Search
Close this search box.

Sertões 2021: Wellington Costa e Rodrigo Mendonça volta à liderança dos SProduction na sétima etapa

A dupla de Maricá (RJ), da WCosta Rally Team, vence a especial Lampião e fica a mais de 42 minutos do segundo colocado da categoria na cronometragem geral da competição

Delmiro Gouveia (AL) — Depois de vencer a primeira parte da maratona e abandonar a segunda perna da especial sem apoio externo por problemas mecânicos, a dupla da equipe WCosta Rally Team, Wellington Costa e Rodrigo Mendonça, volta a ser a mais rápida da categoria Super Production na sétima etapa do 29º Sertões. Nesta sexta-feira, o conjunto de Maricá (RJ) finalizou o trecho batizado de “Lampião”, que saiu de Petrolina (PE) e chegou em Delmiro Gouveia (AL), com 240 quilômetros em 03h45min50seg. O resultado do dia reconduziu a equipe fluminense à liderança da categoria na somatória geral dos tempos, com 37h58min25seg, a mais de 42 minutos do segundo colocado.

A etapa desta sexta feira do Sertões teve belas paisagens, em região de montanhas e cânions. O trajeto de 240 quilômetros, entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL) e batizado de “Lampião”, passou por lugares históricos como o Raso da Catarina, onde o lendário personagem usou como esconderijo para seu bando de cangaceiros. Foi marcada por três partes distintas. Nos primeiros 80 quilômetros, os destaques foram as várias passagens de rios. No segundo terço da prova, o trecho ficou estreito e sinuoso, alternando subidas e decidas de serra, bem prazeroso de pilotar. Na terceira parte, as areias tomaram conta do caminho. Primeiro mais pesado, que foi ficando leve a medida que se aproximava da final da especial. Pra completar o dia, o deslocamento final com cerca de 62 quilômetros em rodovia, até a Cidade Universitária alagoana, onde a caravana da competição está instalada até amanhã cedo..

“A vitória de hoje pertence à nossa equipe mecânica de apoio. Eles foram incríveis e incansáveis. Trabalharam duro a noite inteira e acabaram deixando o carro correndo liso, sem quaisquer problemas, melhor do que antes de largarmos o prólogo” disse o piloto Wellington Costa. “O resultado é que a prova de hoje apesar de difícil, correu tudo bem e sem adversidades e foram eles que nos conduziram de volta à liderança da categoria. Agora é só administrar essa conquista”, aponta o navegador Rodrigo Mendonça.

Neste sábado, começa a final da maior competição fora de estrada das Américas. A caravana dos Sertões terá o menor deslocamento desta edição – um total de 249 quilômetros, somando os trechos inicial, cronometrado e final, atravessando boa parte do Estado de Alagoas, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca. A especial do dia, de 152 quilômetros, promete ser “curta e grossa”, e nem por isso menos difícil ou menos prazeroso do que foram todas as etapas até aqui. Começa percorrendo por fazendas, em trilhas sinuosas, seguido por zona de radar. Aqui estava prevista a travessia de rio, mas devido às condições climáticas este pedaço foi cancelado.

A seguir, o percurso incluirá trechos em trial em pista estreita, de média complexidade. Na sequência, a trilha continua estreita, mas permite acelerar para velocidades mais rápidas, mas não tão altas. No terço final, volta a ficar travada, ainda estreita, em trilhas que vão exigir bastante do navegador, que terminam no alto de uma serra. Na continuação, uma descida espetacular de 300 metros. Os 30 quilômetros finais do trecho cronometrado reserva muita quebradeira. Nova série de triais bem estreitos, em lajes, que vão exigir da perícia do piloto para não estragar seu equipamento. No meio deles, dois cotovelos considerados a “cereja do bolo” do dia. Saindo dos triais, a especial segue prazerosa até o final. Os conjuntos seguirão na sequência em deslocamento final de 87 quilômetros, até o planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, que sediará o acampamento da “Vila Sertões”.

A nona etapa do Sertões, que aconteceria neste domingo, 22, entre Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE) foi cancelada devido às condições climáticas que podem prejudicar a segurança dos competidores. No entanto, o deslocamento e chegada até a cidade final e a cerimônia de premiação estão mantidas na programação e acontecem no Forte de Santo Inácio de Loyola, na praia pernambucana de Carneiros.

Wellington Costa e Rodrigo Mendonça, da WCosta Rally Team, são patrocinados por Alto Nível Engenharia de Incêndio, Dom Atacadista, WCosta Construtora, Lar Shopping Materiais de Construção, Rede Multi Atacadão, Bidusom GNV e Automóveis, Garage Bidusom, RBR Solar, HJ Auto Center e Papiro Hotel Boutique & Restaurante.

RESULTADO DA 7ª ETAPA – SUPER PRODUCTION (OFICIAL):
– “Lampião”: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
1º) #353 – Wellington Costa/ Rodrigo Mendonça, 03h45min50seg
2º) #345 – Marco Baioto/ Tony Matias, 03h54min12seg
3º) #358 – Luiz Eduardo Manara/ Leonardo Telles, 03h58min23seg
4º) #356 – Filipe Maciel/ Rodrigo Faiad, 04h07min19seg
5º) #349 – Alessandro Vieira/ Maria José Duarte, 04h57min40seg
6º) #357 – Gerson Wessler/ Luan Dutra, 05h06min13seg

RESULTADO GERAL APÓS SETE ETAPAS – SUPER PRODUCTION (OFICIAL):
1º) #353 – Wellington Costa/ Rodrigo Mendes, 37h58min25seg
2º) #345 – Marco Baioto/ Tony Matias, 38h41min00seg
3º) #357 – Gerson Wessler/ Luan Dutra, 39h12min25seg
4º) #356 – Filipe Maciel/ Rodrigo Faiad, 41h14min10seg
5º) #349 – Alessandro Vieira/ Maria José Duarte, 46h36mi6seg
6º) #358 – Luiz Eduardo Manara/ Leonardo Telles, 51h06min48seg

Próximos trechos do SERTÕES 2021:

Sábado, 21/08 – 8ª etapa
– “Alagoas”: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)
DI – 9 km | TE – 152 km | DF – 87 km | TOTAL= 249 km
Local de chegada: Planetário e Casa da Ciência

Domingo, 22/08 – 9ªetapa – CANCELADA
– “Sertão virou mar”: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)
Deslocamento total = 344 km
Local de chegada: Forte de Santo Inácio de Loyola

TOTAL GERAL= 3.615 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.202 km

Mais informações da equipe:

Instagram:

https://instagram.com/equipewcostarallyteam?utm_medium=copy_link

SiG Comunicação
Silvana Grezzana Santos | Luciano Santos | Josi Castro
Foto: Doni Castilho / Fotop