Search
Close this search box.

Marcos Moraes e Fábio Pedroso abrem com vitória a temporada Cross Country 2019

A prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally aconteceu neste final de semana em Patos de Minas, MG. Em um circuito técnico, com trechos de trial a altas velocidades, a Mem Motorsports venceu na categoria protótipos com Marcos Moraes/Fábio Pedroso a bordo do Sherpa V2

Patos de Minas, MG, 17 de março de 2019 – A 1ª prova de Rally Cross Country do ano teve inicio nas seletivas terras mineiras. Em uma etapa cuja proposta era elevar o nível de exigência para competidores e veículos mantendo a velocidade como ponto central, duas especiais( trechos cronometrados) de 150km foram realizadas em dois dias de prova. Os mesmo 150km, o que significa um segundo dia ainda mais rápido e competitivo que o primeiro.

Características do circuito – “O trecho cronometrado no levou a uma pista de características variáveis, mas bem equilibradas e seletivas. No início encontramos um percurso mais travado, de subida de serra, com erosões e pedras. Depois a pista nos levava a um chapadão de agricultura, onde podíamos chegar aos 170, 180km/h por uns 20km, para em seguida nos lançar em outro ponto de serra com curvas de média e alta, menos trial. Era estreito e desafiador, rápido e sem quebradeira. Um circuito inteligente e exigente”, detalhou Marcos Moraes.

Quebras, reviravoltas e vitória garantida – Na categoria carros, 28 veículos participaram da competição. A MEM Motorsports, equipe heptacampeã brasileira, entrou na briga com fome de mais títulos. No Sherpa V2, Marcos Moraes e Fábio Pedroso competiram na categoria protótipos. Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio estrearam de Buggy na Open.

No sábado, 16, 1º dia, as duas duplas tiveram problemas. Lucas e Kaique enfrentaram um aquecimento de motor que os deixou pelo caminho. Marcos e Fábio uma quebra do diferencial dianteiro, mas mesmo assim conseguiram concluir a etapa.

Neste domingo, 2º e último dia de prova, a chuva andou deixando a pista mais escorregadia e perigosa, ideal para quem tem mais domínio do veículo, ousadia e experiência. Melhor para Marcos Moraes, que junto a Fábio, virou o jogo, andou mais forte e venceu com tempo suficiente para garantir a vitória da prova em sua categoria, a protótipo. Lucas e Kaique, novamente, tiverem problemas que os impediram de terminar a etapa.

Extra – A categoria Open merece uma atenção especial em 2019. Nela, predominam os Buggys V8 e a expectativa é que esse seja um ano de crescimento do modelo no circuito nacional. A MEM Motorsports vem trabalhando junto com a Giaffone Racing no desenvolvimento do modelo com o qual Lucas Moraes competiu nesta etapa. Por ser uma categoria aberta, as equipes tem mais liberdade para otimizar suas performances.

“ É um carro feito para andar no limite e estamos na 1ª corrida do nosso, em uma categoria onde cada equipe o ajustará e trabalhará nele a partir do seu ponto de vista técnico. A expectativa é das melhores, tanto que saio daqui ciente de que o resultado foi de bastante aprendizado e que o próximo passo é voltar a nossa pista de testes para garantir um melhor desempenho na próxima etapa”, explica Lucas Moraes.

Lucas fechou a etapa em 3º na categoria Open.

Na categoria Protótipo, além da vitória de Marcos Moraes/ Fábio Pedroso, a dupla Luis Carlos Nacif/ Neurivan Calado, que compete com o apoio da Mem Motorsports, fechou a etapa em 2º, confirmando a dobradinha da equipe na categoria.

Resultados Finais

Categoria Protótipo

1º – Marcos Moraes/ Fábio Pedroso – 4h27min59seg( MEM Motorsports)
2º – Luis Carlos Nacif/ Neurivan Calado – 4h32min24seg( MEM Motorsports/ Microcity)
3º – Jose Silmar / Alyson Antunes – 4h42min48seg

Categoria Open

1º – Luiz Faço/ Idali Bosse – 4h14min42seg
2º- Marcelo Gastaldi/ Cláudio Rieser – 6h12min30seg
3º – Lucas Moraes/ Kaique Bentivoglio – 8h00min( MEM Motorsports)

Geral

1º – Luiz Faço/ Idali Bosse – 4h14min42seg
2º – Marcos Baumgart/ Kleber Cincea – 4h15min59seg
3º – Mauro Shenekemberg/ Filipe Bianchini – 4h21min17seg
4º – Marcos Moraes/ Fábio Pedroso – 4h27min59seg( MEM Motorsports)
5º – Luis Carlos Nacif/ Neurivan Calado – 4h32min24seg( MEM Motorsports/ Microcity)

Zarhi El Malek
Foto: Doni Castilho