Peterhansel e Cottret confirmam presença no Rally dos Sertões e buscam o bicampeonato

Franceses estarão na disputa com o Mini All4 Racing e a briga promete ser boa com o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi ASX

sertoes-antes-oficial-peterhansel

Um dia após divulgar a lista de motos, quadris e UTVs, com grandes feras no off-road nacional e internacional, a Dunas Race – organizadora do Rally dos Sertões – anuncia os nomes dos pilotos e navegadores confirmados para a disputa de carros e caminhões na 21ª edição do maior rally do mundo disputado dentro de um único país.

Nos carros, o lendário Stephane Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret chegam para lutar pelo bicampeonato, a bordo do Mini All4 Racing, vencedor da edição de 20 anos em 2012. Mas, novamente, a dupla terá de enfrentar um forte oponente na disputa da categoria T1-FIA: o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi ASX.

A briga promete ser boa e já começa em menos de duas semanas, na largada do rally em Goiânia (GO), no dia 25. A divisão carros ainda terá mais quatro categorias: Protótipos T1, Super Production, Pró Brasil e Production T2. São pilotos e navegadores de quatro países: Brasil, França, Chile e Holanda.

“Assim como nas motos, vai ser uma disputa de tirar o fôlego. Em 2012, o Peterhansel e o Cottret chegaram para disputar o Sertões pela primeira vez e faturaram o título. Agora teremos um dos rallys mais difíceis pela frente e já estamos todos ansiosos para ver essas duplas em ação, ao lado de outros nomes tão fortes, confirmados nas demais categorias”, enfatiza Sabrina Proença, responsável pelo Departamento de Competição da Dunas Race.

Na Protótipos T1, a disputa também deve ser intensa do começo ao fim do rally. Marcos Moraes, vice-campeão em 2012, não estará competindo, já que voltou ao comando da organização da prova. Mas “passa o bastão” para o filho Lucas Moares, atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que vai correr as quatro primeiras etapas, válidas pelo Sertões Series. “Estou encarando como uma diversão, para conhecer um pouco o nosso evento por ‘dentro’”, comenta Lucas, que terá o navegador Weidner Moreira a bordo do protótipo Sherpa.

Na direção do protótipo T-Rex – pilotado por Marcos Moraes em 2012 -, estará o experiente Klever Kolberg, ao lado de Flavio França. A categoria ainda terá os irmãos Cristian e Marcos Baumgart, com os navegadores Beco Andreotti e Kleber Cincea, respectivamente, e suas Mitsubishi L200 Triton Evo.

Na Super Production, Glaucio Vanderlinde (campeão da Production T2 em 2012) está entre os nomes fortes, ao lado do navegador André Lucas Munhoz (Mitsubishi TR4).

Já Jorge Wagenfuhr Junior e Marcos Panstein – campeões da Super Production em 2012 – decidiram encarar um novo desafio e estarão na Pró Brasil este ano. Com a ausência dos atuais campeões Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que se recuperam de um acidente sofrido no Mundial de Rally, os vice-campeões de 2012 Mauro Guedes e Neurivan Calado (Mitsubishi Proton) também estão entre os favoritos na categoria.

E, na categoria Prodution T2, o Sertões terá o retorno do casal Willem van Hees e Doris van Hees (Troller). Ulysses Marinzeck Filho, que vinha competindo nos caminhões, também estará na categoria com a Troller.

Os Gigantes dos Sertões

Na categoria caminhões, Carlos Policarpo, Romulo Seccomandi e Davi Fonseca lutam por mais um título na categoria Leves, com um Ford F400. A briga será com o trio Felicio Tadeu Bragante / Ricardo de Paula Costa / Nelson Corder Junior, também com um Ford F400.

Entre os pesados, os atuais campeões Guido Salvini Netto / Flavio Bisi / Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725 4×4) disputarão o título com o pentacampeão Edu Piano e os navegadores Solon Mendes e Antonio Carlos de Sales (Ford Cargo 1933 4×4).

O Sertões 2013 será disputado do dia 25 de julho a 3 de agosto, com largada e chegada em Goiânia (GO). Serão mais de 4 mil quilômetros em 10 etapas da competição.

Veja a lista completa dos competidores de carros e caminhões:
https://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
https://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube – Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Cleber Bernuci
Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena