Pódio no RN 1500, Helena Soares sonha alto e mira Rally dos Sertões

Ao lado da navegadora Cláudia Grandi, equipe terminou a competição na 4ª colocação da categoria Super Production

rn1500-final-helena

Natal (RN), 13 de abril de 2013 – Estreantes no tradicional certame, o RN 1500, a dupla feminina Helena Soares e Cláudia Grandi concluiu com êxito a prova disputada em quatro dias no Rio Grande do Norte, que percorreu cerca de 1000 quilômetros em meio a trilhas, dunas, curvas sinuosas e muitos obstáculos. Para a equipe a primeira participação no rally não poderia ter sido melhor, competindo pela categoria Super Production encerraram a participação na 4ª colocação, conquistando o pódio e atingindo o objetivo esperado, que era de completar todas as quatro etapas.

Neste sábado, no último dia de prova, as equipes inscritas no rally partiram de São Miguel do Gostoso, e percorreram cerca de 224,16 quilômetros até Natal. Foram 119 quilômetros de especial cronometrada, para Helena e Cláudia o tempo hoje foi de 1h50m. No somatório dos quatro dias, além da 4ª posição na categoria, fecharam a prova na 7ª posição geral entre os carros, resultado muito comemorado pela dupla.

Helena explica que o último dia do rally foi bem competitivo, e que apesar das dificuldades, a equipe conseguiu passar por todos os pontos obrigatórios sem cometer nenhum erro. “A especial tinha alguns pontos críticos. Caímos em uma duna, mas conseguimos sair, era assustador, porque a visão que você tem é de um plano branco, que esconde barrancos, e é bem complicado pilotar nessa situação. Muita gente atolou, e qualquer erro é crucial. Quando a prova ficou mais rápida, não conseguimos forçar muito o carro, mas fechamos em quarto na categoria e temos que comemorar”, analisou.

BALANÇO

A participação da equipe feminina no RN 1500 mostrou que a dupla está no caminho certo, e pode alçar voos ainda maiores nas próximas competições. “Foi uma experiência que agregou muito conhecimento, com certeza somou muito, tivemos provas difíceis, mas estou muito satisfeita com os resultados. Nossa meta era concluir todos os dias, e conseguimos. Só tenho a agradecer aos meus patrocinadores, e pessoas que me apoiam, amigos e equipe”, enfatizou a piloto.

A dupla segue firme no propósito de brigar pela colocação no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e já tem data para o próximo compromisso. “Agora em maio vamos competir pela primeira etapa do Sertões Series, em Avaré, e continuar nos estruturando no Brasileiro. Com certeza o RN 1500 selou minha parceria com a Cláudia, e mostrou que estamos evoluindo muito juntas, estamos com uma sintonia muito importante para buscar resultados”.

Helena explica que para a abertura do Series a equipe deve seguir com a mesma configuração, mas faz suspense sobre as novidades que devem ser apresentadas na sequência do Brasileiro, em junho, durante o Rally Cuesta, último desafio antes do Rally dos Sertões. “Em Botucatu vamos estar com o carro pronto para o Sertões, então vai ser o nosso grande teste. Vamos correr contra o tempo, e fazer um carro novo praticamente, fazer todos os reforços e preparação para inaugurar um novo layout, com nova comunicação visual, um projeto bem bacana que vai dar o que falar”, finalizou a piloto.

Helena Soares e Claudia Grandi, contam com o patrocínio de: Petroball, R3MZ, Séotres, Oversign, Clinica de Estética Pollyana Lopes e Fitland

Resultado 4ª etapa – Categoria Super Production (extra-oficial)

1º) Regis Braga e Ana Carolina Sena Braga – 01h3604s
2º) Gustavo Tata Xavier e Emerson Toshio – 01h2935s
3º) Gunter Hinkelmann/ Weidner Moreira – 01h3423s
4º) Helena Soares e Claudia Grandi – 01h50m0s

Classificação final RN 1500 – Categoria Super Production

1º) Gunter Hinkelmann/ Weidner Moreira – 08h09m21s
2º) Regis Braga e Ana Carolina Sena Braga – 08h23m52s
3º) Gustavo Tata Xavier e Emerson Toshio – 08h34m43s
4º) Helena Soares e Claudia Grandi – 09h07m02s
5º) Celio Di Pace Neto e Luciano Wanderl – 15h32m04s
6º) Bartolomeu De Carvalho Nunes e Idali – 27h11m18s
7º) Armando Bispo e Francisco Leoto – 30h39m47s

Luciana Gomes
Foto: Sanderson Pereira/Photo-S