Search
Close this search box.

Rally de São Paulo larga em região de rara beleza

Vale do Ribeira é palco da primeira edição da prova, válida pelo Sertões Series. Pilotos e navegadores vão enfrentar condições variadas nos dois dias de percurso. Largada acontece nesta sexta. Serão dois dias de prova

Chegou a hora de acelerar na primeira edição do Rally de São Paulo, etapa paulista do Sertões Series. Nesta sexta e sábado (5 e 6), carros, motos e UTVs encaram 543 quilômetros, dos quais 484 cronometrados, numa região de beleza única: o Vale do Ribeira, Patrimônio Natural da Humanidade, que concentra a maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do país. A partir de Ilha Comprida, os competidores passarão por Iguape, Pariquera Açu, Jacupiranga e Cananeia, com uma diversidade de terrenos e condições que promete desafiar ao máximo homens e máquinas. A prova também é válida pelo Brasileiro de Rally Cross-Country CBA e CBM.

Areião; cascalho, piçarra, lama; trechos de serra mais sinuosos e técnicos, e outros mais abertos e rápidos fazem parte do roteiro do Rally de São Paulo. O que vai premiar a versatilidade e a capacidade de adaptação e exigirá preparo físico e do equipamento.

Com 72 veículos, a lista de inscritos confirma o elevado nível técnico e a perspectiva de disputas equilibradas nas três categorias. Nas duas rodas, destaque mais uma vez para o duelo entre os times oficiais de Yamaha e Honda. O primeiro conta mais uma vez com o francês Adrien Metge, campeão do Sertões 2021, além do retorno do catarinense Ricardo Martins (o campeão de 2020), totalmente recuperado de uma queda que o tirou do maior rally das Américas em agosto, e do mineiro Túlio Malta. Já o esquadrão em vermelho, azul e branco traz o mais experiente nome da modalidade no Brasil: o multicampeão Jean Azevedo, ao lado de Bissinho Zavatti, Gregório Caselani, Tiago Wernersbach e Thiago Veloso – os dois últimos com as CRF250F nacionais.

Nos carros, destaque para a presença de Guilherme Spinelli, o maior campeão do Sertões nos carro com cinco títulos, que fará sua estreia em um veículo 4×2 – o Buggy Giaffone V8 da equipe R.Mattheis, com Flávio França como navegador. A equipe de Petrópolis alinha ainda uma Toyota Hilux V8 T1 FIA para Júlio Capua/Luís Felipe Eckel. Também na classe principal estão Gunter Hinkelmann/Deco Muniz e Carlos Castro/Helena Soares (dupla que vem da disputa da Baja Portalegre 500, em Portugal, com a pilota pela primeira vez na navegação).

Mais uma vez os UTVs são maioria, promessa de uma disputa equilibrada e decidida por diferenças mínimas na geral e nas várias divisões. O pelotão conta, entre outros, com Denísio do Nascimento, vencedor do Sertões 2019; e Reinaldo Varela, tricampeão mundial de rally cross-country. Mais uma vez a Giaffone Racing alinha seus dois UTVs híbridos Exo Nb, com Rafael Cassol/Minae Miyauti e Fred Macedo/Nick Macedo, em mais uma etapa do desenvolvimento do modelo.

Nesta quinta-feira acontece a largada promocional na Arena de Eventos de Ilha Comprida. A largada da primeira moto está prevista para as 7h de sexta-feira. Duas zonas de espectador serão montadas em Jacupiranga e Pariquera Açu para aproximar o público dos participantes do Rally de São Paulo.

Aspas

Guiga Spinelli, pentacampeão Carros do Sertões

“Vai ser tudo novidade para mim, mas adoro sair da zona de conforto. É uma honra guiar por uma equipe da família Mattheis, que é referência no esporte a motor no Brasil. O carro será um desafio extra. Fiz apenas dois treinos curtíssimos neste carro e agora é entender como extrair a máxima performance dele, porque muda muito do 4×4, que estou acostumado, para esse buggy 4×2. Mudam as características, as dimensões, a distribuição de peso, além de ser só tração traseira. E não vou ter muito tempo para me adaptar”.

Adrien Metge, atual campeão Motos do Sertões 2021

“Não conhecemos a prova, então não sei muito bem como vai ser. Mas estou bem, vou me concentrar e dar o melhor possível pra tentar buscar o lugar mais alto do pódio para a equipe. Me machuquei treinando há um mês, atrapalhou um pouco a minha preparação, mas nada grave”.

Bissinho Zavatti

“Estou muito feliz por ter uma prova como essa no meu estado. Tenho certeza de que a organização está fazendo de tudo para que seja um grande evento. A prova é um pouco curta, mas pode ter certeza de que vai ser gostosa. Estou muito focado, venho treinando bastante, porque é a reta final do campeonato e quero muito esse título”.

Programação Rally de São Paulo

QUINTA-FEIRA 04/11

Secretaria de Prova e Vistorias Administrativas
Local: Arena de Eventos – Praia do Boqueira do Norte – Av. Beira Mar, 13.400 – Ilha Comprida – SP
9h00 – 18h00 – Atendimento e Credenciamento (somente para COMPETIDORES) e vistorias técnicas.
18h00 – 18h45 – Briefing Geral Competidores (motos, quadris, utvs e carros)
19h00 – 21h00 – Largada Promocional

SEXTA-FEIRA – 05/11

D.I. 0km – T.E. 254km – D.F 18km = TOTAL: 272KMS
D.I – deslocamento inicial/T.E – trecho cronometrado/D.F – deslocamento final
7h00 – Largada 1ª moto na Especial
Local: Arena de Eventos – Praia do Boqueirão Norte
Av. Beira Mar, 13.400 – Ilha Comprida
19h00 – Briefing: Motos, Quadri, UTVs e Carros Cross Country

Zonas de espectador

Jacupiranga
10h00 às 14h00
Local: Prefeitura – Av. 23 de Junho

Pariquera-açu

10h30 às 14h30
Local: Av. Dr. Carlos Botelho

SÁBADO 06/11 – 2ª ETAPA

7h00 – Largada 1ª moto na Especial
Local: Arena de Eventos – Praia do Boqueirão Norte
Av. Beira Mar 13.400 – Ilha Comprida – SP
11h00 – 12h00 – Premiação Concurso de Artes e Sabores do Sertões
14h00 – 18h00 – Chegada Promocional e Premiação

ZONA DE ESPECTADOR

Pariquera-Açu
09h00 às 13h00
Local: Av. Dr. Carlos Botelho

Jacupiranga
09h30 às 13h30
Local: • Prefeitura – Av. 23 de Junho

Iguape
11h00 – 15h00
Local:Praça da Basílica
Rua Tiradentes – Centro

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial
Youtube.com/sertoesoficial
Twitter.com/sertoesoficial
Baixe o APP do Sertões – disponível nas versões Android e IOS.

Comunicação Sertões
Meg Cotrim
Rodrigo Gini