Após etapa de superação, Helena Soares e Cláudia Grandi prontas para o desfecho do RN 1500

Dupla feminina completou terceira etapa nesta sexta, e parte confiante para o desafio final que será realizado neste sábado

rn1500-3etapa-helena

São Miguel do Gostoso (RN), 12 de abril de 2013 – Representantes do sexo feminino, a dupla Helena Soares e Cláudia Grandi vem fazendo bonito durante a disputa da edição 2013 do RN 1500, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country. Competindo na categoria Super Production, a equipe acelera forte o Mitsubishi L200 RS em meio às trilhas do Rio Grande do Norte. Nesta sexta, as equipes disputaram a 3ª etapa da competição, e após partir de Mossoró percorreram 296,13 quilômetros até São Miguel do Gostoso. No total, foram 141 quilômetros de especial cronometrada, completadas em 2h26m45s por Helena e Cláudia.

Para a dupla, a terceira etapa foi marcada pela superação. Após começar bem a especial, um problema mecânico quase estragou os planos das meninas de terminar com sucesso o terceiro dia de prova. “Estávamos com o terceiro tempo, andando forte, o carro estava confiável, em uma prova que exigiu muita navegação, a Cláudia estava muito bem, não errando nada, quando faltando 20 quilômetros para a chegada, estourou a mangueira da turbina, e tivemos que praticamente nos ‘arrastar’ em meio a dunas, a impressão era que seríamos engolidas”, relatou Helena.

A piloto explica que foi com muita dificuldade que conseguiu fechar o dia sem estourar o tempo limite. “Não conseguíamos passar dos 20km/h. Para completar a especial dentro do tempo, sem penalidades, tivemos que levar o carro sem potência nenhuma no motor, mas fiquei muito satisfeita em ter terminado, foi uma prova de superação, nunca imaginei que conseguiria pilotar nessas condições”, comemorou.

Preparada para o último dia, a equipe espera completar a etapa sem nenhum problema, e Helena diz que a equipe Expert 4×4 deixará o carro pronto para mais um desafio. “Com certeza vamos sofrer com nossas limitações, e vamos tentar administrar a temperatura. O problema na turbina vai ser resolvido, e vamos largar com as mesmas condições das outras etapas”, explicou.

Helena vem se surpreendendo com os desafios apresentados durante o RN 1500, sendo que esta é a primeira vez que a dupla participa da prova, tida como preparação para o Rally dos Sertões. “É um rally de preparação, mas com menos estresse. Temos deslocamentos menores, e com isso mais tempo para descanso. Além disso, temos a oportunidade de encontrar os amigos, trocar ideias e confraternizar, afinal o rally é isso também, pessoas que gostam das mesmas coisas. Também pudemos apreciar toda a beleza do Rio Grande do Norte, todos os lugares que passamos têm paisagens incríveis, o que gera ainda mais satisfação”.

O apoio e preparação da equipe Expert 4×4 têm sido fundamental, segundo Helena. “O chefe Márcio e todo pessoal está de parabéns. Estão superando todas as expectativas e realizando um excelente trabalho dentro das nossas condições. Eles estão nos permitindo largar todos os dias, e dando um show de apoio e profissionalismo”, concluiu.

Após três dias de prova, neste sábado será dada a largada para a 4ª e última etapa do RN 1500. As equipes partem de São Miguel do Gostoso com destino a Natal. Ao todo serão 224,16 quilômetros de percurso, sendo 119,01 quilômetros de especial.

Helena Soares e Claudia Grandi, contam com o patrocínio de: Petroball, R3MZ, Séotres, Oversign, Clinica de Estética Pollyana Lopes e Fitland

Resultado 3ª etapa – Categoria Super Production (extra-oficial)

1º) Gunter Hinkelmann/ Weidner Moreira – 02h02m23s
2º) Regis Braga e Ana Carolina Sena Braga – 02h08m15s
3º) Gustavo Tata Xavier e Emerson Toshio – 2h13m13s
4º) Bartolomeu De Carvalho Nunes e Idali – 02h23m01s
5º) Helena Soares e Claudia Grandi – 2h26m45s

Programação RN 1500

13/04/13 – 4ª Etapa
8h – largada São Miguel do Gostoso – Natal
Dia – 224,16 – Prova Especial 119.01 km
15h às 16h30 – Confraternização
17h – Divulgação de Resultados e premiação
18h – Coletiva de imprensa
Local: Hotel Vila do Mar
Via costeira nº 4233
84.4009.4900

Luciana Gomes
Foto: Sanderson Pereira/Photo-S