É muito gratificante poder conquistar esta vitória com o Facco. Já cheguei em uma equipe onde tudo está funcionamento perfeitamente e o resultado é apenas o resultado de decisões acertadas que foram tomadas no ano passado, quando iniciaram a preparação do carro”, explica Ribeiro que faturou o segundo título brasileiro no rally.

Segundo dia de prova – Neste domingo (15), a Facco e Ribeiro vinham mantendo um ritmo de prova forte, com todo o conjunto – piloto, navegador e equipamento – em sintonia, e estavam entre os ponteiros da categoria, mas faltando apenas 10 quilômetros para o final do trecho cronometrado de 215 quilômetros, o carro teve um problema mecânico e não foi possível terminarem a Especial. Com a segunda colocação de sexta, na categoria, o acumulado dos dois dias de prova lhes rendeu o quarto lugar no pódio da Pró Brasil, suficiente para sair com o título nas mãos, pois chegaram à estância turística de Barra Bonita liderando com ampla vantagem o campeonato. O rally de rodada dupla foi válido pelas 16ª e 17ª etapas do Campeonato Brasileiro e pela 4ª do ranking paulista. A dupla vencedora do 7º Rally Rota Sudeste, nos Carros, foi Reinaldo Varela/Du Sachs (categoria Protótipos).

A Equipe Acelera Siriema, que tem sede na região de Alphaville, em São Paulo, tem o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias e Acelera Siriema Rally.

Mércia Suzuki
Foto: Sanderson Pereira/Photo-S