Rally Erechim

Ford Racing Trucks/Território Motorsport acelera no fim de semana no Rally dos Bandeirantes

F4000 Território 4x4 será pilotado pelo maranhense Fábio Freire que contará com Fábio Grochowsky na navegação e mais Henrique Furika

bandeirantes-ford

São Paulo, 10 de outubro de 2013 – São José dos Campos, no interior paulista, sediará pela primeira vez neste fim de semana, 12 e 13, o Rally dos Bandeirantes, tradicional prova de Rally Cross Country que chega a 11ª edição. Os principais nomes da modalidade e grandes equipes se encontrarão na disputa, entre eles, a Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsports (Tatuí/SP) que apresenta uma nova formação: o piloto maranhense Fábio Freire, o navegador paulista Fábio Grochowsky e o co-piloto e mecânico Henrique Furika. O trio estará a bordo do F4000 Território 4×4 e competirá pela categoria dos Caminhões Leves.

Freire estreou na equipe em 2012, quando pilotou um dos caminhões no Rally dos Sertões e aprovou a experiência, tanto que está ansioso para acelerar neste fim de semana. “Voltar a pilotar um caminhão é bom demais. Minha adaptação no ano passado foi rápida e bem positiva, tanto que conquistamos pódio nos Caminhões Leves, logo no meu primeiro Sertões”, explica o piloto que faz sua estreia no Rally dos Bandeirantes. “Sabemos que é uma prova de alto nível técnico e vamos trabalhar para uma boa colocação seguindo sempre este lema: ser rápido, prudente e chegar em todas as etapas”, completa Freire.

Velocidade e adrenalina prometem contagiar os competidores ao longo de 265 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em três Especiais de 75 quilômetros cada. Serão duas Especiais no sábado e uma no domingo. O percurso da prova passará por Taubaté e Caçapava Velha, que incluirá a passagem pelas fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição.

Apesar de veterano no Rally dos Bandeirantes, Grochowsky navegará pela primeira vez na categoria. “Será minha estreia nos Caminhões mas a expectativa é das melhores porque o caminhão preparado pela equipe Território é muito rápido e confiável. As provas do Deco (Muniz) sempre foram muito técnicas e excelentes, então só podemos esperar por Especiais bem rápidas e emocionantes”, explica o navegador.

Freire e Grochowsky formaram dupla nesta temporada, quando disputaram o Rally dos Sertões em agosto, a bordo de um Troller T4, pela equipe Troller Racing/Território Motorsport. A dupla garantiu o terceiro lugar na categoria e, agora, vai se aventurar em nova categoria e desafio, mas com a mesma garra e empenho.

Super Prime – O Rally dos Bandeirantes contará também com um Super Prime no sábado, a partir das 15 horas, na área externa ao Parque da Cidade. Foi montado um circuito fechado de aproximadamente 2 quilômetros, no qual os competidores largarão de dois em dois, e quem marcar o menor tempo se classifica para a bateria seguinte, até sobrar apenas um veículo. O Super Prime será aberto ao público que deverá trocar 2 quilos de alimentos ou um brinquedo por um ingresso, que será doado para o fundo social de São José dos Campos.

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Gafor Logística, Garrett, Cummins, Eaton, Matheus e Truckvan.

Programação Rally dos Bandeirantes – S.José dos Campos/SP
12/10 – sábado
8h30 – Largada – Parque da Cidade – São José dos Campos
9h30 -Largada para a Especial 01 – 75 quilômetros (Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição) – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha.
12h30 – Largada da Prova Especial 02 – 75 quilômetros
15h30 – Início Super Prime – 1,5 km (Especial 03) – Parque da Cidade
19h30 – Briefing – Parque da Cidade

13/10 – domingo
8h00 – Largada – Parque da Cidade – Sao José dos Campos
9h00 -Largada para a Especial 01 – 75 quilômetros (Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição) – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha.
11h30 – Largada da Prova Especial 02 – 75 quilômetros
14h30 – Início do almoço de premiação – Local à definir – São José dos Campos
15h30 – Início da Premiação
16h30 – Encerramento do evento

Mércia Suzuki
Foto: Fabio Davini/Dfotos