Search
Close this search box.

Rally Cuesta Off-Road: fartura de obstáculos

O 6º Rally Cuesta Off-Road começou do jeito que o competidor gosta: obstáculos logo nos primeiros metros de prova. Daí para frente foi preciso técnica, braço e coragem para acelerar

08 de junho de 2013 – Logo que o Sol raiou a organização do Rally Cuesta Off-Road já estava a postos para dar início a sexta edição do evento, que movimenta a cidade de Botucatu, SP, neste fim de semana, 08 e 09. O percurso deste primeiro dia largou bem próximo a um riacho raso com muitas pedras grandes e soltas. Os competidores atravessaram este primeiro obstáculo em alta velocidade, já sentindo as “marras” do primeiro trecho cronometrado.

O grid foi composto por 31 motos, 6 quadriciclos, 19 UTVs e 24 carros e caminhões. O terreno foi bem diversificado, apresentando areia, erosões, mais pedras, mata-burro, valas, lombadas, subidas e descidas. Foram 182 quilômetros de trecho cronometrado, mesclando a velocidade em setores de retas longas e trechos sinuosos. A organização da prova – a Arena Promoções e Evento – explorou áreas de plantações de eucalipto, descampados e o charme da Serra da Cuesta.

Motos, quadriciclos e UTVs

Neste sábado, o Rally Cuesta Off-Road somou pontos pela 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja – no qual pontuam as motos, quadriciclos e UTVs. Nesta modalidade, o caminho a ser percorrido é indicado por setas (sem a utilização de planilha de navegação).

Nas motos, o vencedor foi Júlio César Zavatti, que embora não esperasse por esse resultado, garantiu que entrou determinado a vencer. “O líder do campeonato está dez pontos à minha frente, por isso, eu precisava conquistar uma boa colocação para evitar que ele aumentasse a vantagem. Entrei focado e tomei muito cuidado para não cometer erros… E deu certo”, declarou o piloto, que elogiou o roteiro. “Foi bem elaborado e estava seguro para acelerar, com bastante sinalização”. Em segundo lugar ficou Denísio Nascimento, com apenas 36 segundos a frente de Ramon Sacilotti.

Entre os quadriciclos, Ernesto Jun Watashi foi o mais rápido do dia, na marca de 02h49min19s. “Logo no começo, nos deparamos com vários obstáculos, como poças d’água, curvas fechadas e muita areia. Além disso, não estamos acostumados com uma quilometragem tão longa, por isso, acredito que o preparo físico fez a diferença”, comentou Watashi, que completou. “Manter a calma e acelerar dentro do limite me proporcionaram esse resultado”. Os pilotos Gabriel Varela e Osmar de Mendonça Júnior completaram o pódio, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Na categoria que tem apenas dois anos de existência, a UTV, o piloto Aristides Mafra Júnior venceu com o tempo de 02h49min55s e segue firme na liderança do campeonato. “Essa foi uma prova bem pesada devido a alta quilometragem, e desde o início eu sabia que para vencer teria que ter uma tocada bem constante. Venci hoje com uma diferença de quatro minutos, por isso, a estratégia para amanhã será administrar essa vantagem, desenvolver uma pilotagem bem consciente, para poupar o carro e evitar quebras”. Seguido dele veio Renato Meinberg, com Nuno Fojo em terceiro lugar.

Carros e caminhões

Às 10h50, os primeiro carro recebeu autorização para adentrar a especial. A briga dentro das trilhas foi boa, uma vez que a competição valeu pela 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros, e 4ª etapa para caminhões.

Entre os carros, a dupla formada por Romeu Franciosi e Rogério Almeida faturou o primeiro lugar, com uma vantagem de 01min55s para José Hélio Rodrigues e Weidner Moreira. “Foi a primeira vez com esse carro e com o navegador (Rogério). Nós fizemos uma especial sem hodômetro e apenas com uma marcha, sem ré… Apesar das falhas mecânicas, saímos satisfeitos, pois estamos mais entrosados e dominando o veículo, o que nos permitiu obter esse resultado”. O navegador Almeida, ainda destacou: ” Quero agradecer ao meu parceiro pela confiança, e que amanhã nós possamos repetir esse resultado”, concluiu. Na terceira posição vieram Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

Entre os caminhões, Carlos Policarpo, Romulo Seccomandi e Davi Fonseca aceleram mais fundo entre os Leves. “Puro raid, extremamente pesada… Boa para acelerar, mas com piso duro, que pediu cuidado para não danificar o equipamento”, falou Policarpo. E na categoria dos Pesados, melhor para Guido Salvini, Flávio Bisi e Fernando Chwaigert. “Enfrentamos problemas com um carro que capotou e obstruiu o caminho. Perdemos muito tempo para conseguir passar por ali, pois o lugar era bem estreito e o nosso Mercedes-Benz Atego 1725 é grande e largo”, explicou Salvini.

O 6º Rally Cuesta Off-Road prossegue neste domingo, com a realização de mais uma etapa dos certames nacionais. O percurso será o mesmo de hoje, porém, os participantes terão uma vantagem: por conhecerem o caminho e suas peculiaridades, poderão acelerar mais forte e arrojar nas manobras. Logo, a competitividade será acirrada, uma vez que todos querem subir ao pódio.

Resultado – 1º dia de prova

1º Julio Cesar Zavatti, 02h38min11s
2º Denísio Nascimento, 02h42min09s
3º Ramon Sacilotti, 02h42min46s
4º Joaquim Gouveia, 02h44min07s
5º Rodolpho Costa, 02h44min51s

Quadriciclos

1º Ernesto Jun Watashi, 02h49min19s
2º Gabriel Varela, 02h58min04s
3º Osmar de Mendonça Júnior, 02h59min13s
4º Milton Martens, 05h09min43s

UTVs

1º Aristides Mafra Júnior, 02h49min55s
2º Renato Meinberg, 02h50min14s
3º Nuno Fojo, 02h50min22s
4º Fábio Wolf Campos, 02h50min23s
5º Carlos Collet, 02h53min16s

Carros

1º Romeu Franciosi/Rogério Almeida, 03h04min17s
2º José Hélio Rodrigues/Weidner Moreira, 03h06min13s
3º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 03h09min01s
4º Régis Braga/Ana Carolina Braga, 03h11min05s
5º Rodrigo Meinberg/João Stal, 03h14min42s

Caminhões

1º Carlos Policarpo/Romulo Seccomandi/Davi Fonseca, 03h48min13s
2º Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Cordeiro, 04h07min58s
3º Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, 04h23min57s

Programação:

09/06 – domingo
Segunda prova
7h às 8h30 – Secretaria de prova (Primar Plaza Hotel)
8h – Largada especial: motos, quadris e UTVs (Ginásio de Esportes)
10h30 – Largada especial: carros e caminhões (Ginásio de Esportes)
13h30 – Previsão de chegada
15h – Premiação (Primar Plaza Hotel)

Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471 
Foto: Doni Castilho/DFOTOS