Search
Close this search box.

Com apoio ao Rally dos Sertões, Goiás espera aumento de 20% na movimentação da economia

Considerada uma grande ferramenta na divulgação do Estado, evento movimenta cadeia produtiva e aumenta o turismo na região. Competição vai de 25 de julho a 3 de agosto, com partida e chegada em Goiânia

O Rally dos Sertões percorrerá o Estado de Goiás pelo 11º ano, em uma parceria que rendeu largadas e chegadas no estado mais central do país por dez temporadas consecutivas. Após o hiato de 2012, em que a prova foi do Maranhão ao Ceará percorrendo o eixo Nordeste-Norte-Nordeste, Goiás volta garantindo apoio logístico e operacional ao evento com a largada na capital Goiânia, que já foi palco do Sertões em outras dez edições. A única vez que o rally teve largada e chegada na mesma cidade foi em 2005, na mesma Goiânia. Por meio de 13 órgãos estaduais que irão agir de forma direta, o Governo do Estado prepara uma verdadeira operação para receber o maior rally do mundo disputado dentro de um único país em 80% do trajeto, que corresponde exatamente à área de Goiás.

Depois do prólogo em Goiânia, a competição segue rumo a Pirenópolis, Uruaçu e Porangatu, entrando no Estado do Tocantins por Natividade e permanecendo dois dias na capital Palmas. No retorno, a caravana que movimenta cerca de três mil pessoas envolvidas diretamente na prova passa por Minaçu, Goianésia e faz a chegada em Goiânia no dia 3 de agosto.

“O governador Marconi Perillo criou por decreto uma comissão composta por 13 órgãos que irão agir de maneira direta, desde Segurança Pública, Gabinete Militar, Polícia Militar, Bombeiros, setores de saneamento, transportes, turismo e voluntários que serão envolvidos para dar maior suporte e toda estrutura para o evento, e não só em segurança, mas também na logística do evento todo dentro do nosso estado”, destaca Carlos Ronay, diretor de Gestão e Planejamento da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas) e que também atua como coordenador geral do Rally dos Sertões em Goiás.

Segundo o diretor, grande parte da mão de obra envolvida na montagem, divulgação e coordenação do evento em Goiânia é proveniente de moradores da região. Ronay afirma também que a parceria com o Sertões é benéfica tanto para o evento como para o Estado, que maximiza as receitas trazidas para a região por equipes vindas de todo o país e também de várias partes do mundo, já que em 2013 o rally é parte do calendário do Campeonato Mundial de Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos e quadriciclos.

“Estimamos que entre competidores, equipes, organização, imprensa nacional e internacional e visitantes vindos de várias partes a cidade de Goiânia deva receber algo entre 20 e 30 mil visitantes. Nas outras cidades também haverá grande movimentação para moradores e comerciantes. Isso também gera grande impacto na rede hoteleira, comercial e de serviços, injetando algo em torno de R$ 30 a 40 milhões no Estado”, estipulou Ronay.

“A cada ano o número de visitantes e de empregos gerados direta e indiretamente aumentou significativamente, e esperamos um acréscimo de 20% em relação a 2011, que foi a última vez que Goiás recebeu o evento. Em termos de geração de empregos diretos e indiretos, esse número deve ultrapassar as 500 vagas preenchidas”, apontou Ronay, que fez questão de ressaltar o potencial turístico das regiões que o rally irá percorrer. “O roteiro do Sertões sempre tem um grande apelo turístico, principalmente no que diz respeito ao turismo de aventura e ao ecoturismo. Nosso estado é riquíssimo em atrações naturais e culturais distribuídas em nossas chapadas, planaltos e nas vastas extensões de campos abertos”, lembrou.

Diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do evento, Marcos Moraes comemorou o retorno do Rally dos Sertões a Goiás e destacou os atrativos da região na organização de uma prova como o Sertões. “Goiás é um estado fantástico e que todas as vezes recebe o evento de braços abertos. O que vimos em Goiânia todas as vezes em que estivemos lá foi um público empolgado com a competição, que comparece, que acompanha e está sempre próximo. Muito do que o Sertões é hoje devemos ao Estado de Goiás, que sempre nos acolheu e nos apoiou de maneira espetacular. E mais do que isso, as belezas naturais da região possibilitam que possamos organizar provas inovadoras e de altíssimo nível técnico para os competidores, além das paisagens espetaculares pelas quais passamos”, destacou Moraes.

“Estamos ansiosos pelo início de mais um Rally dos Sertões em parceria com Goiás. Tenho certeza de que vai ser um belíssimo evento. Será o 11º ano de nossa parceria, e eles conseguem fazer cada vez mais um trabalho melhor, o que nos impressiona muito”, concluiu.

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
https://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube – Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Cleber Bernuci
Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena