Rally Erechim

Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Prólogo. Nos carros, Spinelli/Haddad larga na frente

Dupla Baumgart/Cincea vence Prólogo, mas Spinelli/Haddad leva o Super Prime. Peterhansel/Cottret sofre penalização e parte da 3ª. posição. Nos caminhões, Piano/Mendes/Sales sai na frente

25-oficial

O frio intenso que anda congelando o sul do país chegou a Goiânia, fazendo com que a manhã da abertura da 21ª. edição do Rally dos Sertões vivesse um dia atípico, com os termômetros despencando abaixo dos 10 graus. Porém, poucos minutos antes do início do Prólogo, que define a ordem de largada para a maior prova off road do Brasil, o sol surgiu e todos entraram no verdadeiro clima do Sertões para a disputa do Prólogo e do Super Prime, com os oito melhores em sistema de mata-mata. Amanhã os competidores seguem rumo a Pirenópolis, para uma especial de 84 km, um curto aquecimento antes do que está por vir: um total de 4.115 quilômetros de prova, sendo 2.488 quilômetros de trechos cronometrados, uma das maiores porcentagens de especiais (60,4%) da história do rally.

Emoções e frustrações marcaram o Prólogo. Os melhores foram os irmãos Baumgart, com Marcos em primeiro e Cristian em segundo, ambos com Mitsubishi Triton Evo. O tetracampeão do Rally dos Sertões Guilherme Spinelli e seu navegador Youssef Haddad, com o super Mitsubishi ASX, terminaram na 3ª posição, já que a lenda do rally mundial, os franceses Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Mini All4) foram penalizados por tocarem num “bump”.

Em seguida, os 8 melhores do Prólogo retornaram ao circuito de 1,6 km na Arena montada em frente ao Flamboyant Shopping Center para o Super Prime e para frustação de Peterhansel/Cottret uma nova penalização, dessa vez aplicada erroneamente por um oficial da prova, tirou as chances dos franceses de brigar pela ponta. Ao final, após o reconhecimento do erro pelos comissários desportivos, houve uma reclassificação dos tempos e constatado que sua posição final no Super Prime foi o terceiro tempo.

Assim, Spinelli/Haddad bateu Marcus Mello/Eduardo Costa, que obteve um excelente resultado com o 6º. Lugar no Prólogo com um Mitsubishi Proton da categoria Pro Brasil; depois levou a melhor sobre Marcos Baumgart e no final venceu a dupla Klever Kolberg/Flavio França (MEM-T-Rex) para partir da posição de honra da prova.

“Ganhar qualquer coisa é sempre muito bom. O Prólogo é muito divertido na disputa de mata-mata, mas o mais importante é poder escolher a posição de largada. Sair na frente era o que queríamos. O rally está só começando, temos nove dias pela frente e muita coisa pode acontecer. Mas ficamos bem satisfeitos com este início”, disse Guiga. Youssef, seu navegador, completou: “Vamos andar no nosso limite desde a primeira curva para sermos competitivos, não temos escolha, vamos atacar ao máximo”.

Nos caminhões, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks) foi o mais rápido, seguido pelo Mercedes Benz de Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing).

Amanhã, segundo adiantou a direção técnica da prova, será uma especial curta para os ajustes dos equipamentos. Começa sinuosa com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido com travessias de riachos. A prova entra num trecho mais travado com muitas descidas e subidas íngremes entrando numa zona de Trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média, seguindo assim até o final.

Próxima etapa:
1ª Etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) – Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

Posição final de largada da 1ª. etapa de Carros já escolhida pelas duplas*

1º GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD T1F
2º STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET T1F
3º KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA PT1
4º. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA PT1
5º CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI PT1
6º. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI PT1
7º. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKELPBR
8º MARCUS MELLO/EDUARDO COSTA PBR

*os 8 melhores do Super Prime escolhem a posição que querem largar na especial

Fotos do Rally dos Sertões para download: https://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875

Veja a programação completa: https://www.sertoes.com/Programacao_2013.html

E a lista de inscritos para o Rally dos Sertões 2013: https://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
https://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube – Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

FGCom
Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci
Foto: Gustavo Epifanio / Foto Arena