Rally Erechim

Melhor brasileira, Equipe Mitsubishi Petrobras finaliza Rally dos Sertões com objetivo cumprido

Guiga Spinelli e Youssef Haddad confirmam segundo lugar e são a melhor dupla brasileira, atrás apenas dos franceses Peterhansel e Cottret

final-guiga

Goiânia (GO), 3 de agosto de 2013 – Foram 10 dias, oito cidades e 4.115 quilômetros rodados entre os Estados de Goiás e Tocantins. A 21ª edição do Rally dos Sertões acaba neste sábado com a Equipe Mitsubishi Petrobras como a melhor brasileira entre os carros.

A dupla formada por Guilherme Spinelli, piloto, e Youssef Haddad, navegador, ficou em segundo lugar, atrás apenas dos franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret. O piloto Peterhansel, uma lenda viva do esporte que soma 11 títulos do Rally Dakar, conquistou a vitória pelo segundo ano consecutivo.

“Sem dúvida nenhuma completar o Sertões já é uma vitória. É um rally duríssimo, segundo mais difícil do mundo. Conseguir completar em segundo lugar, na estreia do ASX Racing, é com certeza um excelente resultado”, conta Guiga Spinelli. “Ainda mais que a vitória ficou nas mãos de Peterhansel e Cottret, a melhor dupla da história do rally cross country.”

Com o resultado, a Equipe Mitsubishi Petrobras cumpre sua missão no maior desafio off-road do País e segundo maior do mundo, que contou 2.488 quilômetros de especiais cronometradas. “Nosso objetivo era brigar pela vitória, mas tivemos alguns problemas eletrônicos e 13 pneus furados, o que acabou nos deixando fora da briga pelo primeiro lugar”, fala Youssef.

Depois de três rallys de deserto, foi a estreia do ASX Racing em um rally de estradas de terra e a primeira vez do carro no Brasil. A explicação de tantas trocas de pneus foi um superaquecimento nos freios traseiros, que estava esquentando roda e pneu, fragilizando as válvulas.

“A gente sabia que, por ser o primeiro rally de estradas do ASX, seria preciso trabalhar bastante no desenvolvimento do carro”, conta Youssef. “Fizemos diferentes regulagens e aprendemos muito. Com certeza o ASX Racing termina o rally melhor do que começou”, completa Guiga.

Parceria vitoriosa
A parceria entre Guiga Spinelli e Youssef Haddad completou quatro anos em 2013. Sempre os melhores brasileiros nas competições internacionais que participaram, a dupla passou a defender as cores do Brasil e da Petrobras, o que deu origem à equipe Mitsubishi Petrobras.

“A Equipe Mitsubishi Petrobras funcionou muito bem sempre. Andamos rápido o rally inteiro, apesar dos problemas que enfrentamos. A navegação do Youssef foi impecável, limpa, sem nenhum erro. E, mais uma vez, o ASX Racing demonstrou muita durabilidade, resistência e velocidade”, exalta Guiga.

Duas vezes campeão do Rally dos Sertões ao lado de Guiga, Youssef comemora a boa parceria. “Foi um bom resultado, estamos contentes pela prova e muito felizes com nosso entrosamento. Foi uma prova limpa tanto de navegação quanto de pilotagem, sem nenhum susto. Ano que vem estaremos aqui de novo, mais uma vez motivados para buscar a vitória”, promete o navegador.

A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, iCarros, URacer, Pro Tune e Axalta-Standox.

Carolina Vasconcellos
Thiago Padovanni
Fernando Solano – Gerente de Comunicação
Foto: Marcelo Maragni/Foto Arena