Search
Close this search box.

Sertões: Kolberg/França vence novamente na T1

Dupla parte para dia final de competições com o inovador carro movido a diesel de cana-de-açúcar

A dupla formada por Klever Kolberg e Flávio França foi a grande vencedora do penúltimo dia do Rally dos Sertões na categoria protótipos T1. No trecho cronometrado de 264 km, os competidores do inovador protótipo T-Rex movido a diesel de cana-de-açúcar da Mobil MEM Motorsports também terminaram em terceiro no geral.

Isso provocou uma ligeira melhora da dupla na classificação geral, uma vez que a troca do motor minou as chances de título de Kolberg e França – agora estão em 18º. Contudo, o fato de estarem conseguindo completar a competição a bordo de um projeto pioneiro já transformam a participação da dupla em uma vitória histórica para a tecnologia de combustíveis mundial.

Sobre o dia em si, o piloto destacou a dificuldade principalmente no último setor do trajeto. “O final da especial foi de navegação difícil e muitos trechos com sombra; às vezes era dificil achar as referências. Foi um dia bem perigoso, com muitos penhascos e desfiladeiros, entao a tocada foi mais tensa. O dia hoje foi mentalmente desgastante, pois definitivamente não foi dos mais divertidos”, comenta.

O dia final de competições do Rally dos Sertões será composto de 123 km de trecho cronometrado entre os 290 que ligam Goianésia a Goiânia, onde o rally começou nove dias atrás.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

Acesse o site do piloto: http://www.klever.com.br

Para acompanhar o desempenho da equipe acesse o site http://www.klever.com.br e siga a equipe no Twitter (http://www.twitter.com/kleverkolberg) e no Facebook (http://www.facebook.com/kleverkolberg). 
 
Cleber Bernuci/ Caio Moraes/ Rodolpho Siqueira
Foto: Marcelo Maragni/Webventure