Search
Close this search box.

Varela e Gugelmin estão fora do Rally dos Sertões

Campeões mundiais priorizam recuperação após acidente no Catar

São Paulo, 11 de maio de 2013 – Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, atuais campeões da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country na categoria T2, anunciaram hoje que não disputarão a edição 2013 do Rally dos Sertões. A dupla do Divino Fogão Rally Team optou por seguir um intenso programa de recuperação física após o acidente sofrido na terceira etapa da temporada mundial de cross country neste ano e que provocou danos na coluna vertebral de ambos. Enquanto Varela foi aconselhado por médicos especializados a um tratamento que evita intervenções cirúrgicas, e portanto mais longo, Gugelmin foi operado para a implantação de uma placa e quatro parafusos de titânio e já iniciou seu período de fisioterapia.

O acidente aconteceu no primeiro dia do Sealine Cross Country Rally, quando ocupavam a segunda posição na classificação geral da terceira etapa da temporada. Após cruzar uma duna os brasileiros foram surpreendidos por outra e o choque frontal foi inevitável. Socorridos pela equipe médica da prova, Reinaldo e Gustavo foram removidos para o hospital central de Doha onde ficaram internados por alguns dias até que os médicos locais considerassem seguro o retorno de ambos para o Brasil. Em São Paulo Varela foi transferido para o hospital Oswaldo Cruz:

“Após vários exames e tomografias ficou claro que a possibilidade de um tratamento sem intervenção cirúrgica era uma opção viável para o meu caso. Será um processo um pouco mais longo e, sem dúvida, vai causar uma interrupção forçada na nossa temporada. Por tudo isso eu e o Gustavo concordamos em focar na nossa recuperação e só depois avaliar como e quando voltaremos às competições.”

O caso de Gugelmin, porém, impediu a mesma terapia, como explica o navegador que de volta ao País foi assistido pelos médicos do hospital Santa Cruz, em Curitiba:

“Embora eu também tenha sofrido danos na vértebra L1 meu caso era diferente do Reinaldo. Um pedaço de osso trincou e poderia causar um dano à minha espinha em caso de movimento brusco. Isso exigiu a reparação desse local e a implantação de uma placa e quatro parafusos de titânio na coluna.”

Neste fim de semana Varela e Gugelmin seguem desde suas casas em Barueri (SP) e Lages (SC), respectivamente, a prova de abertura do Sertões Series onde o Divino Fogão Rally Team estará representado pelos irmãos Gabriel (categoria quadriciclos) e Rodrigo (categoria UTV) Varela, filhos de Reinaldo.

O Divino Fogão Rally Team é patrocinado pela Mitsubishi e Blindarte (blindagem de veículos com qualidade, responsabilidade e arte) e tem apoio dos Hotéis Ibis, Itamotors (revenda Mitsubishi em Alphaville São Paulo) e Temp Clean (soluções para higienização profissional).

Divino Fogão (www.divinofogao.com.br) é uma rede de restaurantes que oferece a comida típica da fazenda em 135 endereços em todas as regiões do País.

Beepress