Search
Close this search box.

Do asfalto à poeira, Campo Grande é a capital nacional do esporte a motor em agosto

Dois dos principais eventos esportivos motorizados do país, a Stock Car e o Rally dos Sertões se concentram na capital sul-matogrossense neste mês, gerando intensa movimentação na cidade

No mês em que comemora 120 anos de fundação, Campo Grande pode ser considerada em agosto como a ‘meca’ dos fãs da velocidade. Com um autódromo de qualidade internacional e um solo de terra vermelha – característica que rendeu à cidade o apelido de “Morena” – e de estar presente no calendário de várias categorias nacionais, Campo Grande alcança, em 2019, o status de capital nacional do esporte a motor.

Isso porque neste mês de agosto a cidade recebe dois dos principais eventos do esporte motorizado no país: a Stock Car, neste final de semana, e dentro de duas semanas, entre 22 e 25 de agosto, quando o Sertões, principal rali das Américas, larga para sua 27ª edição partindo de Campo Grande.

Eventos de grande porte significam grande movimentação na cidade. Estimativas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) apontam que Stock Car e Rally dos Sertões devam gerar uma movimentação de até R$ 10 milhões – lojas, farmácias, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais sendo os principais beneficiados, além da rede hoteleira, que prevê taxa de ocupação de até 85% segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

O público terá a oportunidade de ver de perto veículos de competição dos mais variados tipos, a começar pelos Stock Cars de motor V8 e quase 500 cavalos de potência que agitam o Autódromo Internacional no final de semana com duas corridas, às 14 e 15 horas de domingo (horário local). “É uma competição muito dura, em que todos correm em carros iguais, da mesma fabricação, e por isso é muito equilibrada: são 30 carros que andam dentro do mesmo segundo por volta”, destaca Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car Competições, da Stock, que tem os pilotos Rafael Suzuki e o estreante Pedro Cardoso.

No Sertões, que vai de Campo Grande a Aquiraz, próxima de Fortaleza (CE), cruzando cinco estados em oito dias de prova, o público pode conferir diferentes tipos de veículos, já que a competição é dividida em quatro modalidades: carros, motos, UTVs e quadriciclos, cada uma com suas categorias.

Entre os carros, o destaque são as Ford Ranger V8 com quase 400 cavalos da equipe paulistana X Rally Team. Carro e equipe que, com a dupla formada pelo piloto Cristian Baumgart e o navegador Beco Andreotti, venceram as três últimas edições do Sertões. O carro é considerado “o Fórmula 1 do rali cross country”, atraindo atenção por onde passa.

A capital do Mato Grosso do Sul recebe a largada do Sertões pela primeira vez, e já prepara toda uma estrutura para receber milhares de pessoas. A área de box, chamada de Vila Sertões, onde ficarão concentradas as equipes e os veículos, será montada na Feira Central (Rua 14 de Julho, 3.351, no Centro) e estará aberta a partir do dia 23 para visitação do público.

O evento ainda terá o Super Prime, competição eliminatória em circuito que definirá a ordem de largada do rali, acontece na Arena Sertões, em frente à Praça do Papa (Avenida Alfredo Scaff, n/nº) no sábado (24) a partir das 18h30. Já a partir do domingo (25), carros, motos, quadriciclos, UTVs e toda a estrutura da prova começam a caravana deixando Campo Grande rumo a Costa Rica, depois passando por Barra do Garças (MT), São Miguel do Araguaia (GO), Porto Nacional (TO), São Félix do Tocantins (TO), Bom Jesus (PI), Crateús (CE) e chegando em Aquiraz (CE) no dia 1º de setembro, cumprindo quase cinco mil quilômetros de prova.

“A cada ano o roteiro do Sertões traz seus ineditismos em termos de trajeto, mas nos últimos anos a prova sempre começava partindo de Goiânia, onde sempre fomos muito bem recebidos. Fazer a largada do rali em Campo Grande traz um ar novo à competição, e isso é, de certa forma, revigorante. É um mês bastante movimentado para a cidade, e tenho certeza de que o público não irá esquecer tão cedo”, aponta Beco Andreotti, navegador tricampeão e chefe da equipe X Rally Team.

“Vai ser um mês e tanto para o público de Campo Grande: Stock Car e Sertões em um intervalo de duas semanas é um privilégio e tanto para uma cidade. Pode ter certeza de que o público vai gostar muito de curtir esta oportunidade belíssima que a cidade tem proporcionado para ambos os eventos”, conclui Amadeu Rodrigues.

P1 Media Relations
Cleber Bernuci
Foto: Ricardo Leizer/Fotop