Helena Soares e Cláudia Grandi completam com sucesso etapa de abertura do Rally Cuesta Off-Road

Dupla feminina estreou com êxito na competição válida pelo brasileiro de cross country

cuesta-sabado-helena

Botucatu (SP) – 08 de junho de 2013 – A cidade de Botucatu, no interior paulista, viveu neste sábado as primeiras emoções de mais uma disputa do off-road nacional. Foi realizada a primeira etapa da 6ª edição do Rally Cuesta Off-Road. Para Helena Soares e Cláudia Grandi a primeira etapa da prova marcou também a estreia da equipe na prova. Competindo pela categoria Super Production, a dupla feminina completou o primeiro dia de rally na terceira posição em 03h23m09s. Confiantes, Helena e Cláudia apostam em um segundo dia ainda melhor.

Equipes de motos, UVTs, quadriciclos, carros e caminhões tiveram um percurso cronometrado de cerca de 179 quilômetros, passando por propriedades particulares de reflorestamento de eucalipto e pela Serra da Cuesta, uma prova extremamente difícil e que exigiu muita habilidade dos competidores, conforme conta a piloto Helena Soares.

“Me surpreendi bastante com o nível de dificuldade da prova, exigiu bastante da dupla e do nossos equipamento. O percurso contava com muitas lombas, curvas, com trechos travados, e com isso, sofremos para conseguir segurar o carro. Tivemos que ter muita prudência e nossa suspensão trabalhou bastante. A especial tinha plantação de eucalipto dos dois lados, sem área de escape, muita gente chegou com o carro avariado, mas conseguimos completar a etapa com o nosso carro intacto”, relatou Helena.

Segundo Helena, o resultado só não foi melhor por conta de um problema na pressão da turbina do Mitsubishi L200 da equipe. “Logo que largamos, percebi que estávamos sem pressão, e isso fez com que não conseguíssemos atingir uma boa velocidade, acabou segurando a minha vontade de acelerar”, disse.

Para a segunda etapa que será realizada neste domingo (09), Helena espera recuperar o prejuízo. “Comecei a temporada do brasileiro na liderança da Super Production, e viemos aqui para recuperar, já que ficamos de fora da última etapa. Para amanhã, vamos realizar alguns ajustes, e com certeza espero que a gente consiga andar mais forte”, completou.

De acordo com a navegadora Cláudia Grandi, a prova foi tensa, com muitas referências próximas na planilha de navegação, mas o fato da segunda etapa ter o mesmo percurso deixa a equipe otimista para tentar baixar o tempo da especial. “Nossa estratégia será de ter mais concentração, acredito que será mais fácil pois já conhecemos o terreno, hoje foi bom, mas acredito que amanhã será ainda melhor”, disse.

Neste domingo, as equipes retornam as trilhas para a segunda etapa do Rally Cuesta Off-Road, o percurso será o mesmo de sábado, e a previsão de largada da especial para os carros é a partir das 10h30.

Helena Soares e Claudia Grandi, contam com o patrocínio de: Petroball, Grupo Marcus França, Clarabella, Tv Diferente, Revista Nova Imagem, Grupo Zero Onze, Escutae e apoio de: Estética Pollyana Lopes, Telexfree e Telexfast.

Resultado Super Production – 1ª Etapa Rally Cuesta Off-Road

1) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad – 03:07:57,4
2) Régis Braga Maia/Ana Carolina Sena Braga – 03:11:05,3
3) Helena Soares/ Cláudia Grandi – 03:23:09,5
4) André Franco de Miranda/Osmar Dehn João- 03:24:19,7
5) Roberto Takashima / Alisson Pedroso – 04:00:00,0

Programação – 2ª Etapa Rally Cuesta Off-Road

09/06 – domingo
7h às 8h30 – Secretaria de prova (Primar Plaza Hotel)
8h – Largada especial: motos, quadris e UTVs (Ginásio de Esportes)
10h30 – Largada especial: carros e caminhões (Ginásio de Esportes)
13h30 – Previsão de chegada
15h – Premiação (Primar Plaza Hotel)

Luciana Gomes
Foto: Fábio Davini/DFotos