Search
Close this search box.

Luiz Facco disputa o Rally Cuesta Off-Road com foco para manter a liderança no Brasileiro

Líder na Pró Brasil, o piloto passa a contar, a partir da prova deste fim de semana, com a navegação de Humberto Ribeiro

Botucatu, no interior paulista, é o destino da Equipe Acelera Siriema neste fim de semana, 8 e 9 de junho, quando será disputado o Rally Cuesta Off-Road, válido pelas 8ª e 9ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Líder do ranking nacional na categoria Pró Brasil, Luiz Facco terá um novo navegador a partir desta etapa, o brasiliense Humberto Ribeiro.

O desafio da vez será encarar um roteiro de alto nível técnico de aproximadamente 240 quilômetros, em cada dia, que prometem muita adrenalina aos competidores. Piso arenoso, área mais descampadas, trechos de serras com subidas e descidas, em meio a plantações de eucaliptos exigirão técnica e habilidade das equipes.

Facco seguirá para Botucatu com foco total para abrir ainda mais a vantagem no Campeonato Brasileiro e também nos acertos finais para o Rally dos Sertões, uma vez que esta é a última etapa antes da principal prova do calendário nacional. “Nosso principal objetivo será o de marcar o maior número de pontos neste fim de semana para fortalecer nossa liderança e fazer os ajustes necessários no carro, que tem mostrado um desempenho exemplar”, diz o piloto, que atualmente está com 52 pontos. “Logicamente haverá uma adaptação natural, mas vamos trabalhar para que este entrosamento entre navegação e pilotagem seja rápido e ele é muito benvindo à equipe”, completa.

O navegador também acredita que não terão problemas para se adaptar, mas sabe que o entrosamento só vem com o tempo. “A estratégia será alinharmos o estilo da navegação que o Facco está acostumado para poder fazer o meu trabalho da melhor forma possível. Espero estrear com pé direito, pois ele é um piloto rápido e bastante dedicado e sempre busca o lugar mais alto do pódio e estou muito feliz com este convite”, explica.

Ribeiro iniciou no off-road em 1999, ao lado do pai no Piocerá, no Rally de Regularidade e, a partir de 2005, entrou para o Rally Cross Country. Desde então, participou de todas as temporadas nas principais provas e campeonatos – incluindo oito edições do Rally dos Sertões -, navegando para pilotos experientes. Ao longo de sua trajetória tem conquistado resultados expressivos nos campeonatos.

Além da categoria Carros, o Rally Cuesta Off-Road contará com Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTV´s. A área dos boxes estará concentrada no Ginásio de Esportes Mário Covas, à rua Maria Joana Félix Diniz, nº 1585- Vila Leopoldina, em Botucatu (próximo ao Primar Plaza Hotel).

A Equipe Acelera Siriema tem o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Victoria Qualidade, Fontoura Dias e Acelera Siriema Rally.

Programação Rally Cuesta Off-Road – Botucatu (SP)

08/06 – Sábado – 1ª Prova
7h às 8h30 – Secretaria de Prova
13h – Previsão de largada – carros e caminhões
17h – Previsão de chegada
20h – Briefing – carros e caminhões – Hotel Primar

09/06 – Domingo – 2ª Prova
7h às 8h30 – Secretaria de Prova
11h – Previsão de Largada – carros e caminhões
15h – Previsão de chegada
17h – Premiação Hotel Primar (R. Dr. José Freire Villas Boas, 468, Vila
Rodrigues – Botucatu, 18.601-378)

Mércia Suzuki
Foto: Alessandro Couto/Dfotos