Search
Close this search box.

Rally dos Sertões: Kffuri e Czech partem com tudo para mais um desafio

Dupla paranaense contará com novo carro e está otimista por um excelente resultado na categoria Production T2

São Paulo, 10 de julho de 2013 – Foram meses de preparação e muita expectativa, mas agora a contagem é regressiva para a largada da temporada 2013 do Rally dos Sertões. A maior competição off-road do país acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto no coração do Brasil, e contará novamente com a presença do piloto Marcos Kffuri e navegador Rodrigo Czech com apoio da Equipe Off Tech. A bordo de um novo veículo, a dupla espera com ansiedade brigar pelo título da categoria Production T2 entre os carros inscritos na prova.

Para encarar o desafio de mais um Rally dos Sertões, a equipe fará estreia com o veículo Toyota FJ Cruiser, que segundo Kffuri os testes realizados até o momento foram positivos, e o piloto acredita que o carro irá obter um bom desempenho na competição. “Tenho este projeto na cabeça há dois anos, e conseguimos obter o veículo no início do ano, quando iniciamos a preparação. Construímos tudo muito rápido, e devido às características do FJ Cruiser, pois os fornecedores tinham peças prontas para substituir as adaptações que são permitidas na nossa categoria”, explicou.

Por conta do curto espaço de tempo entre a preparação do carro, e a largada inicial do Rally dos Sertões, a dupla fez sua estreia a bordo do veículo em Avaré, na disputa do Sertões Series. Apesar disso, Kffuri acredita que o carro tem correspondido bem à expectativa. “Estamos agora prevendo mais um teste, antes do Sertões, mas os resultados obtidos até aqui têm sido bons”, relatou.

Este ano o Rally dos Sertões terá um percurso de 4.115 quilômetros, sendo que 60% do total será em especiais cronometradas e, o restante em deslocamentos, passando pelos estados de Goiás e Tocantins, e com largada de Goiânia. Kffuri aprovou o roteiro. “Fui ao briefing sem saber se participaria da prova, e gostei muito do formato. Acredito que vai ser um grande desafio para todos os participantes. O fato de ter muitas características de pedras em todos os percursos mostra que o cuidado a ser tomado deverá ser em dobro”, analisou.

O piloto da Equipe Off Tech acredita que a organização do Rally dos Sertões preparou um roteiro pesado e quem souber poupar equipamento terá grandes chances de vencer o rally. Tem como objetivo principal completar todas as nove etapas com sucesso. “Temos isso em mente por dois motivos: primeiramente estaremos estreando um carro novo, que ainda não sei como irá se comportar em longos trechos de especial, e segundo porque quero vencer na minha categoria. Outro fator que me empolgou, foram os trechos de alta velocidade, onde poderemos chegar ao limite dos carros, ou dos pilotos. Vai ser interessante poder acelerar, pois estamos acostumados a competir em canaviais e fazendas de reflorestamento, onde estas oportunidades são raras”, disse.

O piloto destaca ainda a importância dos pneus em uma prova como Rally dos Sertões. “Com tantas pedras no caminho, um pneu furado pode decidir o rally. Teremos dias em que a variedade de terreno será grande, como no Jalapão. No roteiro haverá trechos somente em areia, e trechos com muitas pedras. Para o pneu ter um rendimento melhor, estas situações são opostas, e quem sabe um compressor possa acertar as pressões se necessário. Preciso avaliar as perdas de tempo”, completou.

As equipes se reúnem em Goiânia para o primeiro compromisso da 21ª edição do Rally dos Sertões a partir do dia 25 de julho. Na ocasião será realizado o Prólogo e Super Prime que irá definir a ordem de largada dos carros para a primeira de nove etapas da competição.

Marcos Kffuri e Rodrigo Czech tem patrocínio da Alternativa 4×4 Auto Peças.

Programação Rally dos Sertões 2013:

Goiânia (GO)
22/07 – Abertura da Secretaria de Prova
23/07 – Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 – Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings
Local: Em frente ao Shopping Flamboyant

1ª etapa: 25/07 – quinta-feira
Goiânia (GO) – Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) – Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) – Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) – Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) – Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) – Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) – Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) – Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) – Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) – Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana Santos
Foto: Luciano Santos/Sigcom