Search
Close this search box.

6º Rally Cuesta Off-Road: equipes traçam estratégias para conquistar o título

Elaborar uma boa estratégia de prova fará toda a diferença para quem busca a vitória do Rally Cuesta Off-Road, que será realizado de 07 a 09 de junho

03 de junho de 2013 – Os veículos 4×4 estão prontos e os macacões e capacetes já foram separados… Assim, pilotos e navegadores de todo o País estarão na próxima sexta-feira, 07, em Botucatu, SP, para enfrentar mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e Rally Cross Country. Serão dois dias de disputas e um total de 480 quilômetros de percurso, com 404 de trecho cronometrado.

Vencer, todo competidor quer… Mas só consegue quem se sobressai. Para isto, traçar uma estratégia é fundamental. “Acredito que um bom plano deve abranger vários itens como: tipo de terreno, características particulares do percurso por onde vai se acelerar, condições climáticas e quilometragem da especial. Assim, é possível preparar adequadamente o veículo que será utilizado”, contou Nuno Fojo, que pilota na categoria UTVs. “A estratégia sempre muda, temos que moldá-la conforme os imprevistos aparecem. Quando bem aplicada, ela nos traz uma resposta positiva, como a vitória”, ressaltou.

O Rally Cuesta Off-Road é a etapa que antecede o Rally dos Sertões – o maior evento de rally cross country do Brasil -, por isso, os participantes aproveitarão a oportunidade para preparar e aplicar suas táticas, bem como treinar suas técnicas de pilotagem e navegação. De acordo com o piloto Luis Facco, um planejamento inadequado pode levar o time a perda de pontos, principalmente se o intuito é vencer. “É preciso analisar os concorrentes e avaliar quais são seus pontos fortes e fracos para estabelecer um plano que venha ao encontro dos objetivos da equipe. Não adianta planejar um objetivo inalcançável e nem traçar metas que estejam aquém de suas possibilidades”, enfatizou Facco, da categoria Carros.

O parque de apoio (boxes) estará montado no Ginásio de Esportes Mário Covas, onde acontecerão as vistorias dos veículos pelas CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo. No Hotel Primar serão realizados: briefing, secretaria de prova, premiação e onde ficará o quadro de avisos. Inscrições e mais informações em www.rallycuestaoffroad.com.br.

Programação:

07 de junho – sexta feira
10h às 19h – secretaria de prova
Primar Plaza Hotel

20h – Briefing e lançamento do evento (Primar Plaza Hotel)

08 de junho – sábado
Primeira prova
7h às 8:30 – Secretaria de prova (Primar Plaza Hotel)
9h – Largada promocional (obrigatória)
10h30 – Largada especial: moto, quadris e UTVs
13h – Largada especial: carros e caminhões
17h – Previsão de chegada
19h30 – Briefing motos e quadris (Primar Plaza Hotel)
20h – Briefing – carros e caminhões (Primar Plaza Hotel)

09/06 – domingo
Segunda prova
7h às 8h30 – Secretaria de prova (Primar Plaza Hotel)
8h – Largada especial: motos, quadris e UTVs (Ginásio de Esportes)
10h30 – Largada especial: carros e caminhões (Ginásio de Esportes)
13h30 – Previsão de chegada
15h – Premiação (Primar Plaza Hotel)

Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471 
Foto: Fábio Davini/DFOTOS